Gestão da Saúde foi avaliada em Audiência Pública na Câmara Municipal

por pedro — publicado 27/05/2021 15h13, última modificação 27/05/2021 15h13
Equipe da Secretaria Municipal da Saúde foi questionada pelos vereadores e apresentou dados sobre demora em atendimento, falta de medicamentos e insumos, verbas recebidas, ações no enfrentamento da pandemia da Covid, entre outros temas. Você pode assistir tudo na TV Câmara Online/Youtiube.

A Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, seguindo a legislação vigente, convocou a cerca de um mês e realizou nesta quinta-feira, dia 27 de maio, Audiência Pública da Gestão da Saúde Pública para o quadrimestre de janeiro a abril de 2021.

Quem comandou os trabalhos foi o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Lucas Vieira Ruivo Borba, o “Lucas do SAMU”. Também estiveram no plenário do Legislativo o vereador Geraldo “Aladim” Amaro, membro da mesma Comissão; e os vereadores Jair Marmelo, Lino Junior, Luiz Fernando “Pio”, Naldo Firmino e Dr. Walmir Jr.

Representando a Prefeitura Municipal, esteve presente o secretário municipal de Saúde, Valdir Messias de Almeida, acompanhado por diretores de área e técnicos da pasta, como o diretor da Rede Básica de Saúde, Reginaldo Ribeiro; além do presidente do Conselho Municipal da Saúde, Levi Cardoso Oliveira; e do representante da empresa contratada para gerir o Hospital Municipal Renato Henrique Soares Nogueira.

No início, segundo o que a legislação vigente pede, o secretário da Saúde mostrou os seguintes itens:

- Montante e fonte dos recursos aplicados no setor, no período;

- Auditorias realizadas ou em fase de execução no período e suas recomendações;

- Oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada, cotejando esses dados com os indicadores da saúde da população;

- Informações previstas no Relatório de Gestão do SUS e Relatório Resumido de Execução Orçamentária.

Questionamentos dos vereadores – Todos os vereadores presentes fizeram questionamentos à equipe da Secretaria. Muitas perguntas foram encaminhadas por cidadãos aos seus representantes no Legislativo Municipal. Entre os assuntos abordados, estão:

- Os recursos recebidos e as ações feitas no combate ao Coronavírus/Covid;

- Falta de médicos e demora no atendimento, inclusive com apresentação de uma reclamação pontual num caso em que um profissional teria sido descortês com um munícipe – e que o representante da empresa contratada confirmou a demissão do médico em questão;

- Resolução para reclamações sobra a falta de insumos hospitalares e de materiais de limpeza no hospital;

- Gerenciamento da quantidade e distribuição de remédios, sejam da chamda “farmácia popular” seja de alto custo;

- Número, valores de repasse e especificações no contrato entre a Prefeitura e a empresa prestadora dos serviços no Hospital Municipal, entre outras pautas.

Assista tudo – Esta e todas as Audiências Públicas estão arquivadas na “TV Câmara Online”, canal dentro da plataforma do Youtube, da Câmara Municipal. O acesso é pelo link: www.youtube.com/watch?v=Lr3Pni2X6Y0 .