Aprovada lei para dar mais segurança em agências bancárias

por Marcos Pires de Camargo última modificação 16/01/2020 15h20
Aprovada lei para dar mais segurança em agências bancárias

Pedrão ressaltou que nova Lei dará mais segurança aos ibiunenses

Foi aprovada, por unanimidade, pela Câmara Municipal de Ibiúna, o Projeto de Lei que obriga a instalação de câmeras de vídeo na entrada de todas as agências bancárias do município. O projeto, de autoria do vereador Pedrão da Água (PTB), foi votado durante a sessão da última segunda-feira (30) e visa dar mais segurança aos usuários de tais locais. Além das filmadoras, a lei também determina a colocação de um painel entre o caixa e a fila de espera, impedindo que outras pessoas vejam as movimentações feitas pelos clientes.

De acordo com Pedrão, o objetivo do projeto é dar mais segurança aos usuários, principalmente mulheres e idosos que são mais vulneráveis a assaltos após sacarem dinheiro nos bancos. “Tais pessoas sempre são vítimas de bandidos ao resgatarem seus pagamentos, pensões e aposentadorias. Além disso, a Lei também vai dar mais segurança aos demais clientes, funcionários e a população em geral”, justificou o vereador.

Segundo ele, a colocação do painel impedirá a visão dos que estão na fila de espera das transações feitas nos caixas. Já as câmeras de vídeo, facilitarão na identificação e prisão dos responsáveis por eventuais crimes ocorridos próximo nas agências.

Pedrão ressaltou que é função do município editar normas que visem proporcionar maior segurança a população. “Como vereador temos que formular medidas para que os ibiunenses posam ter mais tranquilidade. Além disso, a prefeitura não terá que gastar nada com o projeto, já que as despesas da implantação de tal Lei ficará por conta das agências. Os bancos possuem cada vez mais lucros, devendo assim investirem mais em medidas de segurança para a população”, enfatizou.

Diversos outros vereadores parabenizaram Pedrão pela iniciativa. Paulinho Sasaki (PTB) ressaltou que a Lei será importante, pois, é mais um item no combate a criminalidade no município.

Assim que for sancionada pelo prefeito Coiti Muramatsu (PV), as agências terão até noventa dias para se adequarem a nova Lei. Caso contrário, estarão sujeitas a multas de 30 UFMI (R$ 1.163,40) por dia de descumprimento.