Palestra na Câmara Municipal nesta 4ªfeira incentiva prevenção ao câncer de próstata

por Pedro Jorge Courbassier publicado 18/11/2025 10h19, última modificação 18/11/2025 10h19
Médico Ricardo Pagrion conversará com servidores, vereadores e público em geral interessado sobre o tema da campanha “Novembro Azul”. Início será às 9 horas.

A Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna vai receber nesta quarta-feira, dia 19 de novembro, às 9 horas, o médico Ricardo Pagrion. O profissional vai conversar com os presentes sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata, um dos que  mais atinge os homens, mote da Campanha “Novembro Azul”, que foi encampada pelo Legislativo de Ibiúna.

Todos estão convidados a se juntar aos servidores públicos concursados, assessores parlamentares, vereadores e outros colaboradores da Câmara.

Esse tipo de encontro já ocorreu em setembro, em virtude do “Setembro Amarelo”, contra a depressão e prevenção ao suicídio; e também em outubro, para o “Outubro Rosa”, de prevenção ao câncer da mama.

Todas essas iniciativas são organizadas pelo setor de Recurso Humanos da Câmara Municipal de Ibiúna, com apoio da Mesa Diretora, e visa um maior esclarecimento sobre saúde.

Campanha - Por causa do mês, outras iniciativas, como cartazes informativos e lembretes sobre a importância da prevenção, sempre na coloração azul, são vistos no prédio sede do Legislativo Municipal.


Próstata – Durante o mês de novembro, o movimento conhecido como Novembro Azul ganha destaque em todo o mundo, chamando a atenção para os cuidados com a saúde do homem e, especialmente, para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Apesar dos avanços na medicina, essa ainda é uma doença que preocupa: segundo o World Cancer Research Fund, foram registrados cerca de 1,47 milhão de novos casos de câncer de próstata em 2022, o que o coloca entre os tipos de câncer mais comuns entre os homens em escala global.

No Brasil, os números também são expressivos. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, no triênio 2023-2025, surjam 71.730 novos casos por ano, o que corresponde a um risco estimado de 67,86 casos para cada 100 mil homens. Trata-se do câncer mais incidente na população masculina, excluindo os tumores de pele não melanoma, e também o segundo que mais mata homens no país.