Saúde é tema de Audiência Pública na Câmara Municipal

por pedro — publicado 25/05/2023 15h39, última modificação 25/05/2023 15h39
Encontro mostrou números e tipos de atendimentos feitos pela rede pública municipal nos últimos quatro meses, respondendo, com equipe técnica, questões sobre o serviço prestado e possibilidades de melhorias.

Comandada pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, vereador Walmir Bortolotto Júnior, foi realizada nesta quinta-feira, dia 25 de maio, Audiência Pública sobre a gestão do Sistema Único de Saúde do Município de Ibiúna, referente ao quadrimestre janeiro, fevereiro, março e abril deste ano.

Quem representou a Prefeitura, apresentou números e respondeu a maioria das indagações dos vereadores foi o secretário municipal de Saúde, Valdir Messias de Almeida. Ele contou com apoio de servidores municipais, como a secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Flávia Adad Denardi; da veterinária da Zoonoses, Nayla Fernanda de Freitas; da diretora do Centro de Especialidades, Márcia Matos; da coordenadora das UBSs Rurais, Fabiana Rodrigues Camargo da Silva; da responsável pelo Posto de Saúde Central, Neusa Alves dos Santos; entre outros profissionais da Saúde Pública.

Também estiveram presentes no plenário da Câmara, observando os números apresentados e fazendo seus questionamentos, vereadores membros da Comissão de Saúde da Câmara, Fausto Dourado e Luiz Fernando Piu; dos vereadores Naldo Firmino (presidente da Câmara de Ibiúna), Rozi da Farmácia, Aladim Geraldo Amaro, Lino Junior e Volnei Galvão; e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Levi Cardoso de Oliveira.

Como foi – Os gestores da pasta da Saúde apresentaram à Comissão de Educação, Saúde, Assistência Social e Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal relatório com informações sobre: montante e fonte dos recursos aplicados no período; oferta, número de atendimentos e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada e o Relatório de Gestão do SUS (Sistema Único de Saúde), mais o Relatório Resumido de Execução Orçamentária, nos termos do Decreto Federal nº 7827, de 16 de outubro de 2012.

Perguntas dos vereadores– Entre os questionamentos feitos pelos vereadores presentes estão temas como denúncias sobre cirurgias não realizadas mas pagas, jornada dupla de profissionais da enfermagem, adequação ao Piso Nacional desta categoria, possibilidade e prazos para reformas e melhorias dos prédios sedes dos serviços de saúde do município, cirurgias eletivas – com destaque para a alta quantidade necessária nas áreas de gastro e oftalmologia -, se o Centro Odontológico tem alvará e quando passará a ter, o trabalho feito pelas vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, o projeto de castração canina a ser realizado pela Unidade Móvel da Zoonose, o transporte de pacientes e a logística para levar deficientes físicos, a reforma do Pronto Socorro Infantil, entre outros.

Quer ver na íntegra? – A Audiência Pública, como todo encontro oficial realizado na Câmara Municipal de Ibiúna, tem arquivamento na TV Câmara Online, canal do Legislativo Municipal na plataforma Youtube (www.youtube.com/channel/UCnAZoLJ4iid45bLUfRp0N-Q).