Aprovada Moção de Aplausos à campanha do TSE que incentiva a participação feminina nma política e combate a violência de gênero

por pedro — publicado 08/09/2021 15h11, última modificação 08/09/2021 15h11
Iniciativa da vereadora Rozi da Farmácia foi acatada em plenário e será encaminhada ao Tribunal Superior Eleitoral parabenizando, entre várias ações e razões, por ser incentivar a conscientização da importância da participação de mais mulheres na política e por reduzir as desigualdades de gênero.

Entre os assuntos debatidos e votados na Sessão Legislativa desta terça-feira, dia 8 de setembro, da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna,  estava a Moção de Aplausos à Nova Campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de Incentivo A Participação Feminina na Política e Combate à Violência de Gênero, de autoria da vereadora Rozi da Farmácia, que foi aprovada.

Segundo o terior da Moção, a campanha lançada no início de agosto de 2021, em vários meios de comunicação, estrelada pela atriz e embaixadora da ONU Mulheres, a atriz Camila Pitanga incentiva a participação feminina na política e aborda a violência de gênero na política.

“Considerando que garantir mais mulheres na política tem sido uma das maiores preocupações e lutas do TSE nos últimos anos, além de um dos compromissos do ministro Luís Roberto Barroso à frente da Corte Eleitoral, é essencial contar com mais mulheres na política (...) pois, um percentual maior de mulheres eleitas diminui as relações de poder entre os gêneros. Considerando que mulheres com espaço de voz, de fala, têm maiores chances de fomentar as discussões que devem ser pautadas em uma Democracia, pois impactam nos direitos das mulheres diretamente. Campanhas como essa do TSE mobilizam as pessoas a ocuparem a internet com consciência crítica, entendendo que é papel de toda a sociedade o combate a violência contra a mulher”, explica uma parte do texto da Moção.

Rozi lembra que a campanha seguirá no ar até dezembro deste ano e é uma parceria do TSE e o Instituto Marielle Franco para coletar alguns depoimentos de mulheres que sofreram violência de gênero na política. Além de Camila Pitanga, as peças serão estreladas por atrizes que representam a diversidade feminina: idosas, indígenas, jovens, transgêneros e negras. Uma das preocupações do Tribunal é imprimir representatividade aos materiais de divulgação.

A aprovada Moção de Aplauso vai ter cópia encaminhada ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso.

Veja em nosso site (www.ibiuna.sp.leg.br) outras informações sobre essa Sessão Legislativa.