Aprovado Plano Municipal de Cultura

por pedro — publicado 21/03/2023 13h53, última modificação 21/03/2023 13h53
Outras pautas debatidas e votadas na Sessão Legislativa foram a possibilidade de uso publicitário de painel de led e a renovação da Comissão Especial de Vereadores para acompanhar ações de despejo e desapropriação estaduais no Jurupará.

A Sessão Legislativa da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna desta terça-feira, dia 21 de março, teve intensos trabalhos legislativos. Estre os projetos debatidos e aprovados está o Plano Municipal de Cultura de Ibiúna, de autoria do Poder Executivo.

Também foi aprovada – faltando votação da redação final, já que o projeto ganhou emenda modificativa do Legislativo – o uso de painéis de led para publicidade na região central de Ibiúna. A emenda dos vereadores restringe a utilização a dois painéis, e que qualquer outra alteração sobre esse assunto – que gerou a preocupação por parte dos vereadores quanto a poluição visual – tenha de ter aprovação da Câmara.

Jurupará - De autoria do vereador Lino Junior, foi aprovada a renovação para este ano da  Comissão Especial de Vereadores que tem como finalidade promover estudos e acompanhar o caso dos moradores do Parque Estadual Jurupará(PEJU), distante bairro ao sul de Ibiúna, visando orientar tomada de posição por parte da Câmara Municipal frente às reintegrações de posse feitas pelo Governo Estadual e que atingem famílias que moram na região há décadas e que tiveram a vida alterada por conta da criação de uma área de preservação ambiental.

Indicações e requerimento – Melhoria na rodovia Bunjiro Nakao, principalmente nos trecho que alagam com chuvas e entradas a bairros rurais voltou a ser pauta de cobrança, desta vez pelo vereador Lino Junior, que envia requerimento ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER). O mesmo vereador indicou roçagem e limpeza de guias no bairro Gemina. E melhorias na iluminação pública do Residencial Ibiúna.

Já o vereador Lucas do Samu fez duas indicações para o bairro da Ressaca: limpeza de tubulação de esgoto e asfaltamento de rua. Lucas também pediu para que haja continuação na obra – que estaria parada – de construção do posto de saúde do bairro Tavares.

O vereador Aladim pediu melhorias no bairro Paruru, como reforma de uma passarela, recapeamento de rua e melhoria em outras vias.

E o presidente da Câmara, vereador Naldo Firmino, indicou construção de calçada nas proximidades do colégio Anglo, pois a caminhada dos alunos é dificultada e perigosa e melhorias nos bairros recando das Orquídeas e Recanto das Hortênsias.