Centro Ortopédico terá nome de fisioterapeuta e Prefeitura está autorizada a contratar profissionais de educação

por Pedro Jorge Courbassier publicado 08/04/2025 13h35, última modificação 09/04/2025 09h13
Outros quatro projetos foram aprovados: um que autoriza criação de canal de ouvidoria para pesquisas, reclamações e elogios ao Sistema de Saúde de Ibiúna; o que dispõe e autoriza concursos e iniciativas culturais pela Câmara Municipal; o que concede adicional de periculosidade aos trabalhadores dos cemitérios municipais; e um que altera Lei Complementar.

A Sessão Legislativa desta terça-feira, dia 8 de abril de 2025, teve seis projetos que chegaram ao fim da tramitação: foram debatidos e votados, agora seguem para sanção do Poder Executivo.

Um deles, de autoria do vereador Devanil da Ressaca, homenageia a fisioterapeuta Nadylla Haira Pego de Souza Diniz, que infelizmente morreu atropelada por uma máquina usada em melhorias numa estrada do bairro Piratuba, em dezembro de 2021. “Ligada profissionalmente à área da saúde, realizamos assim uma justa homenagem, a de relacionar a lembrança da Nadylla com algo da saúde, como desejava sua família”, explicou o vereador Devanil. Nadylla faleceu aos 22 anos.

Saúde - O Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 07/25 autoriza a criação de uma ouvidoria da Saúde Municipal de Ibiúna. Segundo o autor, vereador Carlinhos Marques, é um canal para pesquisa de satisfação (reclamações, sugestões e elogios" do Sistema de Saúde de Ibiúna, caso seja vontade da Prefeitura.

Cemitérios - Também de autoria do vereador Carlinhos, o Projeto de Lei Complementar nº 56/25 concede adicional de periculosidade aos trabalhadores dos cemitérios municipais. “Haviam alguns colaboradores que recebiam, outras não, e também não havia determinação para que estes executem serviços de zeladoria nos locais. Com esta lei, todos vão receber melhoria salarial e estão habilitados a fazer a limpeza e a manutenção nos cemitérios de Ibiúna”, explicou o autor.

Educação - O Projeto de Lei Complementar nº 61/25, de autoria do Executivo e apresentado pelo vereador Carlinhos Marques, estabelece criação de múltiplos cargos na Educação Pública: “Temos escolas com falta de profissionais para atender crianças com TEA, transtorno do aspecto autista, por exemplo, e outras funções importantes e, após análise estrutural e financeira, achamos importante a abertura de seleção para contratação desses profissionais”, disse Carlinho.

Cultura - E de autoria do presidente do Legislativo, vereador Paulinho Dias, o Projeto de Resolução nº 02/25 aprovado por unanimidade dispõe sobre a realização de Concurso Cultural no âmbito da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna. “Nossa ideia é apoiar e trazer projetos culturais para o espaço do nosso legislativo”, explicou Paulinho.


Projeto apresentado – O vereador Rodrigo Moraes apresentou projeto de lei que "Dispõe sobre a criação de medidas de proteção e prevenção à violência contra adolescentes nas imediações das instituições de ensino e dá outras providências." Segundo o autor, a ideia é evitar agressões como recentemente ocorrida e propõe estruturação de rondas preventivas – tema também de uma indicação do vereador Lucas do Samu -, parceria com entidade e campanhas educacionais.

 

Requerimento Bunjiro – O vereador Rodrigo Moraes também apresentou requerimento – juntando-se a outras  ações parecidas de outros vereadores - à CCR Sorocabana, empresa que ganhou a privatização das rodovias da região, solicitando cópia do projeto e informações sobre a duplicação da rodovia Bunjiro Nakao e a implantação de pedágios.

 

A próxima sessão está marcada para dia 15 de abril, terça-feira, a partir das 9 horas, sempre com transmissão da TV Câmara Online - em:  https://www.youtube.com/c/TVCâmaraIbiúna/, onde também pode ser encontrada a gravação da íntegra das sessões.

Estão na Ordem do Dia discussão e votação do PL nº 09/2025, de autoria do vereador Tiago Godinho, que inclui a celebração em homenagem a São Sebastião , no dia do santo (20 de janeiro), no Calendário Oficial de eventos do Município; o PL nº 15/2025, de autoria do vereador Lucas Pires, que proíbe a contratação pública de shows de artistas que façam apologia ao crime organizado ou ao uso de drogas; o PL nº 16/2025, também de Lucas Pires, que institui a “Semana Municipal de Transparência e Combate à Corrupção”; do vereador Rodrigo de Lima, PL nº 40/2055, que determina que unidades de saúde credencias no SUS e privadas ofereçam leito separado para mães de natimortos e mães com óbito fetal; e o PL 50/2025, da vereadora Francine Bello, que institui a “Semana Municipal de Conscientização, Prevenção e Combate a Intimidação Sistemática – Bullying”, em Ibiúna.