Câmara vai convocar secretária de Saúde para esclarecimentos

por pedro — publicado 17/11/2017 14h05, última modificação 03/12/2019 16h47
Requerimento do vereador Charles Guimarães foi aprovado. Confira também que sessão desta semana teve indicações para melhorias em bairros do município.
Câmara vai convocar secretária de Saúde para esclarecimentos

Sessão de 14 de novembro

A sessão ordinária de terça-feira, dia 14 de novembro, além de debater e aprovar projetos do Poder Executivo (ver detalhes, na notícia publicadas neste site) também contou com a ida de vereadores à tribuna para apresentar requerimentos e indicações.

Requerimento é o instrumento legislativo apresentado pelo vereador, bancada ou pela Mesa Diretora cuja finalidade é a de exigir informações do Poder Executivo. E o de número 92/2017, de autoria de Charles Guimarães, subscrito pela vereadora Rozi da Farmácia, foi aprovado esta semana: pede a convocação da secretária municipal da Saúde, Huda Farah Siqueira Cunha, para esclarecer e detalhar informações apresentadas ao jornal Folha Ibiunense, página 6 da edição mais recente, na qual tece informações sobre o atendimento médico e hospitalar no município.

“É de conhecimento de todos que o atendimento da saúde em Ibiúna deixa a desejar e a senhora secretária disse na entrevista que não há denúncia de problemas. Queremos uma explicação sobre a real situação, pois houve até caso de óbito ocorrido na nossa rede de atendimento”, afirmou Charles.

A presença da secretária na Câmara ainda precisa ser agendada.

INDICAÇÕES

O mesmo vereador também fez indicações para os bairros Carmo Messias, Verava, Rogério, Sara Sara, Gabriel, Residencial Europa, Capim Azedo, Piaí, Vargem do Salto, Ressaca, Paruru, Campo Verde e Feital. Indicação é o instrumento legislativo cuja finalidade é a de sugerir que outro órgão – normalmente a Prefeitura (Poder Executivo) - tome as providências que lhe sejam próprias.

Para o Carmo Messias, foi solicitada creche, academia ao ar livre (com equipamentos que estão no Centro olímpico), saneamento básico, mais horários e pontos de ônibus, conservação das estradas e asfaltamento da que liga o bairro a outro, o Boava, mais iluminação pública e coleta de lixo periódica.

Para o Verava, Charles e Rozi solicitaram urbanização, conservação do asfalto da estrada que dá acesso ao bairro e mais manutenção nas ruas, mais iluminação pública, ativação de uma base de Guarda Municipal, ampliação da creche e conserto dos pontos de ônibus, alé, de sinalização/pintura de lombadas e coleta de lixo periódica.

Para os outros bairros foram solicitadas melhorais parecidas. É bom lembrar que outros vereadores, ao longo do ano legislativo, já tinham pedido atuação pública nesse sentido.

Luz – O vereador Jair Marmelo indicou a instalação de dois bicos de luz no bairro Vargem do Salto, com o objetivo de oferecer mais segurança a todos os moradores no período noturno.

Mais luminárias no Vargem do Salto também foi pedido pelo  vereador Armelino Moreira Júnior, mais precisamente para a rua Corações Unidos, que dá acesso à atração turística Cachoeira da Vargem.

A vereadora Rozi da Farmácia solicitou à Prefeitura a ligação de água potável aos moradores do bairro do Colégio (Pretos), bem como nivelamento/cascalhamento de suas ruas. E pediu urgência na instalação de um redutor de velocidade/lombada na rua Coronel Salvador Rolim de Freitas (em frente à escola Dom Bosco). E ainda tapa buracos e limpeza na Estrada da Cachoeira.

Escola da Comunidade - O vereador Paulo César de Moraes solicitou ao Executivo a implantação do projeto Escola da Comunidade nas escolas públicas municipais “para o desenvolvimento de atividades aos finais de semana que possibilitem o estreitamento dos laços entre as escolas e as famílias, de forma semelhante ao programa Escola da Família, realizado no âmbito das escolas estaduais.”

O mesmo vereador pede tapa buraco na estrada municipal do Bairro Colégio e que se notifique a empresa que realizou o serviço de recapeamento da referida via, “pois o recape não tem nem um ano e já se encontra com buracos.”