Ibiúna se tornou município em 24 de março de 1857

por pedro — publicado 21/03/2022 14h12, última modificação 21/03/2022 14h12
Comemoração pelos 165 anos de emancipação político-administrativa terá programação de shows. Confira nossa história.

A Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna lembra esta semana de sua história. Afinal, uma data importante ocorreu em 24 de março: a emancipação política e a autonomia administrativa ocorreram em 24 de março de 1857, quando a antiga Una foi elevada à categoria de município.

A antiga freguesia de Una foi fundada em 29 de agosto de 1811, pelo capitão Salvador Leonardo Rolim de Oliveira, numa época do bandeirantismo.

Em 31 de outubro de 1857 era criada a Câmara Municipal, que foi declarada instalada em 31 de dezembro de 1857. Entretanto nunca foi encontrado nenhum registro de nomeação do presidente da câmara municipal até 1890, quando de fato ocorreu a nomeação do presidente da Câmara Municipal. Ficou então um hiato desconhecido de cerca de 33 anos.

A primeira nomeação do Presidente da Câmara que se tem conhecimento ocorreu em 1890. Fortunato Vieira de Camargo (Fortunatinho), assumiu o comando da Casa e também a intendência municipal, tornando-se o primeiro presidente da Câmara e o primeiro prefeito intendente do município. Sua administração ficou marcada pela construção do majestoso prédio da delegacia de polícia e cadeia pública inaugurada em 1896 e que atualmente abriga o fórum da comarca de Ibiúna, a construção do muro do cemitério da Paz.

A primeira eleição municipal pelo voto direto e secreto foi realizada em 1947, sendo eleito prefeito municipal o senhor Jamil Juni, para o período de 1948 a 1951, e mais tarde eleito novamente para o período de 1960 a 1963. Suas duas administrações ficaram marcadas pela festa da reinstalação da comarca em 25 de janeiro de 1963, o inicio da implantação da rede coletora de esgotos, abertura de estradas municipais e construção de escolas na zona rural , além das construções dos prédios da E.E. Scalamandre, E.E. Laurinda Vieira Pinto, E.E Infantil Hora Alegre, Posto de Saúde, Casa da Agricultura entre outras obras.

A FUNDAÇÃO

Conforme o livro do Tombo da Paróquia de Ibiúna de 1878 a 1884 às folhas 24 e seguintes, o Capitão Salvador Leonardo Rolim de Oliveira requereu o alvará da fundação da Freguesia de Una a partir de 29 de agosto de 1811.

"Esta povoação de Una era uma Fazenda pertencente ao abastado fazendeiro Manoel de Oliveira Carvalho, que fez construir uma capela em louvor a Nossa Senhora das Dores. Por sua morte pertenceu a seu filho Manoel de Oliveira Costa, este mandou erigir uma capela mais ampla para os usos religiosos de sua família, escravos e agregados que ali ouviam missa de quando em quando, desobrigavam-se e faziam outros atos de devoção, passou mais tarde esta fazenda e capela a ser propriedade e por compra que fez o Capitão Salvador Leonardo Rolim de Oliveira nestes tempos e animados pelo bom espírito religioso desses tempos que lá se foram, requererão o Exmo. Senhor Dom Matheus de Abreu Pereira, este solicitou do Príncipe regente o alvará de 29 de agosto de 1811 que elevou esta capela a categoria de freguesia. Foi canonicamente instituída mas não encontra nota alguma que explique a data destes acontecimentos que por certo a destruidora mão dos tempos e alguns pouco cuidado ou incúria, meus antecessores, como eu deixarão perder-se".

A ORIGEM DO NOME IBIÚNA

A etimologia do nome Ibiúna é indígena. Una é um vocábulo tupi-guarani que significa "negro", "escuro", "preto" e ybi significa "terra". Assim sendo, Ibiúna na linguagem tupi-guarani significa "terra-preta".

O rio que banha a Cidade o "rio Una" é que lhe deu o nome primitivo de Una. Trata-se de uma corruptela do "Y Una", que em tupi-guarani significa Y=água e Una=preta. Portanto, Y Una significa água preta. Os mais antigos, ao pronunciarem o nome anterior do Município, usam a expressão Yuna e apenas uma parte da população usava a pronúncia Una.

Como existiam dois Municípios com a denominação Una, sendo um no Estado de São Paulo e o outro no Estado da Bahia, um teria que ter a sua denominação mudada ou alterada.

165 anos: Programação especial para a semana do aniversário

Após um longo período sem comemorações abertas devido a pandemia, Ibiúna retorna aos poucos com as atividades públicas, seguindo os critérios de saúde. Com mais de 165 mil doses de vacina aplicadas, segundo a Prefeitura, variadas entre 1ª, 2ª, 3ª dose e dose única, o município tem a maior parte da população imunizada contra a Covid entre adultos, idosos e crianças.

Em comemoração ao aniversário de 165 anos da emancipação de Ibiúna, a Prefeitura está preparando uma semana de comemorações com diversas atrações. Grupos como o "Falamansa" e "Sampa Crew já confirmaram presença e prometem agitar a festa, além da dupla sertaneja "Munhoz e Mariano", o grupo de pagode “Samba do Val” e "Lucas & Murilo", dupla Ibiunense de sucesso. Teremos também a banda OJESPI tocando na abertura do hasteamento da bandeira.

Além dos shows ao vivo, teremos diversas apresentações como Strong By Zumba, Teatros, Aula de Ritmos, Tarde Kids com programações para crianças, Corrida Turística e muito mais.

A programação completa pode ser conferida nas imagens abaixo, ou através das redes sociais da Prefeitura de Ibiúna.