Sessão tem requerimentos por melhoria na coleta de lixo, limpeza em ônibus e manutenção de vias

por pedro — publicado 24/10/2023 13h05, última modificação 24/10/2023 13h05
Ofícios que pedem ou exigêm informações ou providências para algum departamento, órgão ou instituição serão encaminhados à Prefeitura e empresa de transporte urbano. Sessão também aprovou dois projetos de lei.

A Sessão Legislativa desta terça-feira, dia 24 de outubro, na Câmara Municipal de Ibiúna, teve aprovação de dois projetos de lei, um que aprova extensão de logradouro público (rua) no bairro Capão Grande (PL 328/23) e outro que regulamenta no município Lei Federal sobre Conduta de Dados Pessoais (PL377/23). Mas foram o requerimentos - que são modalidade de texto utilizado para fazer um pedido ou uma exigência para algum departamento, órgão ou instituição – que marcaram a maior parte do tempo do encontro no Legislativo Municipal.

O presidente da Câmara, vereador Naldo Firmino, requereu à Prefeitura se houve diminuição e alteração em intinerário na coleta de lixo. Segundo Naldo, recebeu reclamação da população sobre uma diminuição no serviço de coleta.

O presidente da Câmara também pergunta à empresa Raposo Tavares, responsável pelo transporte público em Ibiúna, o motivo da falta de limpeza e manutenção nos veículos. Também segundo a população usuária, os ônibus encontram-se sujos, muitas vezes com lixo até nos bancos.

Naldo Firmino também questionou a Prefeitura sobre a conclusão da ligação para coleta e tratamento de esgoto que sai do prédio da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Vargem do Salto. O vereador lembrou que no mês passado houve encontro entre ONGs, Sabesp e secretários municipais, que se comprometarema a executar a obra até esta semana. O objetivo é melhorar o saneamento básico dos recuros hídricos da região.

Indicações – A vereadora Rozi da Farmácia indicou à Prefeitura mudança de local onde fica uma caçamba para depósito de lixo, que atualmente atrapalha uma residência na rua José Bonifácio, região central, que poderia ser deslocada para trecho da rua sem residência.

Naldo Firmino indicou manutenção em vias e calçadas que, em estado ruim, atrapalha os moradores e veículos que passam no loteamento São Marcos, região do Rio de Una.

A próxima Sessão Legislativa será dia 31 de outubro, a partir das 9h30, contra transmissão da TV Câmara Online, pelo YouTube, onde também podem ser assistidos todos os encontros oficiais realizados pela Câmara Municipal de Ibiúna.