Aprovados projeto que concede gratuidade no transporte a estudantes de Ibiúna que vão prestar o Enem
A Sessão Legislativa da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna desta terça-feira, dia 11 de novembro de 2025, foi movimentada, tendo apresentação, debates e aprovação de quase uma dezena de projetos de lei.
Um que foi apresentado no dia, em regime de urgência – em vista do calendário estudantil em curso – foi o de autoria do presidente da Casa, vereador Paulinho Dias que concede gratuidade no transporte público a estudantes que vão fazer o Enem, o Exame Nacional do ensino Médio, espécie de vestibular e que dá acesso a universidades públicas. O projeto, se aprovado pelo Executivo, prevê que essa gratuidade ocorra apenas nos dias do exame e o estudante tem de provar que irá se deslocar a um dos locais da prova.
Isenção a motoristas – O PLO (projeto de lei ordinária) nº 026/2025, de autoria do vereador Lucas Pires, aprovado por todos os presentes, dispensa motoristas cadastrados junto a empresas operadoras de tecnologia de transporte credenciado (apps como Uber), desde que devidamente cadastrado e com identificação, tenha isenção de 30 minutos de estacionamento em locais com Zona Azul.
Painel informativo em hospital – Do mesmo vereador Lucas, o PLO nº 027/2025, também aprovado por todos, torna obrigatória a presença de painéis eletrônicos, informativos, na ala de espera/recepção do Hospital Municipal, para dar transparência, como informação por tempo de espera no atendimento.
Consciência Negra – De autoria do vereador Tiago Godinho, foi aprovada a inclusão da Semana da Consciência Negra, relativa ao dia 20 de novembro, que lembra Zumbi dos Palmares e a luta dos afro descendentes por igualdade em nosso país, no Calendário Oficial do Município de Ibiúna.
Moção de Apoio/Educadoras infantis – O vereador Carlinhos Marques apresentou – e teve aprovado – Moção de Apoio nº 032/2025 ao PL que tramita no Senado Federal, de autoria da deputada Professora Luciane Cavalcante (PSOL), que eleva as chamadas ADIs, auxiliares de desenvolvimento infantil, a ter os mesmo direitos dos profissionais do magistério, como inclusão no Piso Nacional Salarial da categoria.
Asfalto/Requerimento – O vereador Lucas Pires apresentou requerimento à Prefeitura solicitando informações contratuais do asfaltamento e tapa buracos feitos em ruas do Residencial Europa, onde, segundo o autor, há casos de esfarelamento e falta de qualidade e ele quer estudar buscar garantias e reparação.
A próxima Sessão Legislativa será dia 18 de novembro, a partir das 9 horas. Sempre com transmissão – e também podendo ser revistas – na “Câmara TV Online”, canal da Câmara de Ibiúna na plataforma YouTube. Acesse em https://www.youtube.com/c/TVC%C3%A2maraIbi%C3%BAna/.