Vereadores destinam mais recursos para endoscopias

por Pedro Jorge Courbassier publicado 02/05/2024 11h45, última modificação 02/05/2024 13h22
Demanda do exame que detecta doenças graves, como câncer, é grande em Ibiúna. Verbas de emendas parlamentares vão ajudar a agilizar atendimentos.

A Saúde Pública de Ibiúna teve grandes conquistas nas duas últimas sessões legislativas. Sempre preocupados com o tema e sensibilizados com o recente acúmulo de pacientes com necessidade de realização de exames de endoscopia, os vereadores fizeram acordo e encontraram solução para destinar verba para agilizar os exames.

Foram alteradas finalidades de recursos de emendas parlamentares impositivas e que vão – após as medidas legislativas - ser destinados para a contratação de prestadora de serviço médico na realização das endoscopia e compra de equipamento para que o próprio Hospital Municipal possa aumentar o atendimento.

Na Sessão do dia 23 de abril, o PLO (Projeto de Lei Ordinária) nº 420/24, de autoria do presidente da Câmara, vereador Lino Junior, foi aprovado por unanimidade, em parceria com o vereador Lucas Borba, que originalmente seria destinada à compra de materiais permanentes à Saúde Pública e agora serão encaminhadas à contratação de empresa para realização de endoscopias. Foram destinados R$ 100 mil, da emenda do vereador Lino Junior.

Já na Sessão do dia 30, outra aprovação unânime para abertura de crédito no orçamento deste ano, com os projetos de lei ordinária números 426 e 427, nos quais emendas parlamentares impositivas do vereador Devanil da Ressaca, no valor de R$ 100 mil, fossem redirecionadas para a contratação de empresa para agilizar a realização de exames endoscópicos.

Mais investimentos - E, juntando-se a essa, houve aprovação de emenda do vereador Lucas do Samu que também destina recursos para os exames de endoscopia, no valor R$ 60 mil.

Somando todos os recursos acordados pelos vereadores, a Prefeitura terá à disposição R$ 260 mil para agilizar a realização de exames de endoscopia.

Segundo o texto da PLO, uma outra parte da verba será para compra de equipamento para realização de cirurgias no Hospital Municipal.

Situação/números do município - “Recurso muito importante e bem-vindo para a Saúde. Atenderá a necessidade da Central de Vagas de baixar a fila de espera, assim como, atenderá a necessidade, de usuários, do diagnóstico, por vezes decisivos para o tratamento de possível câncer”, explica a coordenadora interina da Central de Vagas da Saúde Pública de Ibiúna, Ione de Almeida Lima.

Ione Lima informou que há, neste momento (dia 3 de maio), 641 pacientes esperando a realização de exames e que a média deste tipo de atendimento no município, atualmente, é de 40 por mês.

“Conseguimos trabalhar para dar mais vazão ao atendimento. E, mais importante, manter esses pacientes em Ibiúna, pois muitas vezes tínhamos que esperar liberar vagas em outros município e transportá-los, o que é mais complicado. Uma vitória da Saúde Pública de Ibiúna!”, comemorou o presidente da Câmara, Lino Junior.