Secretário explica aos vereadores gestão da Saúde Publica

por pedro — publicado 26/05/2022 15h09, última modificação 26/05/2022 15h09
Audiência Pública mostrou números quantidade e qualidade de atendimentos feitos pela rede municipal nos últimos quatro meses, respondendo, com equipe técnica, questões sobre o serviço prestado.

Comandada pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, vereador Lucas Viera Ruivo Borba/Lucas do SAMU, foi realizada no fim da manhã desta quinta-feira, dia 26 de maio, Audiência Pública sobre a gestão do Sistema Único de Saúde do Município de Ibiúna, referente ao quadrimestre janeiro, fevereiro, março e abril deste ano.

Quem representou a Prefeitura, apresentou números e respondeu as indagações dos vereadores foi o secretário municipal de Saúde, Valdir Messias de Almeida. Ele contou com apoio de servidores municipais, como a secretária municipal adjunta dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Márcia Aparecida Geromine; da veterinária da Zoonoses, Nayla Fernanda de Freitas; e da diretora do Centro de Especialidades, Márcia Natos, entre outros profissionais.

Também estiveram presentes no plenário da Câmara, observando os números apresentados e fazendo seus questionamentos o vereador membro da Comissão de Saúde da Câmara, Aladim Geraldo Amaro; e os vereadores Luiz Fernando Piu, Lino Junior, Naldo Firmino, Paulinho Dias e dr. Walmir; e o membro do Conselho Municipal de Saúde, Levi Cardoso de Oliveira.

Como foi – Os gestores da pasta da Saúde apresentaram à Comissão de Educação, Saúde, Assistência Social e Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal relatório detalhado com as seguintes informações:

- montante e fonte dos recursos aplicados no período;

- auditorias realizadas ou em fase de execução no período e suas recomendações e determinações;

- oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada, cotejando esses dados com os indicadores de saúde da população em seu âmbito de atuação;

- informações previstas no Relatório de Gestão do SUS (Sistema Único de Saúde) e Relatório Resumido de Execução Orçamentária, nos termos do Decreto Federal nº 7827, de 16 de outubro de 2012.

Vereadores perguntam – Os contratos dos prestadores de serviços e a condição atual dos postos de saúde, bem como do prédio e equipamentos do Hospital Municipal, a reforma e a manutenção de UBSs e postos de saúde, o andamento de licitações para a área da saúde, a distribuição de medicamentos, a chegada de novas ambulâncias foram alguns dos temas mais recorrentes nas perguntas feitas pelos vereadores.

Também houve questionamentos sobre continuidade de parceria com tratamento de equoterapia e de um possível aumento na quantidade e qualidade de exames laboratoriais e na melhoria dos veículos usados para transporte de pacientes.

Público participou - Cidadãos presentes e pela internet puderam participar. O veterinário Lucas, presente no local, fez pergunta sobre vacinas da Zoonoses. Obtendo a reposta dos técnicos da Secretaria de Saúde.

Quer ver na íntegra? – A Audiência Pública, como todo encontro oficial realizado na Câmara Municipal de Ibiúna, tem arquivamento na TV Câmara Online, canal do Legislativo Municipal na plataforma Youtube (www.youtube.com/channel/UCnAZoLJ4iid45bLUfRp0N-Q).