Realizada Audiência Pública do Plano Plurianual 2018-2021

por pedro — publicado 14/09/2017 12h20, última modificação 02/12/2019 16h56
Secretários e funcionários municipais estiveram na Câmara Municipal para expor estratégias e responder questionamentos dos vereadores membros da Comissão de Finanças e Orçamento e da população. Outras duas audiências – finanças; educação e saúde - estão agendadas para dia 22.
Realizada Audiência Pública do Plano Plurianual 2018-2021

Vereador Gerson Pedroso da Silva, na tribuna, durante a Audiência Pública

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, dia 14 de setembro, na Câmara Municipal de Ibiúna, a Audiência Pública para a apresentação, debate e consulta pública, junto aos secretários municipais, e aberta ao público, sobre os planos e estratégias da Administração Pública para os anos de 2018, 2019, 2020 e 2021.

Participaram os membros da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, vereadores Abel Rodrigues de Camargo/Abel do Cupim, Elisângela de Souza Soares/Elisângela do Escolar, Antônio Reginaldo Firmino/Naldo e Gerson Pedroso da Silva e os secretários municipais de Finanças, César Ossamu Anno, de Saúde, Huda Farah Siqueira Cunha e o contador da Prefeitura, João Carlos Vieira Neto.

O vereador Abel, presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, dirigiu os trabalhos da Mesa Diretora e após agradecer os presentes, iniciou o trabalho explicando os motivos do encontro: “Esta Audiência Pública tem o objetivo de cumprir o artigo 44 da Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001, que regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal e estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências.”

Entre os debates, os vereadores Elisângela, Gerson e Naldo questionaram procedimento e planejamentos financeiros e emprego de recursos em obras. Entre os assuntos debatidos estavam:

- O planejamento municipal;

- A gestão orçamentária participativa;

- O Plano Plurianual para 2018, 2019, 2020 e 2021.

Outras audiências públicas – O presidente da Câmara, vereador Pedro Luiz Ferreira, o Pedrão da Água, convocou outras duas audiências públicas. Uma delas será novamente capitaneada pelos membros da Comissão de Finanças e Orçamento, mas aberta aos demais vereadores, segmentos e entidades representativas de classe e para a população em geral: no dia 22 de setembro (sexta-feira), com início às 8h30, na sede da Câmara, quando ocorrerá a demonstração e avaliação da contabilidade da Prefeitura para o quadrimestre maio, junho, julho e agosto. É para cumprir à Lei Complementar nº 141, de maio de 2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal.

Educação e saúde – Para a outra audiência estão convocados os membros da Comissão de Educação, Saúde, Assistência Social e Direitos da Pessoa com Deficiência (e também aberta aos demais vereadores, segmentos e entidades representativas de classe e a população) para serem demonstrados e debatidos assuntos como montante e fonte dos recursos aplicados no período para as áreas envolvidas pela Comissão; as auditorias realizadas  ou em fase de execução no período, suas recomendações e determinações; oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada, cotejando esses dados com os indicadores de saúde da população; e prestar informações previstas no Relatório de Gestão do SUS e RREO – Relatório Resumido de Execução Orçamentária – nos termos do Decreto Federal nº 7.827 (de 16 de outubro de 2016).

Também será feita na sexta-feira, dia 22 de setembro, com início às 11 horas, na sede da Câmara.

Toda a população está convidada a participar.