Câmara de Ibiúna apoia Campanha Dezembro Vermelho

por Pedro Jorge Courbassier publicado 18/12/2025 12h50, última modificação 18/12/2025 12h50
Não é a primeira campanha relacionada à Saúde promovida pelo RH do Legislativo Municipal este ano. Em setembro, houve o “Setembro Amarelo” para a luta contra a prevenção ao suicídio. O “Outubro Rosa” ajudou na prevenção ao câncer da mama. E, no “Novembro Azul”, a conversa com um médico foi para tirar dúvidas e ajudar na prevenção ao câncer de próstata.

A Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna apoia institucionalmente a Campanha Dezembro Vermelho, uma iniciativa nacional de conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis e Aids, focando em prevenção, assistência e direitos, com o objetivo de combater o estigma e a discriminação.

Visando a conscientização, o Departamento de Recursos Humanos (RH) da  Câmara encaminhou aos seus colaboradores instruções para promover a segurança durante o ato, o chamado “sexo seguro”, incentivando o uso de camisinha e outros utensílios de proteção.

Também informou que há acesso à testagem e tratamento, destacando temas como "Nascer sem HIV e Viver sem Aids" para a eliminação da transmissão vertical.

A intenção do RH – como um todo, da campanha nacional – é democratizar o acesso a informações sobre ISTs, formas de contágio e métodos de proteção, como testes rápidos. Também visa lutar contra o estigmas e preconceitos e a discriminação contra pessoas vivendo com HIV/Aids, promovendo a inclusão.

Várias conscientizações – Não é a primeira campanha relacionada à Saúde promovida pelo RH da Câmara Municipal de Ibiúna. Em setembro, houve o “Setembro Amarelo”, que luta contra a depressão e prevenção ao suicídio. Em outubro, o momento foi para o “Outubro Rosa”, de prevenção ao câncer da mama. E, no “Novembro Azul”, a conversa com um médico foi para tirar dúvidas e ajudar na prevenção ao câncer de próstata.