Câmara de Ibiúna recebe estudantes do Rosarial
A Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna recebeu na manhã desta segunda-feira, dia 17 de novembro de 2025, 29 estudantes do 4º e 5º anos da Escola Municipal “Ubirajara Pedroso Domingues”, do bairro Rosarial. Foram Recepcionados pelo presidente da Casa, vereador Paulinho Dias e funcionários.
Os alunos – com idade entre 9 e 11 anos - conheceram as instalações do prédio, como o plenário – onde formaram a Mesa Diretora e sentaram nas cadeiras dos vereadores; sala de reuniões, onde assistiram a um vídeo explicativo sobre como é composto e para que serve uma Câmara Municipal; o mini museu que tem no prédio, além de demais salas.
Perguntas, reivindicações e tribuna – Durante passagem pelo plenário, na qual simularam o trabalho dos vereadores, alguns alunos “pediram a palavra” e utilizaram a tribuna, local onde pediram melhorias para o bairro, como mais asfalto e mais área de lazer.
Cordel – O estudante João Marcos, de 11 anos, do 5º A, “eleito” presidente da Câmara na simulação feita aos alunos, recitou da cadeira presidencial um cordel enaltecendo Ibiúna.
Acompanharam os estudantes a gestora/diretora Cátia Marcondes, a coordenadora Luciana Marcicano, e as professoras Vânia Campos e Shirlei Leite, além de funcionários de apoio.
Vereador Charles e Museu – Durante apresentação do mini museu que há no prédio da Câmara, que contém livros, diplomas e objetos usados em décadas passada, o vereador Charles Guimarães se juntou aos estudantes, explicando para que servia, por exemplo, um fax ou um cronômetro analógico.
Sala de reuniões – O pessoal também conheceu a sala de reuniões da Câmara, onde assistiram dois vídeos didáticos sobre formação e função do Legislativo e dos vereadores.
Escolas são bem-vindas - “Esse é um projeto que já teve no passado e que estamos retomando, cujo objetivo é trazer nossas crianças, que são nosso futuro, para conhecer a Câmara e o trabalho dos vereadores. Quem sabe um deles se inspire para se tornar um importante homem público brasileiro”, explicou Paulinho Dias.
Visitas de escolas e instituições à Câmara Municipal podem e devem ser agendadas com o Gabinete da Presidência.