Vereadores irão até os bairros ouvir os anseios da população
A Câmara Municipal de Ibiúna aprovou, na sessão da última terça-feira (22), uma Resolução que possibilita aos Vereadores realizarem, pelo menos, mensalmente, reunião em bairros do município. O projeto, denominado “Câmara Itinerante”, é de autoria dos parlamentares Professor Eduardo (PT), Pedrão da Água (PTB) e Charles Guimarães (PR). A iniciativa visa ser mais um meio de interação entre o Poder Legislativo e a população, principalmente da zona rural.
De acordo com Eduardo, a Resolução torna a Câmara mais democrática e participativa, sendo que os cidadãos terão mais acesso aos vereadores para realizarem as suas reivindicações. “Nós também teremos mais informações para elaborarmos Leis, Requerimentos, Indicações e outros documentos, seguindo o que realmente o povo necessita. Este projeto irá melhorar muito a produção Legislativa, fazendo com que nossa ação seja mais eficiente, resolvendo os problemas que afligem as comunidades. Este é o verdadeiro papel do parlamentar”, explicou o vereador.
Ele acrescentou que nunca a Câmara Municipal de Ibiúna esteve tão aberta à população. “A democracia é o poder nas mãos do povo. Sendo assim, é fundamental que nosso trabalho seja o mais transparente possível. Desde o inicio da nossa legislatura, criamos vários projetos para alcançarmos tal objetivo, como a TV Câmara On Line, Tribuna Popular, Escola do Legislativo, mudança de horário das sessões e outras iniciativas”, disse Eduardo.
Pedrão da Água falou que este é um projeto que faz com a Câmara se mova e vá atrás dos problemas “in loco”, buscando informações quentes e de acordo com a verdadeira realidade do município. “Veremos com exatidão os anseios da população e, a partir disso, poderemos buscar meios para solucionarmos os mais diversos problemas. Também vamos evitar que sejam realizadas obras sem utilidade ou que não venham de encontro com a vontade do povo. Além disso, estaremos ao lado da população, uma vez que muitos têm dificuldades para virem até a cidade, procurarem os vereadores ou a prefeitura. Vamos dar a cara para bater e estar de frente com os nossos eleitores”, enfatizou Pedrão.
Já o vereador Jair Marmelo (PC do B) votou favorável ao projeto, mas exigiu que a primeira reunião seja realizada no bairro da Vargem do Salto. “Quero ver o vereador que tem coragem de ir até lá, uma vez que a região está um caos e a população revoltada. Não adianta nada nós irmos até o povo, se a prefeitura não resolver os problemas. Depois será pior ainda, pois irão ficar mais revoltados com a gente. Quem sabe indo os dez vereadores lá, o prefeito atenda as reivindicações”, disparou Jair.
Paulinho Sasaki (PTB) também concordou com Jair e acrescentou que quem precisa ir até o povo é a prefeitura. “Os vereadores estão em todos os bairros, mas seus pedidos não são atendidos pela prefeitura. Teria que constar no projeto, a presença de pelo menos um representante do Executivo, de preferência o secretário Municipal de Governo, Sérgio Matos”, sugeriu.
O presidente da Câmara, Charles Guimarães (PRB), rebateu dizendo que já realizou diversas reuniões nos bairros e a prefeitura sempre mandou representantes, sendo que vários problemas foram solucionados e a iniciativa um sucesso. “Quando realizei as minhas visitas, sempre as reivindicações foram atendidas. Vereador não pode aparecer apenas nas épocas de eleições. Temos que estar constantemente em contato com o povo para sabermos as suas necessidades. Parabenizo os autores deste projeto, que, com certeza, irá resultar em melhorias para toda a população ibiunense”, finalizou Charles.