Notícias
Boas festas e excelente 2026!
Por meio do Ato da Mesa Diretora foi decretado ponto facultativo entre os dias 19 de dezembro deste ano e 4 de janeiro do próximo. Por causa de reformas no prédio sede da Câmara, também foi decretado ponto facultativo nos dias 5 e 6 de janeiro, para execução de obras.
Assim, as atividades técnicas e de assessoria da Câmara voltam a funcionar no dia 7 de janeiro de 2026, a partir das 8 horas.
O expediente na Casa Legislativa vai até às 17 horas.
A primeira sessão com presença dos vereadores está marcada para o dia 3 de fevereiro.
Mensagem - “Desejamos a todos os ibiunenses excelentes festas, um Natal abençoado, com muita saúde e benção para o próximo ano.” Esta é a mensagem é do presidente da Câmara neste 2025, que se despede, vereador Paulinho Dias.
Os funcionários da Câmara também desejam muita paz, saúde e alegria a todos que nos acompanham nesta nossa página digital. Feliz 2026!
Câmara de Ibiúna apoia Campanha Dezembro Vermelho
A Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna apoia institucionalmente a Campanha Dezembro Vermelho, uma iniciativa nacional de conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis e Aids, focando em prevenção, assistência e direitos, com o objetivo de combater o estigma e a discriminação.
Visando a conscientização, o Departamento de Recursos Humanos (RH) da Câmara encaminhou aos seus colaboradores instruções para promover a segurança durante o ato, o chamado “sexo seguro”, incentivando o uso de camisinha e outros utensílios de proteção.
Também informou que há acesso à testagem e tratamento, destacando temas como "Nascer sem HIV e Viver sem Aids" para a eliminação da transmissão vertical.
A intenção do RH – como um todo, da campanha nacional – é democratizar o acesso a informações sobre ISTs, formas de contágio e métodos de proteção, como testes rápidos. Também visa lutar contra o estigmas e preconceitos e a discriminação contra pessoas vivendo com HIV/Aids, promovendo a inclusão.
Várias conscientizações – Não é a primeira campanha relacionada à Saúde promovida pelo RH da Câmara Municipal de Ibiúna. Em setembro, houve o “Setembro Amarelo”, que luta contra a depressão e prevenção ao suicídio. Em outubro, o momento foi para o “Outubro Rosa”, de prevenção ao câncer da mama. E, no “Novembro Azul”, a conversa com um médico foi para tirar dúvidas e ajudar na prevenção ao câncer de próstata.
Sede da Câmara de Ibiúna recebe homenagem a educadores
A sede Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna recebeu no início da noite desta quarta-feira, dia 10 de dezembro de 2025, uma solenidade em homenagem a educadores municipais: o “Prêmio Boas Práticas Pedagógicas da Educação”.
A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Ibiúna reuniu os educadores de Ibiúna para uma homenagem de reconhecimento a que realizou, durante o ano, trabalho de excelência, que fortalece a Educação.
Foram premiados 63 professores de segmentos como Educação Infantil, Ensino Fundamental, Atendimento Educacional Especializado e de Educação Física; além de seis gestores escolares e 19 professores que se aposentaram neste ano.
Entregaram os troféus da premiação o prefeito Mário Pires; o secretário municipal da área, Sebastião Latarulo; e o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulinho Dias.
Sessão fecha ano legislativo com análise de 24 projetos de lei
A Sessão Legislativa da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, realizada nesta terça-feira, dia 9 de dezembro, a última do ano legislativo – e por isso, teve a discussão e votação de 24 projetos de lei: apenas um foi rejeitado. Um deles é o que atualiza a Unidade a Unidade Fiscal do Município, a UFMI, índice que baliza os valores a serem pagos à Prefeitura.
Segundo o teor enviado pelo Poder Executivo, os artigos da lei atualizam da UFMl para o exercício de 2026 (entra em vigo em 1º de janeiro), com acréscimo percentual de 4,68%, correspondente ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo/taxa de inflação) acumulado até outubro de 2025, medido pelo IBGE; e vai ser fixado em R$ 98,27.
Iluminação e videomonitoramento – Um outro projeto do Executivo gerou muito debate foi o que autoriza, após nova regulamentação de lei federal, a Prefeitura a usar um porcentual da CIP, taxa de Custeio da Iluminação Pública, para ampliar o videomonitoramento das câmaras de segurança no município. Os vereadores Francine Bello e Lucas Pires foram contra, alegando que a arrecadação da CIP deve, em primeiro lugar, a acertar os problemas da iluminação pública de Ibiúna, não discordando do investimento em segurança, via monitoramento. Os demais vereadores, que votaram a favor, também destacaram a situação, digamos, não exemplar da iluminação – segundo o líder do governo, vereador Carlinhos Marques, espera-se a conclusão de uma licitação para arrumar as lâmpadas e ampliar a rede – mas que também seria útil gerar recursos para o videomonitoramento.
Rejeitado – O Projeto de emenda à Lei Orgânica nº 02/2025, de autoria do vereador Rodrigo Moares, que estabelecia porcentagem maior do orçamento para ser destinado a emendas parlamentares impositivas, foi derrotado por um voto: 8 x 7. A base do governo se fez atuante e barrou a iniciativa.
PPA com redação final – Uma importante aprovação unânime foi da redação final do PPA, o Plano Pluri Anual, que estabelece as diretrizes orçamentárias para Ibiúna nos próximos quatro anos
Melhoras p/ educação e saúde – A vereadora Francine Bello teve aprovado três projetos de lei: um que obriga a rede pública de saúde do município a realizar teste de saúde da glicemia (para saber se há diabetes) em crianças de 0 a 6 anos, 11 meses e 29 dias.
Outra aprovação é a lei que institui e regulamenta o “Projeto Escola Segura”, prevendo cursos, certificações e capacitações semestrais aos agentes escolares, para tentar coibir ou diminuir os casos de abusos sexuais.
E também o PLO que dispõe sobre o direito de crianças e adolescentes vítimas de abuso ou exploração sexual à prioridade no atendimento psicológico na rede municipal de saúde do Município de Ibiúna.
Sinalização no trânsito – O vereador Lucas Pires teve aprovado o PLO nº 112/25, que “dispõe sobre a padronização de todos os equipamentos de sinalização de trânsito, temporários e permanentes, e define que, no caso dos equipamentos temporários, seja impressa uma identificação exclusiva, e dá outras providências.”
Reajuste funcionalismo – Foi aprovado o Projeto de Lei Complementar (PCL) nº 177/25 que faz a “Revisão Geral de Vencimentos” do funcionalismo público municipal. O reajuste salarial da inflação foi calculado e será de 4,68%.
IPTU – Também foi aprovada (10 votos favoráveis, 4 contrário e 1 ausência) autorização para a Prefeitura atualizar o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano. Na mensagem do projeto ainda não há porcentuais ou valores, que serão definidos posteriormente pelo Poder Executivo.
Dia do Rock – O PLO nº 184/25, de autoria do vereador Paulinho Dias, institui o Dia do Rock no município. Segundo o autor, a iniciativa fomenta a cultura do município.
Consema – O PLO nº 187/25 traz novas regulamentações ao Conselho de Gestão do Fundo Municipal de Alimentação, o Consema. A iniciativa do Poder Executivo visa garantir mais recursos, principalmente do Governo Estadual, para aumentar as ações governamentais na área.
Os demais projetos regularizam ruas e logradouros em Ibiúna.
Próxima em 2026 – A próxima Sessão Legislativa será em 3 de fevereiro de 2026. Todas os encontros realizados no Legislativo Municipal podem ser assistidos na íntegra na TV Câmara Online (plataforma YouTube), em https://www.youtube.com/c/TVC%C3%A2maraIbi%C3%BAna/.
Últimas homenagens do ano foram para presidente do Conseg e misses infantis ibiunenses que brilharam no Miss SP
A Sessão Legislativa da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, realizada nesta terça-feira, dia 9 de dezembro, teve a discussão e votação de vários projetos (ver texto a parte em nosso site) e também as últimas homenagens do ano.
Foram apresentadas e aprovadas duas Moções de Aplausos, além da entrega de placa a empresários que receberam a mesma honraria, aprovada em agosto.
Presidente Consegue – A primeira homenagem foi apresentada pelo vereador Charles Guimarães, ao engenheiro Marcelo Zambardino, presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Ibiúna, o Conseg Ibiúna.
O texto apresentado considera “que o senhor Marcelo Zambardino conheceu o Conseg-Ibiúna em 2009, por meio de convite do então Sargento PM Carnevale, passando desde então a participar assiduamente das reuniões mensais do Conselho; e que, em 2011, foi eleito pela primeira vez seu presidente, iniciando um trabalho voluntário de extrema relevância para o município de Ibiúna, sempre atuando com dedicação, responsabilidade e espírito comunitário.”
O vereador Charles lembrou que, “ao longo de mais de 15 anos à frente do Conseg-Ibiúna, Marcelo Zambardino manteve-se continuamente reeleito, conduzindo o Conselho com compromisso e zelo, participando das eleições bienais e sempre constituindo chapas de diretoria engajadas e atuantes.”
Misses “mirins” – Já o vereador Carlinhos Marques apresentou homenagem às bem sucedidas representantes de Ibiúna no “Concurso Miss São Paulo Teen”, realizado
no Clube Bonfim de Campinas/SP, em 1º de junho de 2025.
O texto considera “que o Concurso de Miss é um dos mais importante e completo do Estado de São Paulo, e surgiu da necessidade de um concurso de miss estadual que melhor atendesse aos anseios de candidatas e familiares, com as candidatas sendo tratadas de maneira igualitária, com muito carinho e respeito; voltado para a inserção das candidatas no universo publicitário, da moda, bem como o da interpretação.”
As homenageadas – As crianças de Ibiúna homenageadas foram: Poliana Rocha, que conquistou o prêmio de 1ª Princesa Mirim; Lorrany Rosa dos Reis, prêmio de 1ª Princesa Infantil; Stefhani Vitória Flávio Rodrigues, 2ª Princesa Infantil; Tayna Vieira Rapuci, prêmio de Miss Infantil; e Camila Emauella Flávio Rodrigues, que conquistou o prêmio Miss Pré Teen.
Destaque empresarial – Também na Sessão Legislativa desta terça-feira teve a entrega de Moção de Aplausos, votada e aprovada em agosto, à empresa BM Piscinas Ltda. pela relevante conquista do título de "Maior Revendedor de Vinil Sodramar em Nível nacional."
Confira agenda para o recesso de começo de ano da Câmara Municipal de Ibiúna
A Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna realizou no dia 9 de dezembro, a última Sessão Legislativa do ano de 2025. Pode ser revista pela TV Câmara Online, acessando a plataforma YouTube, em: https://www.youtube.com/c/TVCâmaraIbiúna.
E depois? – Após a Sessão, os trabalhos na Câmara Municipal seguem normalmente, com os servidores dando andamento aos processos legislativos os assessores parlamentares atendendo as demandas da população e os vereadores visitando os bairros e conferindo os locais em que a população reclama melhorias, bem como indo aos devidos órgãos públicos atrás de informações.
| O dia 18 de dezembro será o último com o expediente na Câmara (das 8h Às 17h). |Após esta data haverá um recesso para as comemorações natalinas/fim de ano. O expediente volta ao normal no dia 7 de janeiro de 2026. |
|---|
Entre os dias 2 e 6 de janeiro de 2026 a Câmara ficará fechada (apenas o serviço básico será mantido - ponto facultativo) pois obras no prédio serão executadas.
A partir do dia 7 de janeiro o expediente volta ao normal, com a Câmara funcionando das 8h às 17.
Aprovados recebimentos de emendas parlamentares federais e estaduais para gestão da saúde de Ibiúna
A Sessão Legislativa da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, realizada nesta terça-feira, dia 2 de dezembro de 2025, teve a discussão e votação de quatro projetos que versão sobre emendas parlamentares, aquelas que são destinadas por membros do Poder Legislativo, como deputados federais, estaduais e vereadores.
Os PLOs (Projeto de Lei Ordinária) nºs 180, 181 3 182/2025 acatam recebimento desse repasse – alteram metas e diretrizes do PPA (Plano Pluri Anual) e abre crédito adicional ao orçamento – à área da Saúde Pública do município e que são originárias de deputados federais e estaduais. Apenas o PLO181 é que destina valores à manutenção do abrigo/lar “Casa Santa Rita”, que abriga idosos.
Já o PLO 179/25, alterou destino de emenda impositiva do ex-vereador Walmir Bortoletto Junior.
Indicações – Os vereadores Francine Bello, Lucas do Samu, Charles Guimarães, Rodrigo Moraes e Abel do Cupim ocuparam a tribuna e solicitaram providências à Prefeitura em vários bairros de Ibiúna. Entre as indicações, a maioria é para manutenção, desde limpeza, tapa buracos e sinalização, de ruas e estradas; melhoria nos prédios/instalações/estrutura dos prédios escolares e também limpeza de bueiros.
Alunos dos 4º e 5º anos da Escola Municipal do bairro Góes conhecem a Câmara Municipal e pedem, na tribuna, melhorias para o bairro
A Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna recebeu na manhã desta segunda-feira, dia 1º de dezembro de 2025, 36 estudantes doa 5ºs anos da Escola Municipal “Joana Maria de Góes”, localizada no bairro dos Góes. Foram recepcionados pelo presidente da Casa, vereador Paulinho Dias e assessores parlamentares.
Acompanharam a visita das crianças, estavam a coordenadora Kelli Pedroso; as professoras Débora, Gina e Milena; e os colaboradores Jéssica e Ezequiel.
Pedido de melhorias - Os alunos – com média de idade de 10 anos - conheceram algumas instalações do prédio, como o plenário – onde simularam a votação para a escolha da Mesa Diretora; também uma Sessão Legislativa, sentando-se nas cadeiras dos vereadores – e foram até à tribuna pedir melhorias para o município, como asfalto, áreas de lazer e iluminação pública melhor.
O presidente Paulinho Dias tem oficializado os pedidos feitos pelos estudantes das várias escolas que visitam a Câmara para encaminhá-los ao Poder Executivo (Prefeitura).
Estudantes do Capim Azedo conhecem a Câmara Municipal e pedem, na tribuna, melhorias para o bairro
A Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna recebeu na manhã desta sexta-feira, dia 28 de novembro de 2025, 50 estudantes doa 5ºs anos da Escola Municipal “Professor Calil Rahal Neto”, localizada na região no bairro Capim Azedo. Foram recepcionados pelo presidente da Casa, vereador Paulinho Dias e assessores parlamentares.
Acompanharam a visita das crianças, estavam a diretora Érica Machado; a vice-diretora, Aline; e as professoras Renata, Aline, Simone e Ivani.
Pedido de melhorias - Os alunos – com média de idade em 10 anos - conheceram algumas instalações do prédio, como o plenário – onde simularam a votação para a escolha da Mesa Diretora; também uma Sessão Legislativa, sentando-se nas cadeiras dos vereadores – e foram até à tribuna pedir melhorias para o município, como asfalto, áreas de lazer e “troca do cardápio da merenda para churrasco e pizza”.
O presidente Paulinho Dias tem oficializado os pedidos feitos pelos estudantes das várias escolas que visitam a Câmara para encaminhá-los ao Poder Executivo (Prefeitura).
Escolas são bem-vindas - “Esse é um projeto que já teve no passado e que estamos retomando, cujo objetivo é trazer nossas crianças, que são nosso futuro, para conhecer a Câmara e o trabalho dos vereadores. Quem sabe um deles se inspire para se tornar um importante homem público brasileiro”, explicou Paulinho Dias, que falou aos alunos sobre a importância de, desde cedo, saber a importância da política na vida da população.
“Foi maravilhoso! Os estudantes adoraram interagir e conhecer o Legislativo. Foi muito educativo”, comentou a diretora Érica Machado.
Audiência Pública sobre nova legislação sobre ‘Perturbação do Sossego Público’ movimentou Câmara de Ibiúna
A Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna realizou nesta quarta-feira, dia 26 de novembro, em sua sede, Audiência Pública para debater e receber sugestões para uma nova legislação do tema “Não Perturbação do Sossego Público”, que vai tratar dos níveis, horários e permissões para barulhos.
A solicitação da audiência, aprovada pelo presidente da Câmara, vereador Paulinho Dias, foi do presidente da Comissão de Justiça e Redação da Câmara de Ibiúna, vereador Lucas Pires – que foi quem conduziu os trabalhos.
Também estiveram presentes os vereadores Dito Santos, Charles Guimarães, Rodrigo Moares, Tiago Godinho e do presidente do Legislativo Paulinho Dias. O vice-prefeito Naldo Firmino; autoridades da segurança pública (representantes da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal); secretários municipais também estiveram presentes, bem como representantes de Conselhos Municipais; assessora de deputado federal, empresários e da população que também pode assistir ao vivo pela TV Câmara Online (YouTube).
Também compareceram os vereadores Ítalo Moreira, de Sorocaba; e Wandi Augusto, de Piedade.
Temas como festas/música ao vivo ou em aparelhos pré-gravados em bares e festas, disparo de fogos de artifício, outros tipos de perturbação do sossego público, multas e punições – entre outros - foram analisados.
“Foi muito produtivo, e uma maravilha ouvir amplas ideias, com várias visões. E, com esse grande leque de sugestões, poderemos redigir a melhor legislação possível para Ibiúna”, comentou o vereador Lucas Pires.
Reveja quando quiser - Todas as ações realizadas na Câmara Municipal são abertas à população e também podem ser assistidas na íntegra, pelo canal (YouTube) “TV Câmara Online, em https://www.youtube.com/c/TVC%C3%A2maraIbi%C3%BAna/.
Estudantes conhecem a Câmara Municipal e pedem, na tribuna, melhorias para o município
A Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna recebeu na manhã desta quarta-feira, dia 26 de novembro de 2025, 18 estudantes do 5º ano da Escola Municipal “Professora Inês Nunes Makiyama”, localizada na região central de Ibiúna. Foram recepcionados pelo presidente da Casa, vereador Paulinho Dias e assessores parlamentares.
Acompanharam a visita das crianças, a vice-diretora Fabiana e a professoras Elaine. Assessores parlamentares ajudaram no encontro.
Pedido de melhorias - Os alunos – com média de idade em 10 anos - conheceram algumas instalações do prédio, como o plenário – onde simularam uma Sessão Legislativa e formaram a Mesa Diretora e sentaram nas cadeiras dos vereadores – e foram até à tribuna pedir melhorias para o município, como asfalto e áreas de lazer.
O presidente Paulinho Dias tem oficializado os pedidos feitos pelos estudantes das várias escolas que visitam a Câmara para encaminhá-los ao Poder Executivo (Prefeitura).
Escolas são bem-vindas - “Esse é um projeto que já teve no passado e que estamos retomando, cujo objetivo é trazer nossas crianças, que são nosso futuro, para conhecer a Câmara e o trabalho dos vereadores. Quem sabe um deles se inspire para se tornar um importante homem público brasileiro”, explicou Paulinho Dias, que falou aos alunos sobre a importância de, desde cedo, saber a importância da política na vida da população.
Visitas de escolas e instituições à Câmara Municipal podem e devem ser agendadas com o Gabinete da Presidência.
Aprovado, em 1ª votação, projeto de emenda à Lei Orgânica que aumenta de 1,2% para 1,55% valor do orçamento par emendas parlamentares
A Sessão Legislativa da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna desta terça-feira, dia 25 de novembro de 2025, teve apresentação em regime de urgência especial, do Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município nº 23/2025, de autoria do vereador Rodrigo Moraes, que aumenta para 1,55% do valor do orçamento a possibilidade de solicitação e execução de emendas parlamentares impositivas. Atualmente, o valor vai até 1,2%.
Também foram votadas, em segundo turno, emendas parlamentares modificativas e impositivas para o próximo orçamento municipal.
GCM/Saúde/Correios – Três requerimentos foram apresentados. O vereador Dito Santos solicita uma nova regulamentação para a escala de trabalho e folgas dos Guardas Civis Municipais (GCMs).
Já o vereador Tiago Godinho cobrou da Secretaria de Saúde melhores e mais aprofundadas informações sobre a gestão da pasta.
Já Rodrigo de Moares solicita à Superintendência dos Correios providências e melhorias na única agência da empresa em Ibiúna, pois há reclamação quanto a poucos funcionários para atendimento e horário aberto ao público reduzido, apenas das 9h às 13h.
Indicações - Duas dezenas de indicações (sugestões de atuação à Prefeitura) foram apresentadas pelos vereadores em Sessão, sendo que melhoria em estradas e ruas (seja nivelamento, tapa buracos ou asfalto), reforma e manutenção em escolas e retirada de lixo acumulado as mais pedidas.
A próxima Sessão Legislativa será dia 2 de dezembro, a partir das 9 horas. Sempre com transmissão – e também podendo ser revistas – na “Câmara TV Online”, canal da Câmara de Ibiúna na plataforma YouTube. Acesse em https://www.youtube.com/c/TVC%C3%A2maraIbi%C3%BAna/.
Estudantes do Bairro do Colégio conhecem a Câmara Municipal
A Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna recebeu na manhã desta segunda-feira, dia 24 de novembro de 2025, 28 estudantes do 4º e 5º anos da Escola Municipal “Raimundo Vieira Bastos”, do Bairro do Colégio. Foram recepcionados pelo presidente da Casa, vereador Paulinho Dias e assessores parlamentares.
O presidente da Câmara em 2026, vereador Carlinhos Marques, e o vereador Valnei Galvão também prestigiaram a visita. Acompanharam as crianças, a vice-diretora Patrícia; e as professoras Celina (4º ano) e Nana Cristina (5º).
Pedido de melhorias - Os alunos – com idade entre 9 e 11 anos - conheceram algumas instalações do prédio, como o plenário – onde formaram a Mesa Diretora e sentaram nas cadeiras dos vereadores – e até foram à tribuna pedir melhorias para o bairro. O presidente Paulinho Dias tem oficializado os pedidos feitos pelos estudantes das várias escolas que visitam a Câmara para encaminhá-los ao Poder Executivo (Prefeitura).
Escolas são bem-vindas - “Esse é um projeto que já teve no passado e que estamos retomando, cujo objetivo é trazer nossas crianças, que são nosso futuro, para conhecer a Câmara e o trabalho dos vereadores. Quem sabe um deles se inspire para se tornar um importante homem público brasileiro”, explicou Paulinho Dias, que falou aos alunos sobre a importância de, desde cedo, saber a importância da política na vida da população.
Visitas de escolas e instituições à Câmara Municipal podem e devem ser agendadas com o Gabinete da Presidência.
Palestra na Câmara Municipal conscientizou sobre saúde masculina e incentivou prevenção ao câncer de próstata
Participantes do debate sobre saúde masculinaPalestra na Câmara Municipal conscientizou sobre saúde masculina e incentivou prevenção ao câncer de próstata
A Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna recebeu na manhã de quarta-feira, dia 19 de novembro, o médico Ricardo Pagrion. O profissional conversou com os presentes sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata, um dos que mais atinge os homens, mote da Campanha “Novembro Azul”, que foi encampada pelo Legislativo de Ibiúna.
Além de servidores públicos concursados, assessores parlamentares, vereadores, alguns cidadãos de Ibiúna também participaram, inclusive o pai do médico.
Esse tipo de encontro já ocorreu outras vezes: em setembro, em virtude do “Setembro Amarelo”, contra a depressão e prevenção ao suicídio; e também em outubro, para o “Outubro Rosa”, de prevenção ao câncer da mama.
Todas essas iniciativas são organizadas pelo setor de Recurso Humanos da Câmara Municipal de Ibiúna, com apoio da Mesa Diretora, e visa um maior esclarecimento sobre saúde.
Campanha - Por causa do mês, outras iniciativas, como cartazes informativos e lembretes sobre a importância da prevenção, sempre na coloração azul, são vistos no prédio sede do Legislativo Municipal.
Próstata – Durante o mês de novembro, o movimento conhecido como Novembro Azul ganha destaque em todo o mundo, chamando a atenção para os cuidados com a saúde do homem e, especialmente, para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Apesar dos avanços na medicina, essa ainda é uma doença que preocupa: segundo o World Cancer Research Fund, foram registrados cerca de 1,47 milhão de novos casos de câncer de próstata em 2022, o que o coloca entre os tipos de câncer mais comuns entre os homens em escala global.
No Brasil, os números também são expressivos. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, no triênio 2023-2025, surjam 71.730 novos casos por ano, o que corresponde a um risco estimado de 67,86 casos para cada 100 mil homens. Trata-se do câncer mais incidente na população masculina, excluindo os tumores de pele não melanoma, e também o segundo que mais mata homens no país.
Câmara de Ibiúna realiza Audiência Pública para debater nova lei sobre Perturbação do Sossego Público (determinar quando, onde, e que horas pode haver barulho)
A Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna vai realizar na quarta-feira, dia 26 de novembro, com início às 17 horas, em sua sede (rua Maurício Barbosa Tavares Elias, 314, Vergel do Una), Audiência Pública para uma nova redação/legislação de “Não Perturbação do Sossego, que vai tratar dos níveis, horários e permissões para barulhos
A solicitação do debate aberto ao público, aprovada pelo presidente da Câmara, vereador Paulinho Dias, foi do presidente da Comissão de Justiça e Redação da Câmara de Ibiúna, vereador Lucas Pires. Esta Comissão, que também é formada pelos vereador Rodrigo de Lima (vice-presidente) e Carlos Eduardo “Pururuca” Gomes (membro), tem como função verificar e aprovar a redação e legalidade de novas aprovações legislativas.
Assista ao vivo ou pelo YouTube - Todas as ações realizadas na Câmara Municipal são abertas à população e também podem ser assistidas ao vivo, ou na íntegra, após, pelo canal (YouTube) “TV Câmara Online, em https://www.youtube.com/c/TVC%C3%A2maraIbi%C3%BAna/.
Aprovado projeto que regulamenta atuação de flanelinhas em Ibiúna
A Sessão Legislativa da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna desta terça-feira, dia 18 de novembro de 2025, foi movimentada, tendo apresentação, debates e aprovação de projetos de lei, entre estes – em 1ª votação (são dois turnos) das emendas para o próximo orçamento municipal.
Foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 73/2025, de autoria do vereador Lucas Pires, que dispõe sobre atuação de guardadores autônomos de veículos em áreas públicas, os flanelinhas, exigindo cadastramento e identificação. A proposta agora segue para Poder Executivo.
Novos CEPs – O vereador Diltão apresentou requerimento, destinado aos Correios, pedindo esclarecimentos e formalização no uso dos novos CEPs (Código de Endereçamento Postal) para o município de Ibiúna, que era para ter começado a valer mas que, segundo o texto, tem apresentado falhas.
Indicações – Mais de duas dezenas de indicações foram apresentadas, sendo a maioria manutenção em ruas e estradas, com ações de "tapa buraco", moto-nivelamento, cascalhamento; iluminação pública, aumento e troca de lâmpadas queimadas; reforma em escolas e em campo de futebol.
A próxima Sessão Legislativa será dia 25 de novembro, a partir das 9 horas. Sempre com transmissão – e também podendo ser revistas – na “Câmara TV Online”, canal da Câmara de Ibiúna na plataforma YouTube. Acesse em https://www.youtube.com/c/TVC%C3%A2maraIbi%C3%BAna/.
Palestra na Câmara Municipal nesta 4ªfeira incentiva prevenção ao câncer de próstata
A Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna vai receber nesta quarta-feira, dia 19 de novembro, às 9 horas, o médico Ricardo Pagrion. O profissional vai conversar com os presentes sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata, um dos que mais atinge os homens, mote da Campanha “Novembro Azul”, que foi encampada pelo Legislativo de Ibiúna.
Todos estão convidados a se juntar aos servidores públicos concursados, assessores parlamentares, vereadores e outros colaboradores da Câmara.
Esse tipo de encontro já ocorreu em setembro, em virtude do “Setembro Amarelo”, contra a depressão e prevenção ao suicídio; e também em outubro, para o “Outubro Rosa”, de prevenção ao câncer da mama.
Todas essas iniciativas são organizadas pelo setor de Recurso Humanos da Câmara Municipal de Ibiúna, com apoio da Mesa Diretora, e visa um maior esclarecimento sobre saúde.
Campanha - Por causa do mês, outras iniciativas, como cartazes informativos e lembretes sobre a importância da prevenção, sempre na coloração azul, são vistos no prédio sede do Legislativo Municipal.
Próstata – Durante o mês de novembro, o movimento conhecido como Novembro Azul ganha destaque em todo o mundo, chamando a atenção para os cuidados com a saúde do homem e, especialmente, para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Apesar dos avanços na medicina, essa ainda é uma doença que preocupa: segundo o World Cancer Research Fund, foram registrados cerca de 1,47 milhão de novos casos de câncer de próstata em 2022, o que o coloca entre os tipos de câncer mais comuns entre os homens em escala global.
No Brasil, os números também são expressivos. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, no triênio 2023-2025, surjam 71.730 novos casos por ano, o que corresponde a um risco estimado de 67,86 casos para cada 100 mil homens. Trata-se do câncer mais incidente na população masculina, excluindo os tumores de pele não melanoma, e também o segundo que mais mata homens no país.
Câmara de Ibiúna recebe estudantes do Rosarial
A Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna recebeu na manhã desta segunda-feira, dia 17 de novembro de 2025, 29 estudantes do 4º e 5º anos da Escola Municipal “Ubirajara Pedroso Domingues”, do bairro Rosarial. Foram Recepcionados pelo presidente da Casa, vereador Paulinho Dias e funcionários.
Os alunos – com idade entre 9 e 11 anos - conheceram as instalações do prédio, como o plenário – onde formaram a Mesa Diretora e sentaram nas cadeiras dos vereadores; sala de reuniões, onde assistiram a um vídeo explicativo sobre como é composto e para que serve uma Câmara Municipal; o mini museu que tem no prédio, além de demais salas.
Perguntas, reivindicações e tribuna – Durante passagem pelo plenário, na qual simularam o trabalho dos vereadores, alguns alunos “pediram a palavra” e utilizaram a tribuna, local onde pediram melhorias para o bairro, como mais asfalto e mais área de lazer.
Cordel – O estudante João Marcos, de 11 anos, do 5º A, “eleito” presidente da Câmara na simulação feita aos alunos, recitou da cadeira presidencial um cordel enaltecendo Ibiúna.
Acompanharam os estudantes a gestora/diretora Cátia Marcondes, a coordenadora Luciana Marcicano, e as professoras Vânia Campos e Shirlei Leite, além de funcionários de apoio.
Vereador Charles e Museu – Durante apresentação do mini museu que há no prédio da Câmara, que contém livros, diplomas e objetos usados em décadas passada, o vereador Charles Guimarães se juntou aos estudantes, explicando para que servia, por exemplo, um fax ou um cronômetro analógico.
Sala de reuniões – O pessoal também conheceu a sala de reuniões da Câmara, onde assistiram dois vídeos didáticos sobre formação e função do Legislativo e dos vereadores.
Escolas são bem-vindas - “Esse é um projeto que já teve no passado e que estamos retomando, cujo objetivo é trazer nossas crianças, que são nosso futuro, para conhecer a Câmara e o trabalho dos vereadores. Quem sabe um deles se inspire para se tornar um importante homem público brasileiro”, explicou Paulinho Dias.
Visitas de escolas e instituições à Câmara Municipal podem e devem ser agendadas com o Gabinete da Presidência.
Alunos dos 4º e 5º anos do bairro Piratuba conhecem instalações da Câmara
A Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna recebeu na manhã desta sexta-feira, dia 14 de novembro de 2025, 31 estudantes do 4º e 5º anos da Escola Municipal "Salvador Ferreira de Campos”, do bairro Piratuba. Foram Recepcionados pelo presidente da Casa, vereador Paulinho Dias e funcionários.
Os alunos – com idade entre 9 e 10 anos - conheceram as instalações do prédio, como o plenário – onde formaram a Mesa Diretora e sentaram nas cadeiras dos vereadores; sala de reuniões, onde assistiram a um vídeo explicativo sobre como é composto e para que serve uma Câmara Municipal; o mini museu que tem no prédio, além de demais salas.
Perguntas, reivindicações e tribuna – Durante passagem pelo plenário, na qual simularam o trabalho dos vereadores, cinco estudantes pediram a palavra e utilizaram a tribuna, local onde pediram melhorias para o bairro, como mais asfalto, segurança, área de lazer e iluminação pública.
Poema - A estudante Júlia Ferreira, de 10 anos, que assumiu a presidência da Mesa Diretora, além de comandar “como adulta” os trabalho, também recitou um poema, sendo aplaudida ao final.
Acompanharam os estudantes a vice-diretora Susana Pereira da Silva, as professoras Cristiane de Almeida Lima, Isabel Cristina Zamprônio e Luciana Ulitzma e funcionários.
Escolas são bem-vindas - “Esse é um projeto que já teve no passado e que estamos retomando, cujo objetivo é trazer nossas crianças, que são nosso futuro, para conhecer a Câmara e o trabalho dos vereadores. Quem sabe um deles se inspire para se tornar um importante homem público brasileiro”, explicou Paulinho Dias.
Visitas de escolas e instituições à Câmara Municipal podem e devem ser agendadas com o Gabinete da Presidência.
Estudantes visitam Câmara de Ibiúna e até “assumem a tribuna”
A Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna viveu nesta quarta-feira, dia 12 de novembro de 2025, clima juvenil, alegre e educativo. É que cerca os alunos dos 5º ano "A" e o 5º "B" da Escola Municipal "Professora Yolanda Agostino de Lima", do bairro Vista Linda, conheceram a sede do Legislativo Municipal, sentaram no plenário, usaram a tribuna, viram os bastidores, inclusive o museu, e fizeram perguntas aos anfitriões Paulinho Dias, Dito Santos e Rodrigo Moraes, vereadores membros da Mesa Diretora.
Recepcionados pelo presidente da Casa, Paulinho Dias, os alunos – com idade média de 10 anos -, além de conhecer as instalações, assistiram a um vídeo explicativo sobre como é composto e para que serve uma Câmara e qual o trabalho dos vereadores. Também fizeram muitas perguntas.
Também estiveram presentes os representantes da escola municipal: diretora Simone, coordenadora Rita, e professores Jussara, Márcia e Ronaldo.
Escolas são bem-vindas - “Esse é um projeto que já teve no passado e que estamos retomando agora, de trazer nossas crianças, que são nosso futuro, para conhecer a Câmara e o trabalho dos vereadores. Quem sabe um deles se inspire para se tornar um importante homem público brasileiro”, explicou Paulinho Dias.
Visitas de escolas e instituições à Câmara Municipal podem e devem ser agendadas com o Gabinete da Presidência.
Aprovados projeto que concede gratuidade no transporte a estudantes de Ibiúna que vão prestar o Enem
A Sessão Legislativa da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna desta terça-feira, dia 11 de novembro de 2025, foi movimentada, tendo apresentação, debates e aprovação de quase uma dezena de projetos de lei.
Um que foi apresentado no dia, em regime de urgência – em vista do calendário estudantil em curso – foi o de autoria do presidente da Casa, vereador Paulinho Dias que concede gratuidade no transporte público a estudantes que vão fazer o Enem, o Exame Nacional do ensino Médio, espécie de vestibular e que dá acesso a universidades públicas. O projeto, se aprovado pelo Executivo, prevê que essa gratuidade ocorra apenas nos dias do exame e o estudante tem de provar que irá se deslocar a um dos locais da prova.
Isenção a motoristas – O PLO (projeto de lei ordinária) nº 026/2025, de autoria do vereador Lucas Pires, aprovado por todos os presentes, dispensa motoristas cadastrados junto a empresas operadoras de tecnologia de transporte credenciado (apps como Uber), desde que devidamente cadastrado e com identificação, tenha isenção de 30 minutos de estacionamento em locais com Zona Azul.
Painel informativo em hospital – Do mesmo vereador Lucas, o PLO nº 027/2025, também aprovado por todos, torna obrigatória a presença de painéis eletrônicos, informativos, na ala de espera/recepção do Hospital Municipal, para dar transparência, como informação por tempo de espera no atendimento.
Consciência Negra – De autoria do vereador Tiago Godinho, foi aprovada a inclusão da Semana da Consciência Negra, relativa ao dia 20 de novembro, que lembra Zumbi dos Palmares e a luta dos afro descendentes por igualdade em nosso país, no Calendário Oficial do Município de Ibiúna.
Moção de Apoio/Educadoras infantis – O vereador Carlinhos Marques apresentou – e teve aprovado – Moção de Apoio nº 032/2025 ao PL que tramita no Senado Federal, de autoria da deputada Professora Luciane Cavalcante (PSOL), que eleva as chamadas ADIs, auxiliares de desenvolvimento infantil, a ter os mesmo direitos dos profissionais do magistério, como inclusão no Piso Nacional Salarial da categoria.
Asfalto/Requerimento – O vereador Lucas Pires apresentou requerimento à Prefeitura solicitando informações contratuais do asfaltamento e tapa buracos feitos em ruas do Residencial Europa, onde, segundo o autor, há casos de esfarelamento e falta de qualidade e ele quer estudar buscar garantias e reparação.
A próxima Sessão Legislativa será dia 18 de novembro, a partir das 9 horas. Sempre com transmissão – e também podendo ser revistas – na “Câmara TV Online”, canal da Câmara de Ibiúna na plataforma YouTube. Acesse em https://www.youtube.com/c/TVC%C3%A2maraIbi%C3%BAna/.
Policiais Civis recebem homenagem na Câmara Municipal de Ibiúna
A Sessão Legislativa da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna desta terça-feira, dia 11 de novembro de 2025, teve apresentação – de autoria do vereador Rodrigo Moraes – e aprovação de Moção de Aplausos a profissionais da Polícia Civil de Ibiúna que investigaram e desbarataram uma perigosa quadrilha criminosa que assaltava casas, chácaras e comércios na região.
Homenageados - Estiveram no plenário da Câmara para receber o diploma pela homenagem os seguintes servidores públicos do setor de segurança: delegado de Polícia, Júlio César Grossi Silva; investigadores Reginaldo Pires, Rodrigo Savioli E Hermann Santos de Almirante; ao agente de investigações Bruno Mendes; ao agente de telecomunicações Norival Gonçalves; ao delegado de Polícia Sandro W. Tavares Távora representando todos os demais funcionários da Delegacia de Polícia de Ibiúna.
O teor do texto da moção apresentada diz que “Considerando que um minucioso trabalho de investigação conduzido pelo Setor de Investigações Gerais (SIG) da Delegacia de Polícia de Ibiúna culminou na desarticulação de uma perigosa quadrilha interestadual. Considerando que o grupo, originário de Minas Gerais, era especializado em roubos a residências e estabelecimentos comerciais, atuando com extrema violência e planejamento em Ibiúna e em municípios vizinhos. A operação é um marco no combate ao crime organizado na região e destaca a dedicação e o empenho dos policiais civis envolvidos. Considerando que as investigações começaram no final de 2024, quando diversos comércios e residências foram alvo dos criminosos, que agiam sempre fortemente armados, invadiam os locais, rendiam as vítimas e as mantinham em cativeiro por horas, enquanto realizavam transferências bancárias via PIX e subtraíam bens de alto valor.”
E segue “Graças à persistência e à inteligência policial, os investigadores conseguiram conectar diversos boletins de ocorrência que, a princípio, pareciam casos isolados. Assim, “a desarticulação desta quadrilha representa um alívio para a população de Ibiúna e reforça o compromisso da Polícia Civil do Estado de São Paulo com a segurança pública.”, e por isso a homenagem.
Campanha Novembro Azul: Palestra na Câmara Municipal incentiva prevenção
A Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna vai receber no dia 19 de novembro, uma quarta-feira, às 9 horas, o médico Ricardo Pagrion. O profissional vai conversar com os presentes sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata, um dos que mais atinge os homens, mote da Campanha “Novembro Azul”, que foi encampada pelo Legislativo de Ibiúna.
Todos estão convidados a se juntar aos servidores públicos concursados, assessores parlamentares, vereadores e outros colaboradores da Câmara.
Esse tipo de encontro já ocorreu em setembro, em virtude do “Setembro Amarelo”, contra a depressão e prevenção ao suicídio; e também em outubro, para o “Outubro Rosa”, de prevenção ao câncer da mama.
Todas essas iniciativas são organizadas pelo setor de Recurso Humanos da Câmara Municipal de Ibiúna, com apoio da Mesa Diretora, e visa um maior esclarecimento sobre saúde.
Campanha - Por causa do mês, outras iniciativas, como cartazes informativos e lembretes sobre a importância da prevenção, sempre na coloração azul, são vistos no prédio sede do Legislativo Municipal.
Próstata – Durante o mês de novembro, o movimento conhecido como Novembro Azul ganha destaque em todo o mundo, chamando a atenção para os cuidados com a saúde do homem e, especialmente, para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Apesar dos avanços na medicina, essa ainda é uma doença que preocupa: segundo o World Cancer Research Fund, foram registrados cerca de 1,47 milhão de novos casos de câncer de próstata em 2022, o que o coloca entre os tipos de câncer mais comuns entre os homens em escala global.
No Brasil, os números também são expressivos. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, no triênio 2023-2025, surjam 71.730 novos casos por ano, o que corresponde a um risco estimado de 67,86 casos para cada 100 mil homens. Trata-se do câncer mais incidente na população masculina, excluindo os tumores de pele não melanoma, e também o segundo que mais mata homens no país.
Estudantes do Anglo visitam Câmara de Ibiúna
A Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna viveu nesta quarta-feira, dia 5 de novembro de 2025, um clima bem alegre. É que cerca de 30 estudantes do “Infantil 4”, com idade entre 5 e 6 anos, do Colégio Anglo de Ibiúna, foram conhecer a sede do Legislativo Municipal. Ums visita foi pela manhã, outra à tarde.
Recepcionados pelo presidente da Casa, vereador Paulinho Dias, os alunos conheceram as instalações, como plenário, sala de reunião, museu e gabinetes. Também perguntaram, conheceram os servidores e assistiram um vídeo que explica a função de um vereador para a cidade.
Os estudantes, que fizeram anteriormente, na prática, atividade em sala de aula, onde aprendem sobre os poderes públicos e debateram que melhorias seriam interessantes para a cidade, estiveram acompanhados da coordenada Fernanda, do colégio, além de professores.
O vereador Lucas Pires esteve presente na visita à tarde e respondeu questionamentos das crianças.
Escolas são bem-vindas - “Esse é um projeto que já teve no passado e que estamos retomando agora, de trazer nossas crianças, que são nosso futuro, para conhecer a Câmara e o trabalho dos vereadores. Quem sabe um deles se inspire para se tornar um importante homem público brasileiro”, explicou Paulinho Dias.
Visitas de escolas e instituições à Câmara Municipal podem e devem ser agendadas com o Gabinete da Presidência.
Aprovados projetos que, na prática, visam obrigar Sabesp a arrumar ruas logo após obras e evitar que ar na tubulação interfira na conta de água
A Sessão Legislativa desta terça-feira, dia 4 de novembro de 2025, da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna teve uma dúzia de projetos debatidos e aprovados [Ver texto à parte no nosso site oficial (www.ibiuna.sp.leg.br/)], entre esses, dois do vereador Charles Guimarães – aprovados por unanimidade - que obrigam prestadores de serviço em Ibiúna a seguir uma nova regulamentação.
Ambos devem impactar a Sabesp, a empresa que fornece abastecimento de água ao município.
O Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 160/25 visa instalar eliminadores de ar nas tubulações do sistema de abastecimento de água – que passam pelos hidrômetros – dos consumidores da Sabesp, no município. A lei agora segue para sanção do Poder Executivo.
Já o PLO nº 161/25, exige obrigatoriedade na recomposição do leito de vias públicas (asfaltar/tapar buracos em ruas) por concessionárias de serviços públicos, após executar obra no município, estabelecendo prazo. A intenção do autor é que, por exemplo, uma Sabesp não demore muitos meses – ou até anos – de restaurar o asfalto onde houve uma intervenção da empresa.
A próxima Sessão Legislativa está marcada para dia 11 de novembro, terça-feira, a partir das 9 horas. Todo evento no Legislativo de Ibiúna é transmitido e pode ser revisto pela TV Câmara Online, na plataforma YouTube, em https://www.youtube.com/c/TVC%C3%A2maraIbi%C3%BAna/.
Câmara de Ibiúna aprova legislação para que professores de Ibiúna ganhem o Piso Nacional do Magistério
A Sessão Legislativa da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna desta terça-feira, dia 4 de novembro de 2025, teve uma dúzia de projetos debatidos e aprovados, entre os quais, o Projeto de Lei Complementar nº 164/2025, que reajusta os vencimentos dos professores e do apoio pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Ibiúna, alterando legislação anterior e dando outras providências.
A conquista do magistério municipal foi fruto de um amplo acordo e conversas. Diz o teor da mensagem do prefeito Mário Pires ao texto enviado para a Câmara Municipal: “A proposição decorre do acordo firmado em 13 de outubro de 2025 entre o Município de lbiúna, a Federação dos Sindicatos Públicos Municipais do Estado de São Paulo (FESSPMESP) e o Sindicato dos Servidores Públicos de São Roque, lbiúna e Araçariguama, no qual deliberou-se pelo reajuste salarial total de 24% (vinte e quatro por cento), a ser aplicado sobre o salário-base dos profissionais do magistério e do suporte pedagógico , a ser implementado em três parcelas, conforme cronograma. A medida respeita os limites e trâmites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n2 101/2020), incluindo a atualização da tabela e o cálculo do impacto orçamentário nas respectivas datas, razão pela qual se propõem os seguintes percentuais de 8% (oito por cento) a partir de 15 de outubro de 2025; 8% (oito por cento) a partir de 15 de outubro de 2026 e 8% (oito por cento) a partir de 15 de outubro de 2027.”
Segue o texto: “O acordo em questão, amplamente respaldado pela legislação trabalhista e constitucional, foi aprovado em Assembleia da categoria, em conformidade com o disposto no art. 612 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e com o art. 8, inciso VI, da Constituição Federal, que garante o reconhecimento das convenções e acordos coletivos de trabalho.”
Tanto palavras vindas do Poder Executivo, como dos vereadores, no Legislativo, concordam que “A principal finalidade desta medida é valorizar os profissionais da educação municipal, reconhecer seu esforço contínuo e adequar os vencimentos ao cenário econômico atual, com o intuito de assegurar a manutenção da qualidade do ensino público do Município.”
Todo evento no Legislativo de Ibiúna é transmitido e pode ser revisto pela TV Câmara Online, na plataforma YouTube, em https://www.youtube.com/c/TVC%C3%A2maraIbi%C3%BAna/.
Câmara de Ibiúna aprova Orçamento de 2026 e Plano para os anos 2026 a 2029
A Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, em Sessão nesta terça-feira, dia 4 de novembro de 2025esses o que reajusta o salário do magistério municipal ao Piso Nacional e o que obrigam prestadores de serviço em obras públicas a não demorar no conserto das ruas após obras (caso Sabesp) e o que obriga a instalação de eliminadores de ar nas tubulações do sistema de abastecimento de água que passa pelos hidrantes, esses dois de autoria do vereador Charles Guimarães [Ver texto à parte no nosso site oficial www.ibiuna.sp.leg.br/].
Orçamento 2026 – Foi aprovado em dois turnos – um na Sessão Ordinária e outro na Extraordinária convocada após a primeira – o Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 162/2025, que dispõe sobre a fixação de metas fiscais, as propostas de governo, os riscos fiscais, as emendas parlamenteares, ou seja, o Orçamento para o próximo ano - a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), bem como o Plano Pluri Anual da gestão municipal entre os anos de 2026 a 2029.
Recursos para saúde e assistência social – Outros PLOs, os de números 139, 157, 165, 166 e 167 alteram metas e diretrizes do atual orçamento para que a Prefeitura possa receber recursos, tanto de emenda parlamentares (deputados estaduais), como do Governo do Estado.
Algumas dessas emendas parlamentares ajudarão a gestão do SUS e da Assistência Social no município. Um dos repasses será pelo Programa “SUS Paulista”, que dá suporte a hospitais. Outra verba de deputado irá para compra de um veículo.
Projetos apresentados – Três novos projetos de lei foram apresentados no início da Sessão. O vereador Tiago Godinho quer incluir no calendário oficial do município o tema Consciência Negra, a ser debatido na educação pública, com marco no dia 20 de novembro.
Mães atípicas - Já a vereadora Francine Belo apresentou projeto para instituir diretrizes, estratégias e ações no município a um programa de atenção e apoio à mães atípicas, que são mulheres que cuidam de filhos com alguma deficiência, síndrome rara, condição neurológica ou outra necessidade especial, como o transtorno do espectro autista (TEA). Elas enfrentam uma rotina com desafios únicos, como a luta por direitos, diagnósticos e terapias, além da sobrecarga emocional, solidão e preconceito social.
Outro projeto da mesma vereadora "obriga os estabelecimentos de saúde a disponibilizarem equipamentos médico-assistenciais adequados ao atendimento da pessoa obesa, no Município de Ibiúna, e dá outras providências."
Os projetos vão tramitar e devem ser votados a partir de duas sessões.
Indicações – Os vereadores também apresentaram indicações de melhorias pela cidade, tais como manutenção da iluminação pública; estradas e ruas, tanto com passagem de motoniveladora, como com “tapa buracos”; extensão de rede de água; retirada de entulho e manutenção em áreas públicas; e construção e reforma de abrigos de ônibus.
A próxima Sessão Legislativa está marcada para dia 11 de novembro, terça-feira, a partir das 9 horas. Todo evento no Legislativo de Ibiúna é transmitido e pode ser revisto pela TV Câmara Online, na plataforma YouTube, em https://www.youtube.com/c/TVC%C3%A2maraIbi%C3%BAna/.
Câmara de Ibiúna não terá expediente nesta sexta-feira, dia 31
Informamos que a Câmara Municipal de Ibiúna não terá expediente nesta 6ªfeira, dia 31 de outubro.
Motivo: por conta do Dia do Funcionário Público, comemorado em 28 de outubro, mas adiado para sexta-feira/dia 31, por decreto, para que não fosse cancelada a Sessão Legislativa realizada na terça-feira.
As atividades normais serão retomadas na segunda-feira (dia 3 de novembro), das 8h às 17h.
Na terça-feira, a partir das 9 horas, teremos Sessão Legislativa.
Fisioculturista de Ibiúna, vencedor de competição estadual, é homenageado pela Câmara Municipal
A Sessão Legislativa desta terça-feira, dia 28 de outubro de 2025, teve homenagem ao atleta Leonardo Martins Duarte, em reconhecimento ao seu destaque, dedicação e conquistas no esporte de fisiculturismo.
Na trajetória do homenageado - a Moção de Aplausos foi uma proposta conjunta entre os vereadores Carlinhos Marques e Paulinho Dias, que contou a aprovação de todos os vereadores – “serve de inspiração a jovens e adultos, mostrando que o esforço contínuo, aliado à perseverança e à paixão pelo esporte, é capaz de transformar sonhos em realidade”, diz o texto.
Campeão - Leonardo participou do Campeonato “Mr. Olympia Brasil”, em São Paulo, no qual conquistou o 1º lugar na categoria “Bodybuilder Aberta, competição ocorrida no dia 18 de outubro.
Esse campeonato contou com árbitro internacional, Tyler Manion, um dos principais da modalidade no mundo.
“O sucesso conquistado por Leonardo é motivo de orgulho para todos, que veem em sua trajetória um exemplo de superação e dedicação”, diz texto da Moção.
Familiares de Leonardo o acompanharam na entrega do diploma da homenagem.
Escola de Ibiúna premiada pelo Governo do Estado recebe Moção de Aplausos da Câmara
A Sessão Legislativa desta terça-feira, dia 28 de outubro de 2025, teve homenagem à direção da Escola Municipal Professora Márcia Belmiro dom Lago, do bairro Sará Sará/Verava, que alcançou a meta no Índice de Excelência Educacional, obtendo o merecido “Título de Escola Ouro 2024” – prêmio concedido pelo Governo do Estado de São Paulo, que remunera as escolas vencedoras.
A Moção de Aplausos foi uma proposta conjunta entre os vereadores Carlinhos Marques e Paulinho Dias, próximo e atual presidentes do Legislativo Municipal, e contou a aprovação de todos os vereadores.
O texto da Moção diz “Enfatizamos que os resultados são frutos do trabalho em equipe e reconhecimento do esforço e dedicação de todo corpo docente. O resultado deste prêmio reflete na soma de esforços incessantes em superar desafios entre escola e família, na contribuição do sucesso pedagógico e qualidade de ensino, e em acreditar que cada aluno pode ser um autor da sua própria história.”
Para receber o diploma de homenagem da Câmara Municipal, estiveram no plenário a diretora da escola, Luciana Pessolato, a professora Luiza e o secretário municipal Sebastião Latarulo.
Ações do documento