Confira requerimentos e indicações da Sessão Legislativa de 11 de fevereiro de 2025

por Pedro Jorge Courbassier publicado 11/02/2025 15h04, última modificação 11/02/2025 15h04
Vereadores apresentaram questionamentos e pediram providências em áreas como manutenção de ruas e estradas e transparência e eficiência na Saúde.

A Sessão Legislativa desta terça-feira, dia 11 de fevereiro, segunda do ano, foi movimentada, com pedidos dos vereadores nas áreas da manutenção de ruas e estradas rurais além de informações para medir transparência e eficiência no atendimento da Saúde.

Requerimentos – O vereador Tiago Godinho solicitou ao setor responsável informações sobre quantidade e carga horária dos médicos que atuam nas unidades de saúde de Ibiúna. O mesmo requerimento solicita dados da agenda médica de consultas e o tempo gato em cada uma, para saber se a demanda está sendo cumprida a contento.

Já o vereador Lucas Pires voltou a tribuna com uma dezena de requerimentos. Um desses foi solicitado com apoio do vereador Dito da Guarda, pis trata de informações sobre o Plano de Carreira da GCM (Guarda Municipal Civil de Ibiúna): “Se está em vigor? Se não está, o que falta para ser? Quais as metas e justificativas?”, perguntam.

Outro requerimento do vereador Lucas é sobre ações da GCM para coibir o pagamento de estacionamento irregular, principalmente em feiras livres, dos chamados “flanelinhas”.

Lucas Pires também quer informações sobre contratos de prestação de serviço de empresas de transporte escolar e locação predial  locação de banheiros químicos em eventos públicos.

E a saúde também não ficou de fora: Solicita informações sobre contrato (valores, finalidades e cumprimento de metas) de duas empresas que prestam serviços em Ibiúna.

Também da área sanitária, solicita informações sobre número e designação de trabalho e função de médicos veterinários que trabalham para a Prefeitura, bem como a quantidade e o fluxo de fornecimento de soro antiofídico (para picadas de cobras) para servir ao município, que é majoritariamente rural.

Bunjiro – Dois vereadores solicitaram junto ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), estadual, informações e providências para a SP-250, rodovia Bunjiro Nakao. Rodrigo Moraes quer cópia do projeto final de duplicação do trecho Vargem Grande Paulista-Ibiúna, bem como dados da concessão, bem como saber se haverá pedágios no futuro. Já o outro Rodrigo, do Dr. Rodrigo de Lima, que que o DER providencie um redutor de velocidade no km 87, bairro Paruru, em frente a igreja e escola; bem como faixa de pedestre no km 72.  

 

Carlinhos Marques solicitou ao Poder Executivo (prefeitura) informações – e se é verídico – incidente com criança deixada esquecida em carro de transporte escolar e, se for verdade, quais providências estão sendo tomadas.


INDICAÇÕES

Entre as indicações apresentadas estão motivações de melhoria em vias do município. Indicação Parlamentar é instrumento utilizado pelos parlamentares para apresentar sugestões e solicitações ao Chefe do Poder Executivo, visando promover melhorias em diferentes áreas de interesse público.

O vereador Abel do Cupim pediu manutenção (motonivelamento e cascalhamento) em estradas rurais nos bairros Una de Cima, Murundu e Arei Vermelha. Francine Bello quer tapa buracos” nas estradas vicinais.

Continuidade de programas – A vereadora Francine Bello também indicou dois programas executados na gestão anterior e quer saber se continuarão este ano: Um, é a entrega aos estudantes da Rede Municipal de Ensino  material e uniforme. Outro, a instalação de tubulação em via do Bairro dos Gatos para sanar transtornos causados por rompimento de poço.

Assista na íntegra – Todas as sessões podem ser assistidas pela TV Câmara Online - em:  https://www.youtube.com/c/TVCâmaraIbiúna/.