Câmara de Ibiúna vai receber Audiência Pública sobre orçamento estadual
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) organizou e definiu o calendário com as datas e os locais das audiências públicas que vão debater o Orçamento Estadual para o próximo ano, o de 2026. O ciclo de reuniões, realizado pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Casa dos Deputados Estaduais, começou em 7 de agosto, no município de Rosana, e será encerrado em São Paulo, no dia 15 de outubro.
Ibiúna foi uma dos municípios que terão o privilégio de receber os debates. Será no dia 19 de setembro, uma sexta-feira, com início às 18 horas, na sede da Câmara Municipal.
O que são - As audiências públicas do Orçamento Estadual 2026 são realizadas anualmente para ouvir diretamente da população as demandas das mais diversas regiões para a elaboração dos contas e finanças do ano seguinte. O objetivo é ter um maior conhecimento das reais necessidades específicas de cada município e região.
As audiências públicas são espaços de diálogo, onde as demandas regionais são colhidas, sistematizadas e levadas como propostas para serem debatidas e incorporadas na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026.
"É um momento único para população, lideranças, prefeitos, vereadores, e sociedade civil organizada discutirem o orçamento do Estado de São Paulo. Cada cidade e região tem a sua particularidade. Então, ouvindo a população lá na ponta, conseguimos planejar e elaborar um orçamento melhor, mais bem distribuído e mais humano", afirma o deputado Gilmaci Santos, presidente da Comissão, e também líder do Governo na Assembleia.
No ano de 2024, a CFOP conseguiu a liberação de emendas de até R$ 2 milhões para os municípios e regiões que receberam as audiências. As emendas totalizaram, no ano passado, R$ 40 milhões.
“Todos serão bem-vindos!” - O presidente da Câmara de Ibiúna, vereador Paulinho Dias, explicou que Ibiúna ser escolhida como uma das sedes para os debates orçamentários é “uma honra e um privilégio, pois nossa população terá a oportunidade de conhecer antes e opinar sobre o emprego da verba estadual de 2026. Todos serão bem-vindos!”
Como acompanhar – Além de poder comparecer e ver no local a audiência, a população de Ibiúna também poderá acompanhar – ou ver depois - a transmissão da TV Câmara Online - em: https://www.youtube.com/c/TVCâmaraIbiúna/.