Orçamento de Ibiúna para 2026 foi debatido na Câmara Municipal

por Pedro Jorge Courbassier publicado 14/10/2025 20h20, última modificação 14/10/2025 20h20
Prefeito mostrou como andam as receitas e despesas do caixa da Administração Pública; vereadores e população fizeram questionamentos sobre planejamento para governança do município. Também houve apresentação do Plano Plurianual (2026-2029).

A Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna recebeu no fim da tarde/início da noite desta terça-feira, dia 14 de outubro de 2025, vereadores, prefeito e vice, secretários municipais e membros da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal, além de representantes da sociedade civil e membros da população para conhecimento, debate, consulta pública do Projeto de Lei n° 146/2025, que “Estima a receita e fixa a despesa do Município, para o exercício financeiro de 2026, e dá outras providências".

Quem comandou os trabalhos foi o vereador Carlinhos Marques, presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, que esteve ao lado de outros vereadores, como Charles Guimarães, Diltão, Tiago Godinho, Dito Santos, Rodrigo Moraes, Lucas Pires e Pururuca, além do presidente da Casa, Paulinho Dias.

Também compareceram ao encontro, representando o Poder Executivo, o prefeito Mario Pires; o vice-prefeito Naldo Firmino; e alguns secretários municipais, como o de Planejamento e Gestão Orçamentária, Agenor Pereira de Camargo.

 

Como foi – O prefeito Mário Pires abriu os trabalhos mostrando estudo sobre as contas e finanças da Prefeitura nos últimos 5 anos e qual a tendência da variação de déficit e superávit para os próximos anos. Também respondeu perguntas dos presentes.

 

LDO e PPA - Depois, o secretário Agenor explicou o que são e as funções das leis em debate. LDO significa Lei de Diretrizes Orçamentárias, uma lei que serve como ponte entre o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Estabelece as metas, prioridades e regras para a elaboração do orçamento do governo municipal para o ano seguinte, orientando como os recursos públicos devem ser gastos. A LDO define as prioridades, estabelece a política fiscal e as regras para transferências de recursos, ajudando a equilibrar receitas e despesas.

Funções da LDO: Apontar quais serão as prioridades do governo no ano seguinte; Orientar a elaboração do orçamento: Serve como um guia para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA); Conectar o PPA e a LOA: Faz a ligação entre o plano de longo prazo do Plano Plurianual (PPA) e o orçamento detalhado do próximo ano (LOA); Define as regras e os critérios para a elaboração, organização e execução do orçamento; e Controlar finanças.

PPA – O Plano Plurianual é o plano de governo para os próximos quatro anos. Define diretrizes, objetivos e metas de longo prazo para investimentos e ações públicas, servindo como base para o orçamento anual.


População participou –
Os planos de governo, em todas as áreas foram expostos. Cerca de 70 cidadãos de Ibiúna lotaram a audiência da sede da Câmara Municipal – e outra centena assistiu pela TV Câmara Online, pelo plataforma YouTube (acesso em https://www.youtube.com/channel/UCnAZoLJ4iid45bLUfRp0N-Q).

Aberta a perguntas públicas, alguns cidadãos presentes também participaram, questionando investimento e necessidades de obras e investimentos em serviços.


Assista tudo – A gravação da Audiência Pública pode ser assistida em https://www.youtube.com/watch?v=FhDpaYMrXgg./