Policial militar bombeiro recebe Moção de Aplausos

por pedro — publicado 15/08/2023 13h07, última modificação 15/08/2023 13h07
Homenagem ao soldado Rafael Henrique Jommertz, de autoria do vereador Aladim Amaro, foi motivada pelo reconhecimento e contribuição à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros de Ibiúna.

A Sessão Legislativa desta terça-feira, dia 15 de agosto, teve a apresentação e votação da Moção de Aplausos n° 5/2023, em homenagem ao soldado da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Rafael Henrique Jommertz. De autoria do vereador Aladim, Geraldo Flavio Amaro, em reconhecimento a contribuição do militar no cumprimento do dever junto à Polícia e ao Corpo de Bombeiros da cidade de Ibiúna

A aprovação foi unânime.

Biografia - Rafael Henrique Jommertz, o soldado PM Jommertz, nasceu na cidade de Toledo, no Paraná, em 24 de agosto de 1988, filho de Cristiane Francisca Jommertz e Fabrício Gratsch Jommertz. Tem 34 anos, sendo o filho mais velho de três irmãs: Vitória, Rafaela e Karen.

Dedicou sua vida ao serviço militar nas forças armadas no ano de 2007 e 2008, na cidade de Curitiba, atuou em operações de garantia da lei e da ordem, mas principalmente, no auxílio a desastres naturais ocorridos naquele estado.

Posteriormente, ingressou às fileiras da Polícia Militar de SP no ano de 2012, com passagens pelas cidades de Osasco, Votorantim e Ibiúna. Também trabalhou em diversas modalidades de policiamento, onde com orgulho conquistou seu braçal na CIA de Força Tática do 40°BPM/I.

Dedicado aos estudos concluiu sua pós-graduação em Segurança Pública em 2021, logo em seguida em 2022 formou-se em sua segunda pós na área de Medicina de Combate.

Este ano, o Corpo de Bombeiros do Estado São Paulo, junto da Defesa Civil, Polícia Militar e demais órgãos habilitados em desastres naturais, atuaram de maneira sólida e constante nas cidades do litoral norte, que foram atingidas pelas fortes chuvas na madrugada do dia 19 de fevereiro. Para que não houvesse a exaustão das equipes, muitos bombeiros do estado foram convocados. Sorocaba através do 15°GB enviou 17 militares à região, sendo todos voluntários com ampla experiência em tragédias climáticas.

Um destes bombeiros voluntários pertence à cidade de Ibiúna. O militar em questão é o soldado Jommertz, combatente com mais de 10 anos de profissão dedicados a carreira policial, sendo 6 deles exclusivamente ao município de Ibiúna.

O soldado fez parte de uma força tarefa do governo do Estado, com intuito de apoiar no socorro e localização das vítimas na região da barra do SAHY, em São Sebastião, litoral norte do Estrado de SP, um dos bairros mais atingidos pelo forte temporal e com a maior concentração de vítimas fatais.

No litoral, a equipe formada, trabalhou por 48 horas ininterruptas, contando com apoio de helicópteros do exército e do grupamento Águia, estes por sua vez auxiliaram na retirada das vítimas. Com apoio da sociedade civil e diversos órgãos do governo, foram distribuídas cestas básicas, produtos de higiene pessoal, medicamentos e assistência médica às famílias atingidas.

Atualmente, o militar ostenta com orgulho o brasão e o escudo do Corpo de Bombeiros de São Paulo, tendo concluído seu curso de formação na Escola Superior de Bombeiros em 2022.