Câmara é sede do Ciclo Rede Socioassistencial de Ibiúna

por pedro — publicado 09/06/2022 13h23, última modificação 09/06/2022 13h23
Evento, promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social, reuniu profissionais e representantes de órgãos de atendimento na área para ampliar conhecimento e troca e debater ideias.

O prédio sede da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna foi sede nesta quinta-feira, dia 9 de junho do Ciclo Formativo sobre Reconhecimento da Rede Socioassistencial de Ibiúna, evento promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social, com apoio da Secretaria Municipal de Promoção Social, e que reuniu profissionais e representantes de órgãos de atendimento na área.

Participaram os vereadores Rozi da Farmácia, Naldo Firmino, Dr. Walmir Bortolotto e o presidente da Câmara, Paulinho Dias; o presidente do Conselho de Assistência Social, Benedito Sampaio; da coordenadora do Programa Criança Feliz, Andrea Leitão; do Serviço de Acolhimento de Crianças e Adolescentes, Rose Passos, além da secretaria municipal da pasta, Regiane Cristina Rodrigues Machado.

O objetivo do encontro foi o de apresentar e fazer entender o funcionamento dos serviços sociais do município. Foram apresentadas as atividades da Secretaria, do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), do CCI (Centro de Convivência do Idoso), dos órgãos envolvidos na chamada Proteção Especial aos indivíduos em situação de risco, da Casa da Criança, do Lar Santa Rita e do Serviço de Acolhimento Institucional.

A secretaria municipal explicou as atribuições da Assistência Social de Ibiúna: “responsabilidade de viabilizar e efetivar a Política Pública de Assistência Social em Ibiúna, visando garantir direitos de proteção social ao cidadão e famílias em situação de vulnerabilidade, risco social e pessoal. Responsável pela garantia da proteção social a quem dela precisar e pela promoção da cidadania, por meio da implementação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Desenvolvem programas, projetos e ações de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, voltados para diferentes públicos: crianças e adolescentes, vítimas de violência e maus-tratos, idosos, pessoas com deficiência e população num todo.”

Representantes de entidades, como da APAE de Ibiúna, e funcionários públicos da área puderam se manifestar e debater os temas propostos.

A gravação na íntegra do Ciclo pode ser assistida na TV Câmara Online, canal do Legislativo Municipal no Youtube. Acesso em https://www.youtube.com/channel/UCnAZoLJ4iid45bLUfRp0N-Q