Secretário explica gestão da Saúde Pública

por Pedro Jorge Courbassier publicado 29/02/2024 14h17, última modificação 29/02/2024 14h17
Audiência Pública mostrou números e qualidade de atendimentos feitos pela rede municipal nos últimos quatro meses de 2023 e respondeu questões sobre a qualidade do serviço prestado, com perguntas feitas pelos vereadores e população.

Comandada pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, vereador Fausto dourado, foi realizada no fim da manhã desta quinta-feira, dia 29 de fevereiro, Audiência Pública sobre a gestão do Sistema Único de Saúde do Município de Ibiúna, referente ao quadrimestre setembro, outubro, novembro e dezembro de 2023.

Quem representou a Prefeitura, apresentou números e respondeu as indagações dos vereadores foi o secretário municipal de Saúde, Valdir Messias de Almeida. Ele contou com apoio dos servidores como do a secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Flavia Adad Denardi; do conselheiro municipal de Saúde, Levi Cardoso de Oliveira; da diretora do Centro de Controle de Zoonoses, veterinária Nayla Fernanda de Freitas Batista; da responsável pelo CRAS, Daniela Barreto de Lima; entre outros servidores da Saúde.

Também estiveram presentes no plenário da Câmara, observando os números apresentados e fazendo seus questionamentos os vereadores membros da Comissão de Saúde da Câmara, vereadores Luiz Fernando Piu e Aladim Geraldo Amaro; dos vereadores Naldo Firmino, Volnei Galvão e Rozi da Farmácia.

Como foi – Os gestores da pasta da Saúde apresentaram à Comissão de Educação, Saúde, Assistência Social e Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal relatório detalhado com as seguintes informações:

- montante e fonte dos recursos aplicados no período;

- oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada, cotejando esses dados com os indicadores de saúde da população em seu âmbito de atuação;

- informações previstas no Relatório de Gestão do SUS (Sistema Único de Saúde) e Relatório Resumido de Execução Orçamentária.

Vereadores perguntam – Atrasos no pagamento dos contratos dos prestadores de serviços, falta de medicamentos e insumos, condição atual dos postos de saúde que apresentam problemas como goteiras, postos de saúde em construção foram alguns dos assuntos questionados na audiência.

Também houve perguntas sobre transporte de pacientes para centro de especialidades, coleta e transporte de exames clínicos, falta de fonoaudiólogos.

Público participou –
A população também pode fazer questionamentos.

Quer ver na íntegra? –
A Audiência Pública, como todo encontro oficial realizado na Câmara Municipal de Ibiúna, tem arquivamento na TV Câmara Online, canal do Legislativo Municipal na plataforma Youtube (www.youtube.com/channel/UCnAZoLJ4iid45bLUfRp0N-Q).