Ciclo de visitas de estudantes do Verava à Câmara é encerrado com entrega de presente, flores e discurso em tribuna

por pedro — publicado 27/09/2017 10h25, última modificação 06/12/2019 15h57
Em nome de todos os vereadores, o presidente da Casa, Pedro Luiz Ferreira, recebeu o livro “Xisto, o Menino do Dedo Verde”. E os jovens entregaram um vaso de flores para cada vereador: simbologia com cultivar a vida. O estudante João Vítor Brasil Martins leu discurso em que agradeceu a recepção e lembrou o conceito de cidadania.

Vereadores, educadora e estudantes no plenário da Câmara

Em meio a requerimentos, despachos do Poder Executivo e indicações, os vereadores da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna foram surpreendidos com uma homenagem na sessão ordinária desta terça-feira, dia 26 de setembro. A última visita dos estudantes da Escola Estadual do Bairro Verava, que desde o primeiro semestre do ano realiza esse tipo de atividade, foi marcada pela presença dos estudantes dentro do plenário para ler um pronunciamento e presentear os vereadores com livro e flores.

As visitas dos estudantes ao longo do ano tornaram-se uma tradição na Casa. O projeto pedagógico comandando pela diretora Cidélia da Silva Oliveira e pela professora Roseli Soares da Silva (Rose) levou estudantes tanto do Ensino Básico, como do Ensino Médio. O objetivo é levar ao conhecimento desses jovens os detalhes do funcionamento dos Poderes Públicos - eles também visitaram a Prefeitura e outras repartições.

Nesta terça-feira, essas visitas à Câmara foram encerradas com palavras do estudante João Vítor Brasil Martins, 16 anos, do 2º ano do Ensino Médio: “Construindo a cidadania é o nome deste projeto. É a prática ativa dos direitos e deveres de um indivíduo em um Estado (...) agradecemos a essa Câmara de Vereadores pela oportunidade de estarmos participando desse processo.”

Em seguida, João Vítor presenteou o presidente Pedro Luiz Ferreira, vereador Pedrão da Água, com o livr Xisto, o Menino do Dedo Verde. Outros quinze estudantes desceram da assistência, entraram no plenário e entregaram um vaso de flora para cada vereador. A associação da planta era com o livro e com o significado que um servidor público, como são os vereadores,  que “é de cultivar o bem da sociedade”, explicou a diretora da escola do Verava, Cidália da Silva Oliveira.

O vereador Pedro Luiz Ferreira, presidente da Câmara, em nome de todos os vereadores, agradeceu a iniciativa, lembrou que a Câmara sempre incentiva esse tipo de visita, “já que os jovens serão os futuros cultivadores da sociedade, seja como pais de família ou como prefeitos e vereadores.”