Palestra na Câmara Municipal conscientizou sobre saúde masculina e incentivou prevenção ao câncer de próstata

por Pedro Jorge Courbassier publicado 24/11/2025 12h09, última modificação 24/11/2025 12h09
Médico Ricardo Pagrion conversou, na Câmara Municipal de Ibiúna, sobre o tema da campanha “Novembro Azul” e outros riscos e informações sobre as doenças do câncer.
Palestra na Câmara Municipal conscientizou sobre saúde masculina e incentivou prevenção ao câncer de próstata

Participantes do debate sobre saúde masculinaPalestra na Câmara Municipal conscientizou sobre saúde masculina e incentivou prevenção ao câncer de próstata

A Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna recebeu na manhã de quarta-feira, dia 19 de novembro, o médico Ricardo Pagrion. O profissional conversou com os presentes sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata, um dos que  mais atinge os homens, mote da Campanha “Novembro Azul”, que foi encampada pelo Legislativo de Ibiúna.

Além de servidores públicos concursados, assessores parlamentares, vereadores, alguns cidadãos de Ibiúna também participaram, inclusive o pai do médico.

Esse tipo de encontro já ocorreu outras vezes: em setembro, em virtude do “Setembro Amarelo”, contra a depressão e prevenção ao suicídio; e também em outubro, para o “Outubro Rosa”, de prevenção ao câncer da mama.

Todas essas iniciativas são organizadas pelo setor de Recurso Humanos da Câmara Municipal de Ibiúna, com apoio da Mesa Diretora, e visa um maior esclarecimento sobre saúde.

Campanha - Por causa do mês, outras iniciativas, como cartazes informativos e lembretes sobre a importância da prevenção, sempre na coloração azul, são vistos no prédio sede do Legislativo Municipal.


Próstata – Durante o mês de novembro, o movimento conhecido como Novembro Azul ganha destaque em todo o mundo, chamando a atenção para os cuidados com a saúde do homem e, especialmente, para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Apesar dos avanços na medicina, essa ainda é uma doença que preocupa: segundo o World Cancer Research Fund, foram registrados cerca de 1,47 milhão de novos casos de câncer de próstata em 2022, o que o coloca entre os tipos de câncer mais comuns entre os homens em escala global.

No Brasil, os números também são expressivos. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, no triênio 2023-2025, surjam 71.730 novos casos por ano, o que corresponde a um risco estimado de 67,86 casos para cada 100 mil homens. Trata-se do câncer mais incidente na população masculina, excluindo os tumores de pele não melanoma, e também o segundo que mais mata homens no país.