Secretário explica aos vereadores gestão da Saúde em Ibiúna
Comandada pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, vereador Lucas Viera Ruivo Borba/Lucas do Samu, foi realizada no fim da manhã desta quinta-feira, dia 25 de fevereiro, Audiência Pública sobre a gestão do Sistema Único de Saúde do Município de Ibiúna, referente ao quadrimestre setembro, outubro, novembro e dezembro de 2020, ou seja, no fim da administração municipal que se encerrou em dezembro.
Quem representou a Prefeitura, apresentou números e respondeu as indagações dos vereadores foi o secretário municipal de Saúde, Valdir Messias de Almeida. Ele contou com apoio dos servidores Reginaldo Ribeiro, diretor da Rede Básica de Saúde; da secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Márcia Aparecida Geromine; e da enfermeira Priscila Carneiro, atualmente atendendo em posto de saúde, mas que era da Secretaria Municipal da Saúde na gestão passada.
Também estiveram presentes no plenário da Câmara, observando os números apresentados e fazendo seus questionamentos os vereadores Paulinho Dias (presidente da Casa), Rozi da Farmácia, Geraldo Aladim, Luiz Fernando Piu, Naldo Firmino, Ronei Von e Walmir Bortolotto Júnior.
Detalhes – Mesmo se tratando sobre o desempenho da Saúde Pública no fim da gestão anterior, os atuais gestores da pasta apresentaram à Comissão de Educação, Saúde, Assistência Social e Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal relatório detalhado com as seguintes informações:
- - montante e fonte dos recursos aplicados no período;
- - auditorias realizadas ou em fase de execução no período e suas recomendações e determinações;
- - oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada, cotejando esses dados com os indicadores de saúde da população em seu âmbito de atuação;
- - informações previstas no Relatório de Gestão do SUS (Sistema Único de Saúde) e Relatório Resumido de Execução Orçamentária, nos termos do Decreto Federal nº 7827, de 16 de outubro de 2012.
Vereadores perguntam – Os contratos dos prestadores de serviços e a condição atual dos postos de saúde, bem como do Hospital Municipal foram os temas mais recorrentes nas perguntas feitas pelos vereadores. Apesar de o atual secretário municipal ter assumido há menos de dois meses, fez um apanhado do que foi encontrado nos contratos e próprios públicos da saúde e prometeu não só melhorar essas condições como trazer informações com melhores índices para ser apresentada na próxima Audiência, prevista para ser realizada em maio.
Quer ver na íntegra? – A Audiência Pública, como todo encontro oficial realizado na Câmara Municipal de Ibiúna, tem arquivamento na TV Câmara Online, canal do Legislativo Municipal na plataforma Youtube (www.youtube.com/channel/UCnAZoLJ4iid45bLUfRp0N-Q).