Encontro “Setembro Amarelo”, na Câmara de Ibiúna, debateu saúde mental e importância da prevenção ao suicídio

por Pedro Jorge Courbassier publicado 30/09/2025 14h22, última modificação 30/09/2025 14h22
Psicóloga do Centro de Especialidades da Secretaria Municipal de Saúde, Daniela Barreto de Lima, conversou com vereadores, assessores parlamentares, servidores e colaboradores do Legislativo Municipal.

O mês de setembro, na Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, foi encerrado nesta terça-feira, dia 30, com encontro chamado “Setembro Amarelo: abordando a conscientização e prevenção do suicídio”, uma palestra com a psicóloga do Centro de Especialidades da Secretaria Municipal de Saúde, Daniela Barreto de Lima.

O evento, organizado pelo setor de Recursos Humanos da Câmara e realizado na sala de reuniões do Legislativo, teve a profissional responsável pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de Ibiúna por longo tempo, conversando sobre saúde mental e temas correlatos, como origem da campanha Setembro Amarelo, principais causas e tratamentos. Alguns dos presentes comentaram sobre experiências pessoais.

 

Setembro Amarelo - O “Setembro Amarelo” é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, que acontece em todo o Brasil durante o mês de setembro. Criada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Centro de Valorização da Vida (CVV), a iniciativa busca combater o estigma e o tabu em torno das doenças mentais e do suicídio.

Os objetivos da campanha fora:

- Conscientizar: Alerta a população sobre a importância de discutir e promover ações de combate ao suicídio.

- Prevenir: Mostra que a grande maioria dos casos de suicídio pode ser evitada com tratamento e apoio adequados.

- Quebrar tabus: Encoraja as pessoas a falarem abertamente sobre o assunto e a buscar ajuda, sem medo de julgamento.

- Acolher: Estimula a criação de redes de apoio e a valorização da saúde mental, mostrando a quem sofre que não está sozinho.