População e vereadores ouvem explicações sobre as Metas Fiscais da Prefeitura de Ibiúna

por Pedro Jorge Courbassier publicado 25/09/2025 11h30, última modificação 25/09/2025 11h29
Secretários municipais apresentaram números e balancetes e explicaram sobre evolução de arrecadação e dívidas do Município, e como estão as finanças e as propostas de cada pasta.

Comandada pelo presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, vereador Carlinhos Marques, foi realizada na manhã desta quinta-feira, dia 25 de setembro, Audiência Pública sobre as Metas Orçamentárias do quadrimestre maio, junho, junho e agosto deste ano.

Secretários municipais representaram a Prefeitura. Primeiro, com a apresentação de números e balancetes pelo secretário municipal de Finanças, Agenor Pereira de Camargo. |Também apresentaram propostas e debateram com os vereadores e a população os secretários Álvaro Rodrigo (Desenvolvimento Econômico), Apollo Rolim (Segurança), Eli Valentin Viana (Administração), Jean Marcicano (Meio Ambiente), Livia Rosso Siqueira (Fazenda Municipal), Priscila Rossi (Obras) e Reginaldo Antônio (Agricultura).

Pelo lado do Legislativo Municipal, além do presidente da Comissão de Finanças da Câmara, os vereadores Carlinhos, Rodrigo Moraes, Lucas Pires, Tiago Godinho e o presidente do Legislativo, Paulinho Dias – representando os demais vereadores.

Ajudaram nos trabalhos os servidores públicos legislativos Jacira Marques Lemes Pinto, diretora de Contabilidade e Finanças; Katia Mayumi Deyama, diretora do Processo Legislativo; e Michele Ap. dos Santos Almeida, gerente de Recursos Humanos.

A população participou e, alguns presentes, fizeram questionamentos aos secretários.

Fluxo das verbas: arrecadação x dívidas – A Audiência apresentou, debateu e avaliou o cumprimento das metas fiscais do quadrimestre maio, junho, julho e agosto de 2025. Tal encontro, obedeceu ao Artigo 9º, parágrafo 4º, da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 – a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Entre as perguntas feitas pelos vereadores e pelo público presente, pedido de explicação sobre o equilíbrio entre arrecadação e gastos e principalmente sobre as dívidas e porcentagens de valores de taxas e impostos. Também se questionou velocidade dos processos de licitações, verbas para obras inacabadas e que vão ainda ser feitas, e como está o planejamento do uso de dinheiro por secretaria.

O objetivo principal era saber sobre a saúde financeira de Ibiúna e a capacidade de, ao longo do tempo, eliminar dívidas e aumentar o poder de investimentos.

Quer ver na íntegra? – A Audiência Pública, como todo encontro oficial realizado na Câmara Municipal de Ibiúna, tem arquivamento na TV Câmara Online, canal do Legislativo Municipal na plataforma YouTube (https://www.youtube.com/c/TVC%C3%A2maraIbi%C3%BAna).