Representantes da Secretária de Saúde expõem números, ações e debatem problemas e soluções para a gestão da Saúde Pública de Ibiúna

por Pedro Jorge Courbassier publicado 25/09/2025 14h48, última modificação 25/09/2025 14h48
Audiência Pública realizada na Câmara Municipal mostrou quantidade e qualidade de atendimentos feitos pela rede municipal nos quadrimestre maio-junho-julho-agosto/2025. Vereadores e população questionaram a qualidade do serviço prestado.

Comandada pelo vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, vereador Tiago Godinho, foi realizada no fim da manhã desta quinta-feira, dia 25 de setembro, Audiência Pública sobre a gestão do Sistema Único de Saúde do Município de Ibiúna, referente ao quadrimestre de maio a agosto deste ano.

Quem representou a Prefeitura, apresentou números e respondeu as indagações dos vereadores foram representantes da Secretaria Municipal de Saúde. O secretário municipal de Saúde, Caio Dolfini, não compareceu. Ele foi representado por servidores, diretores de divisões e outros setores da área, bem como membro representante do Conselho Municipal de Saúde.

Também estiveram presentes no plenário da Câmara, observando os números apresentados e fazendo seus questionamentos, os vereadores Francine Bello, Lucas Pires, Carlinhos Marques, Rodrigo Moraes e o presidente da Câmara, Paulinho Marques.

Como foi – Os gestores da pasta da Saúde apresentaram à Comissão de Educação, Saúde, Assistência Social e Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal relatório detalhado com as seguintes informações: Montante e fonte dos recursos aplicados no período; oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada, cotejando esses dados com os indicadores de saúde da população em seu âmbito de atuação; informações previstas no Relatório de Gestão do SUS (Sistema Único de Saúde) e Relatório Resumido de Execução Orçamentária.

Vereadores perguntam – Falta de medicamentos e insumos e a questão de quantidade e validade desses remédios; condição atual da estrutura do prédio do Hospital Municipal e de outra unidades de saúde em Ibiúna; qual valor para melhorá-lo e se há orçamento e planejamento para essa ações; falta de profissionais, principalmente em especialidades e perspectivas de contratação; demora no atendimento de exames, como ultrassonografia; condição do Centro Odontológico; entre outros.


Público participou –
A população também pode fazer questionamentos.


Quer ver na íntegra? –
A Audiência Pública, como todo encontro oficial realizado na Câmara Municipal de Ibiúna, tem arquivamento na TV Câmara Online, canal do Legislativo Municipal na plataforma Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=seoCITmU_5A).