Estudantes e educador de Ibiúna conhecem a Assembleia Legislativa, local de trabalho dos deputados estaduais

por pedro — publicado 12/12/2019 16h25, última modificação 12/12/2019 16h25
Iniciativa, que faz parte do Projeto Legislativo na Escola, desenvolvido há dois anos pelos vereadores Elisangela Soares, Lino Junior e Naldo Firmino, e que mostra, na prática, o trabalho dos legisladores.

Visitantes em frente ao Palácio 9 de Julho

A atividade que encerrou o segundo ano do Projeto Legislativo na Escola foi especial: visita de dois estudantes da Escola Estadual Nazária Cipriano de Freitas, do bairro Capim Azedo, visitaram o Palácio 9 de Julho, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na região do Ibirapuera, em São Paulo, a sede do Poder Legislativo Estadual.

Os estudantes que foram a São Paulo são do 9º ano:  Gustavo Cardoso Hemmel , eleito “presidente da Câmara Mirim”, na escola; e sua “assessora parlamentar”, Amanda Jussara de Souza Domingues. Quem os acompanhou foram o diretor da escola, Roque Cordeiro Soares, e os vereadores Elisangela Soares, Lino Junior e Naldo Firmino, e a assessora parlamentar Sabrina Cardoso de Freitas.

Roteiro - A comitiva foi guiada pelos corredores por uma profissional do corpo da Comunicação Social da Alesp, conheceu os setores do palácio, assistiu o início de uma sessão legislativa – a qual teve os nomes pronunciados pela Mesa Diretora, viu espaços reservados a exposições artísticas e conheceu alguns gabinetes, entre estes dos deputados estaduais Gilmaci Santos, o 1 º vice-presidente da atual legislatura, e que morou alguns anos em Ibiúna, em sua infância; e do deputado Jorge Caruso, do MDB.

“Gostamos muito, pois conhecemos as funções e o importante trabalho que é feito aqui na Alesp”, explicou o estudante Gustavo Cardoso Hemmel.

Várias ações durante o ano fazem parte do programa “Legislativo na Escola”, iniciativa que vem sendo trabalhada nesta legislatura pelos vereadores Antônio Reginaldo Firmino/Naldo Firmino, Armelino Moreira Júnior/Lino Junior e Elisangela de Souza Soares/Elisangela do Escolar, e que visa ensinar a função pública do Poder Legislativo, com visitas em duas mãos: o estudantes visitam a Câmara Municipal e os representantes da Câmara visitam a escola.

“essa iniciativa é uma maravilha, pois leva para a prática temas que apresentamos aos estudantes na escola”, disse o diretor Roque Soares.

O que é o Poder Legislativo?

De acordo com a Constituição, ao Legislativo compete basicamente legislar e fiscalizar os atos do Executivo. No âmbito federal, o poder legislativo é exercido pelo Congresso Nacional - composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Na Câmara, ficam os deputados federais e no Senado, os senadores.

No plano estadual, este poder é exercido pelas Assembleias Legislativas por meio dos deputados estaduais.

E nos municípios, o Legislativo é formado pelos vereadores, que atuam na Câmara Municipal.

O Estado de São Paulo possui 94 deputados estaduais eleitos a cada quatro anos. Para saber mais, acesse o site oficial da Alesp: https://www.al.sp.gov.br/institucional/assembleia/