Presidente da OAB Ibiúna recebe Moção de Aplausos

por pedro — publicado 09/08/2022 11h53, última modificação 09/08/2022 11h53
A autoria da propositura foi da vereadora Rozi da Farmáciam, pelos relevantes serviços prestados à cidadania e à advocacia no município.

A Sessão Legislativa da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna
desta terça-feira, dia 7 de junho, teve a apresentação e aprovação da Moção de Aplausos nº 09/2022 à advogada Luciana Pilar Bini, pelos relevantes serviços prestados à cidadania e à advocacia em Ibiúna.

A autoria da propositura foi da vereadora Rozi Aparecida Domingues Soares Machado, a Rozi da Farmácia.

Biografia

Luciana Pilar Bini Rojo Cardoso nasceu em Piedade, filha do técnico contábil Nelson Rojo (in memorian) e da professora Carmen Lucia Bini Rojo. É casada com Marcelo Atui Cardoso e mãe de Mariana Pilar Rojo Cardoso.

Cursou em Ibiúna o Ensino Fundamental na escola Professor Roque Bastos e fez magistério na escola Maria Angerami Scalamandré. Fez a Faculdade de Direito de Sorocaba (Fadi), se pós-graduando em Direito Civil pela Faculdade Legale, e em Direito Previdenciário, pela Universidade Cândido Mendes.

Aprendeu desde cedo o valor do trabalho: com 14 anos trabalhava no escritório de contabilidade do pai, onde em 1996 passou a prestar assessoria jurídica.

Desde que se tornou advogada, participa das comissões temáticas da OAB. Foi coordenadora da Comissão da Jovem Advocacia, membro da Comissão da Assistência Judiciária, coordenadora da Comissão da Assistência Judiciária, representante da OAB no Conselho Municipal da Educação.

Acreditando que poderia fazer mais pela classe, em 2015 aceitou o convite para compor uma chapa e concorrer às eleições da Subseção de Ibiúna, tendo sido vencedora, sendo reeleita em 2018 e em 2021.

Segundo a Moção de Aplausos, entre as principais realizações destacam-se a Sala da Advocacia na Sala do Juizado Especial Cível, Escritório Compartilhado na Casa da Advocacia para os advogados; promoção de cursos, palestras, grupos de estudo, para atualização da advocacia; eventos sociais, como jantares, noite da Paella, Festa Junina, Confraternização, resgate do Baile da Advocacia, entre outros, buscando a boa integração dos advogados.

Diversas ações sociais também foram promovidas pela administração de Luciana na OAB Ibiúna: campanhas com “Adoce a vida de uma criança”, Natal Solidário, ajuda para albergues e casa de repouso de idosos; continuidade do Convênio da OAB com a Defensoria Pública, para atendimento jurídico à população carente.

Uma das principais conquistas de sua gestão foi a construção da Sede própria da OAB, totalmente estruturada para atender a advocacia e os cidadãos, após mais de 35 anos da criação da Subseção de Ibiúna.

Assista - Quer ver como foi toda a sessão na íntegra? Basta acessar o canal da TV Câmara Online, do Legislativo Municipal na plataforma Youtube.