Alesp em Ibiúna: Lideranças região estiveram na Câmara de Ibiúna para debater com deputados estaduais o orçamento estadual de 2026

por Pedro Jorge Courbassier publicado 23/09/2025 11h19, última modificação 23/09/2025 11h19
Audiência Pública da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo escolheu nosso munícipio para ouvir demandas da população.

A Alesp - Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo - organizou e realizou nesta sexta-feira, dia 19 de setembro de 2025, mais uma etapa do ciclo de reuniões, realizado pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Casa dos Deputados Estaduais. É a Audiência Pública para formulação do orçamento estadual do próximo ano.

Estiveram presentes os deputados estaduais Gilmaci Santos, presidente da Comissão, e também líder do Governo na Assembleia; Gilmar Tatoo; o prefeito Mário Pires com a primeira dama Roberta; o presidente da Câmara de Ibiúna, vereador Paulinho Dias; e vereadores, como Carlinhos Marques, Dito Santos, Rodrigo Moraes, Tiago Godinho, Diltão e Pururuca. Também compareceram membros de entidades civis de Ibiúna e região e ex-vereadores.

O que são - As audiências públicas do Orçamento Estadual 2026 são realizadas anualmente para ouvir diretamente da população as demandas das mais diversas regiões para a elaboração dos contas e finanças do ano seguinte. O objetivo é ter um maior conhecimento das reais necessidades específicas de cada município e região.

As audiências públicas são espaços de diálogo, onde as demandas regionais são colhidas, sistematizadas e levadas como propostas para serem debatidas e incorporadas na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026.

"É um momento único para população, lideranças, prefeitos, vereadores, e sociedade civil organizada discutirem o orçamento do Estado de São Paulo. Cada cidade e região tem a sua particularidade. Então, ouvindo a população lá na ponta, conseguimos planejar e elaborar um orçamento melhor, mais bem distribuído e mais humano", afirma o deputado Gilmaci Santos.

Temas debatidos – Demandas conhecidas por toda a população de Ibiúna e região, como as obras da rodovia Bunjiro Nakao – e pedágios – melhoria em outras vias, como a duplicação das pontes da Ibiúna-Mairinque; instalação ou modernização de prédios públicos, como um novo fórum, o AME, para atendimento da saúde da mulher; mais investimentos em segurança pública; mais investimento ou até o Estado assumir o custeio do Hospital Municipal; questões relacionadas com o meio ambiente foram alguns destaques.

Todos falaram - Autoridades políticas, líderes setoriais, vereadores, de Ibiúna e outros município, como Cotia, e cidadãos comuns puderam usar a tribuna e fazer seus comentários e solicitações.

 

Confira tudo, na íntegra, assistindo a audiência em https://www.youtube.com/watch?v=zrwjE8gx-bQ/.

“Voz a todos” - O presidente da Câmara de Ibiúna, vereador Paulinho Dias, disse “que Ibiúna está muito feliz e convidou toda a região para esta audiência, e que se realizou, com a função do Legislativo sendo bem executada, numa parceria Câmara Ibiúna e Alesp, de democraticamente da voz a todos.”