Notícias

por Interlegis — publicado 22/03/2017 14h53, última modificação 10/10/2024 12h38
Banco de notícias da Casa Legislativa.

Convocada Sessão Legislativa para discussão e votação da entrada de Ibiúna no consórcio de municípios em busca de vacinas e suplementos médicos

por pedro — publicado 16/03/2021 15h10, última modificação 18/03/2021 12h41
Projeto de Lei da Prefeitura busca autorização para participar de consórcio, com a finalidade de adquirir vacinas, medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde, na luta contra a pandemia causada pela Covid.

O presidente da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, vereador Paulo César Dias de Moraes, convoca para esta quinta-feira, dia 18, às 10 horas, Sessão Legislativa Ordinária – que se realizará, diante da pandemia, de maneira remota/online – para discussão e votação do Projeto de Lei n° 10, de 15 de março de 2021, que “Ratifica protocolo de intenções firmado entre  municípios brasileiros, com a finalidade de adquirir vacinas para combate a pandemia do Coronavírus, medicamentos, insumos e  equipamentos na área da saúde.”

A Sessão poderá ser acompanhada por qualquer cidadão pela TV Câmara Online, canal do Legislativo Municipal na plataforma Youtube.


O que diz o projeto?

Encaminhada com mensagem que mostra a urgência de medidas para combater o avanço da contaminação do Coronavírus e os males causados tanta à saúde da população quanto à economia, o Projeto de Lei tem seis artigos, sendo os principais:

Art. 1° Fica ratificado, nos termos da Lei Federal n° 11.107/2005 e seu Decreto Federal Regulamentador (n° 6.017/2007), o protocolo de internações firmado entre municípios de todas as regiões da República Federativa do Brasil, visando principalmente à aquisição de vacinas para combate a pandemia do Coronavírus, além de outras finalidades de interesse público relativas a aquisição de medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde.

Art. 2° O protocolo de internações, após sua ratificação, converter-se-á em contrato de consórcio público.

Art. 3° O consorcio que ora se ratifica terá a personalidade jurídica de direito público, com natureza autárquica.

Art. 4° Fica autorizada a abertura de dotação orçamentaria própria para fins de cumprimento do Art.8° da Lei Federal 11.107/2005, podendo ser suplementadas em caso de necessidade.

Câmara passa a funcionar com mais restrições devido ao avanço da pandemia

por pedro — publicado 12/03/2021 18h21, última modificação 12/03/2021 18h21
Público deve evitar se dirigir a sede do Legislativo: procure se utilizar dos serviços oferecidos neste portal e nos nossos canais digitais. As novas determinações seguem diretrizes do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura Municipal.

Diante da decretação de novas medidas de proteção sanitária feitas pelo Governo do Estado de São Paulo, e diante do nítido aumento na velocidade de contaminação e utilização de leitos hospitalares causados pelo Coronavírus/Covi-19, a Mesa Diretora da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna publicou ato que restringe a movimentação profissional e atendimento ao público em sua sede.

As medidas impostas na Câmara Municipal - em sintonia com medidas semelhantes da Prefeitura Municipal e Governo Estadual - estão descritas no Ato Nº 32/2021, de 12 de março de 2021, que disciplina o trabalho remoto aos servidores das áreas Administrativas do Poder Legislativo Municipal. 

Como funciona? – O Ato descreve que a Câmara Municipal terá funcionários atendendo presencialmente apenas “os casos de extrema e inadiável necessidade”, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Fora essa extrema necessidade, os canais de comunicação oficiais da Câmara são os recomendados para esclarecer dúvidas e se obter informações: 

  • Telefone: (15) 3248.7228 ou 3241.1266 


Informamos ainda que todos os servidores estarão, a partir da próxima segunda-feira, dia 15 de março, em trabalho remoto, sendo assim, qualquer solicitação deverá ser feita por telefone, meio digital ou e-mail. As sessões legislativas, quando ocorrerem, serão remotas e podem ser acompanhadas pela TV Câmara Online, no Youtube - acesse aqui.

Confira o ato na íntegra:

ATO N.o 32/2021 DE 12 DE MARÇO DE 2021.

 Dispõe sobre os procedimentos complementares para fins de prevenção à infecção e à propagação do COVID-19 no ambito da Câmara Municipal de Ibiúna - SP. 
O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE IBIÚNA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 76, inciso li, nO5 do Regimento Interno: CONSIDERANDO o agravamento da pandemia que levou o Governo de São Paulo a regredir todo o Estado para a fase vermelha na tentativa de conter o avanço após São Paulo ter batido recorde de mortos por Covid-19 e de pessoas internadas com a doença; 
CONSIDERANDO a preocupação com a preservação da saúde de servidores, colaboradores e do público em geral, inclusive diante da ocorrência de dois casos positivos de infecção por covid-19 entre servidores da Câmara Municipal nos últimos 15 dias; 
CONSIDERANDO a necessidade de intensificação das medidas de prevenção no âmbito da Câmara Municipal, principalmente no sentido de evitar a aglomeração de pessoas; 
CONSIDERANDO a vigência do Ato N° 123/2020, de 16 de março de 2020 que "Dispõe sobre os procedimentos e regras para fins de prevenção à infecção e à propagação do COVID19 no âmbito da Câmara Municipal de Ibiúna - SP." CONSIDERANDO que o Governo do Estado de São Paulo está adotando fase emergencial para conter o crescimento da pandemia, instituindo o teletrabalho obrigatório para atividades administrativas não essenciais. 
RESOLVE: Art. 1° - Fica instituído o Sistema Remoto de Trabalho para os servidores da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, ocupantes dos cargos de Advogado, Assessor de Imprensa, Contador, Diretor Geral, Oficial de Gabinete, Secretário do Processo Legislativo, a partir do dia 15 de março de 2021. 
§ 1° - O Sistema Remoto de Trabalho, que funcionará em dias úteis, das 8 às 17 horas, implica na suspensão do trabalho presencial no prédio da Câmara Municipal, realizando-se todas as atividades em trabalho remoto. 
Art. 2° - A comunicação entre os Vereadores, Secretários, Assessores e demais servidores se dará através de e-mail, telefone e aplicativos de mensagens, sendo que estes canais deverão ser constantemente acessados durante o horário de trabalho. 
Art. 3° - Havendo necessidade poderá ser autorizado o empréstimo de equipamentos para possibilitar o trabalho de forma remota mediante o preenchimento de termo de responsabilidade junto à Secretaria Administrativa. 
Art. 4° - Os servidores deverão permanecer atentos diante da possibilidade de convocação de sessões extraordinárias, além de outras tarefas presenciais indispensáveis para o exercício das funções do Poder Legislativo, a critério da Presidência e dos responsáveis pelas Secretarias Administrativa, de Contabilidade e finanças, e de Processo Legislativo. 
Art. 5° - O atendimento ao público, durante o período previsto neste ato, será realizado por meio eletrônico, através da plataforma de Ouvidoria e de Acesso à Informação existentes no site oficial da Câmara Municipal, bem como através do e-mail institucional fale@ibiuna.sp.leg.br e demais mecanismos de contato existentes no site oficial da Câmara Municipal de Ibiúna. Parágrafo único - As informações contidas no caput deste artigo deverão ser disponibilizadas em destaque na página inicial do site oficial da Câmara Municipal. 
Art. 6° - Os documentos a serem protocolados perante a Câmara Municipal durante o período de vigência deste Ato deverão ser digitalizados e encaminhados para o e-mail fale@ibiuna.sp.leg.br. ficando o Diretor Geral responsável pelo registro do recebimento e encaminhamento às providências cabíveis. Parágrafo único - Deverá ser encaminhada resposta atestando o recebimento do documento nos termos deste artigo, com número do protocolo, para o endereço de e-mail do solicitante, no prazo de 24 horas.
Art. 7° - Fica instituído o Sistema de Trabalho por Escala para os ocupantes dos cargos de Agente de Segurança Legislativo, Auxiliar de Serviços Gerais e Vigia, conforme Anexo I, podendo ocorrer alteração na escala a critério da Administração. 
§ 1° - O Sistema de Trabalho por Escala, funcionará em dias úteis, das 8 às 12 horas.
Art. 8° - Ficam mantidos todos os procedimentos e regras previstos no Ato da Mesa Diretora n.? 123/2020, e Ato N° 31/2021 de 05 de março de 2021, inclusive a restrição de acesso do público externo ao prédio do Legislativo Municipal. 
Art. 9° - Este Ato entra em vigor em 12 de março de 2021. GABINETE DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE IBIÚNA, 12 DE MARÇO DE 2021. 
assina: PAULO CESAR DIAS DE MORAES - presidente da CÂMARA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE IBIÚNA

Câmara aprova Moção de Apelo pela retomada e termino da obra de duplicação da Bunjiro

por pedro — publicado 09/03/2021 15h34, última modificação 09/03/2021 15h34
De autoria do vereador Naldo Firmino, presidente da Frente Parlamentar/Comissão Especial da Rodovia, medida pede a cooperação do governador e dos deputados estaduais para que as melhorias na SP-250 não parem. Confira também o que mais foi debatido e votado na Sessão Legislativa.

Entre os assuntos debatidos e votados na Sessão Legislativa desta terça-feira, dia 9 de março, da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, está a aprovação unânime da Moção de Apelo nº 03/2021, que pedem cooperação à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e ao governador João Dória ajuda para a retomada e término da obra de duplicação d rodovia Bunjiro Nakao (SP-250) no trecho entre Vargem Grande Paulista e Ibiúna.

A autoria da moção é do vereador Antônio Reginaldo Firmino/Naldo Firmino e tem como justificativa a exata compreensão para a lentidão da obra e a busca por soluções para que esse importante recurso de desenvolvimento regional volte ao ritmo do início, quando visivelmente se observava o avanço das obras de duplicação.

A moção também destaca os inúmeros benefícios para que a obra seja brevemente concluída, como a grande quantidade de acidentes e mortes na rodovia, o fato de Ibiúna ser um grande centro produtor de alimentos e estância turística: “Os motivos apontados são para perceber o quão necessário é a conclusão das obras que estão causando estresse, demora e perigo em alguns pontos devido aos serviços inacabados ou paralisados”, explicita o texto, que será encaminhado às autoridades estaduais e municipais.

Requerimentos – Os vereadores Rozi da Farmácia, Jair Marmelo, Lucas Borba e Volnei Galvão utilizaram requerimentos para pedir melhoria de locais e serviços públicos, entre estes o aumento do número de ônibus nas linhas que servem nossos bairros, aumento no número de cascalhamento e melhorias de ruas rurais e estradas vicinais, a manutenção de equipe completa no atendimento do SAMU, entre outros.

Requerimentos marcam Sessão Legislativa

por pedro — publicado 03/03/2021 13h40, última modificação 03/03/2021 13h40
Entre os temas em que foram solicitados esclarecimentos da Prefeitura, estão melhoria na infra estrutura do local das feiras livres, legalização de loteamento, limpeza de praça, construção de academias ao ar livre, controle contra aglomerações no Velório Municipal e a situação de reparos e da duplicação da rodovia Bunjiro Nakao.

A Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna se reuniu em sessão nesta terça-feira, dia 2 de março, e foi marcada pela apresentação de requerimentos. Este tipo de ofício é um documento utilizado para se obter declaração ou informação de uma autoridade pública. O mais comum dos originados na Câmara Municipal são dirigidos ao Prefeito Municipal.

A vereadora Rozi da Farmácia contou com a assinatura de outros nove vereadores para que se consulte o setor competente sobre medidas a ser tomadas, “com urgência”, referente ao melhoramento da infra estrutura do local onde são realizadas as feiras livre em Ibiúna, principalmente a realizada na área de lazer da avenida Antônio Falci.

A mesma vereadora, apoiada por outros nove colegas de Câmara, pede informações sobre o andamento da regularização do loteamento Portal dos Taquara, no bairro da Cachoeira. E outro sobre a possibilidade de instalação de academia ao ar livre na praça Roque S. Campos, bem como limpeza e manutenção.

A vereadora, única representante feminina da Casa, também apresentou requerimento, assinado junto com o vereador Walmir Bortolotto, requerendo lista “de funcionários concursados e seus respectivos cargos de origem que exercem cargos de comissão, bem como lista de cargos comissionados ocupados, com indicação de quem está ocupando, com data de nomeação, salário, grau de instrução e lotação.” Pórem, esse requerimento teve “discussão pedida” pelo vereador Fausto Dourado, líder do prefeito na Câmara. Neste caso, debate-se o teor antes de enviá-lo a Prefeitura.  

Velório – Já o vereador Lino Junior, preocupado com aglomerações em tempo de pandemia, consulta o setor competente da Prefeitura para controlar o acesso ao Velório Municipal, “estabelecendo quantidade reduzida de pessoas de forma revezada no espaço”. Na justificativa, Lino Jr. afirma que ele próprio presenciou dois velórios simultâneos, gerando aglomeração, situação que vai contra o recomendável pelas autoridades de saúde em tempos de pandemia da Covid-19.

Estradas – O vereador Naldo Firmino, apoiado por outros vereadores, sobretudo os membros da Frente Parlamentar de Apoio à Rodovia Bunjiro Nakao, apresentou dois requerimentos direcionados ao DER (Departamento de Estradas e Rodagem). Um deles pede informações pela falta da “devida manutenção” na SP-250, trecho Ibiúna-Piedade. O outro solicita cópia atualizada do projeto da duplicação da rodovia.

Secretário explica aos vereadores gestão da Saúde em Ibiúna

por pedro — publicado 26/02/2021 09h21, última modificação 26/02/2021 09h21
Audiência Pública levou secretário municipal da pasta para apresentar números de atendimentos feitos pela rede pública do Município nos últimos quatro meses de 2020 e responder questões sobre a qualidade do serviço prestado.

Comandada pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, vereador Lucas Viera Ruivo Borba/Lucas do Samu, foi realizada no fim da manhã desta quinta-feira, dia 25 de fevereiro, Audiência Pública sobre a gestão do Sistema Único de Saúde do Município de Ibiúna, referente ao quadrimestre setembro, outubro, novembro e dezembro de 2020, ou seja, no fim da administração municipal que se encerrou em dezembro.

Quem representou a Prefeitura, apresentou números e respondeu as indagações dos vereadores foi o secretário municipal de Saúde, Valdir Messias de Almeida. Ele contou com apoio dos servidores Reginaldo Ribeiro, diretor da Rede Básica de Saúde; da secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Márcia Aparecida Geromine; e da enfermeira Priscila Carneiro, atualmente atendendo em posto de saúde, mas que era da Secretaria Municipal da Saúde na gestão passada.

Também estiveram presentes no plenário da Câmara, observando os números apresentados e fazendo seus questionamentos os vereadores Paulinho Dias (presidente da Casa), Rozi da Farmácia, Geraldo Aladim, Luiz Fernando Piu, Naldo Firmino, Ronei Von e Walmir Bortolotto Júnior.

Detalhes – Mesmo se tratando sobre o desempenho da Saúde Pública no fim da gestão anterior, os atuais gestores da pasta apresentaram à Comissão de Educação, Saúde, Assistência Social e Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal relatório detalhado com as seguintes informações:

  • - montante e fonte dos recursos aplicados no período;
  • - auditorias realizadas ou em fase de execução no período e suas recomendações e determinações;
  • - oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada, cotejando esses dados com os indicadores de saúde da população em seu âmbito de atuação;
  • - informações previstas no Relatório de Gestão do SUS (Sistema Único de Saúde) e Relatório Resumido de Execução Orçamentária, nos termos do Decreto Federal nº 7827, de 16 de outubro de 2012.

Vereadores perguntam – Os contratos dos prestadores de serviços e a condição atual dos postos de saúde, bem como do Hospital Municipal foram os temas mais recorrentes nas perguntas feitas pelos vereadores. Apesar de o atual secretário municipal ter assumido há menos de dois meses, fez um apanhado do que foi encontrado nos contratos e próprios públicos da saúde e prometeu não só melhorar essas condições como trazer informações com melhores índices para ser apresentada na próxima Audiência, prevista para ser realizada em maio.

 

Quer ver na íntegra? – A Audiência Pública, como todo encontro oficial realizado na Câmara Municipal de Ibiúna, tem arquivamento na TV Câmara Online, canal do Legislativo Municipal na plataforma Youtube (www.youtube.com/channel/UCnAZoLJ4iid45bLUfRp0N-Q).

Vereadores ouvem explicações sobre as Metas Fiscais da Prefeitura de Ibiúna

por pedro — publicado 25/02/2021 15h10, última modificação 25/02/2021 15h10
Audiência Pública levou secretário municipal de Rendas Internas para apresentar balancetes e explicar evolução de arrecadação e gastos do Município nos últimos quatro meses de 2020.

Comandada pelo presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, vereador Naldo Firmino, foi realizada na manhã desta quinta-feira, dia 25 de fevereiro, Audiência Pública sobre as Metas Orçamentárias do último quadrimestre do ano de 2020 (setembro, outubro, novembro e dezembro). Quem representou a Prefeitura e respondeu as indagações dos vereadores foi o secretário municipal de Rendas Internas, Agenor Pereira de Camargo.

Também estiveram presentes no plenário da Câmara, observando os números apresentados e fazendo os vereadores Paulinho Dias (presidente da Casa), Rozi da Farmácia, Luiz Fernando Piu, Lucas Borba, Ronei Von e Walmir Bortolotto Júnior. Eles contaram com a assistência técnicas dos funcionários de carreira do Poder Legislativo: a contadora Jacira Marques Leme Pinto e o secretário do Processo Legislativo, Amauri Gabriel Vieira.

Falta de informações – Entre os participantes foi unânime a lamentação pela falta de alguns dados que deveriam ser oferecidos pelo Poder Executivo. O secretário Agenor alegou dois motivos pela ausência de dados da administração passada: problema com o programa de computador que faz a tabulação e a transparência dos dados contábeis da Prefeitura e a não permissão de se fazer um processo de transição da gestão passada para a atual.

“Lamentamos tal situação, pois fica difícil acompanhar a evolução dos gastos e da arrecadação nesse período”, comentou a vereadora Rozi.

Mesmo assim, a Audiência apresentou e avaliou o cumprimento das metas fiscais do quadrimestre setembro, outubro, novembro e dezembro de 2020.

Tal encontro, obedeceu ao Artigo 9º, parágrafo 4º, da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 – a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Quer ver na íntegra? – A Audiência Pública, como todo encontro oficial realizado na Câmara Municipal de Ibiúna, tem arquivamento na TV Câmara Online, canal do Legislativo Municipal na plataforma Youtube (www.youtube.com/channel/UCnAZoLJ4iid45bLUfRp0N-Q).

Renovada Frente Parlamentar em Defesa da Bunjiro Nakao começa a trabalhar

por pedro — publicado 24/02/2021 15h03, última modificação 24/02/2021 15h03
Dois vereadores estiveram nesta quarta-feira na sede regional do DER e foram verificar as obras de duplicação.
Renovada Frente Parlamentar em Defesa da Bunjiro Nakao começa a trabalhar

Vereadores Naldo e Fausto na sede do DER

A Frente Parlamentar em Defesa da Rodovia Bunjiro Nakao, da Câmara Municipal de Ibiúna, constituída para acompanhar obras de duplicação (trecho Vargem Grande Paulista – Ibiúna) da SP-250/Bunjiro Nakao e outras obras de melhoria (demais trechos) começou os trabalhos da atual Legislatura – que começou este ano e vai até 2024.

Representantes da Frente estiveram hoje, na sede da regional do DER (Departamento de Estradas de Rodagem, em Itapetininga, órgão que é o responsável pela rodovia. No DER, foram recebidos pelo superintendente regional, engenheiro Alfredo Moreira de Souza Neto.. Foram também ao canteiro de obras, falar com os engenheiros e ver in loco o andamento das obras.

Os vereadores Naldo Firmino (presidente da Frente Bunjiro) e Fausto Dourado (membro da Frente Bunjiro) reivindicaram o retorno das obras e uma maior rapidez para sua conclusão: “Vamos continuar trabalhando para que obra seja concluída. Obra que é do Governo Estadual, mas mesmo assim também é de nossa responsabilidade, por ser tão importante ao nosso município”, afirmou Naldo Firmino.

A Frente foi criada em 2015 e depois de fazer pressão e negociação para que o governo estadual aceitasse duplicar a SP-250, e vem se renovando a cada biênio para acompanhar os trabalhos de duplicação no trecho Vargem Grande Paulista – Ibiúna, entre outras demandas.

Projeto que institui 'Maio Laranja' avança na Câmara Municipal

por pedro — publicado 23/02/2021 14h43, última modificação 23/02/2021 14h43
Se aprovada a proposta do vereador Dr. Walmir Jr., Prefeitura fará campanha de conscientização para a prevenção da violência sexual em crianças e adolescentes. Confira também o que mais foi debatido e votado na Sessão Legislativa desta semana.

A sessão desta terça-feira, dia 23 de fevereiro, da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, teve apresentação de cinco requerimentos cobrando informações da Prefeitura e duas indicações para melhorias de ruas e estradas rurais do município. Teve também aprovação de crédito suplementar para compra de armas para a Guarda Civil municipal.

Além desses temas, caminhou o Projeto de Lei nº 06/2021, de autoria do vereador Walmir Bortolotto Júnior/Dr. Walmir Jr. que foi apresentado e recebeu elogios: é o que “institui a campanha Maio Laranja, de enfretamento à violência sexual contra crianças e adolescentes no Município de Ibiúna,”

Caso seja aprovado, a Prefeitura vai ser responsável por anualmente, no mês de maio, realizar atividades de conscientização e campanha de alerta para o tema, organizando caminhadas, exposições, palestras, entre outras, sobre o tema.

No PL foi indicada também uma parceria entre o executivo Municipal e o Conselho dos Direito de Defesa da Criança, do Poder Judiciário, para melhor enfrentar a questão.


Requerimentos –
A vereadora Rozi Aparecida Domingues Soares Machado/Rozi da Farmácia apresentou cinco requerimentos. Um deles pede esclarecimentos sobre a interrupção no serviço de coleta de resíduos de serviços de saúde (lixo hospitalar de clínicas, consultórios, farmácias etc).

O serviço de atendimento odontológico, oferecido pelo Poder Público Municipal, foi outro tema de requerimento da vereadora Rozi. Segundo ela, alguns ibiunenses a procuraram para dizer que o atendimento está interrompido pela falta de insumos e equipamentos.

O terceiro pede esclarecimentos sobre licitação de contratação de empresa especializada em iluminação pública para bairros do município. Também requereu informações sobre a continuidade da construção do muro de contenção na avenida João Benedicto de Mello Jr, na região central.

Rodoviária – A tão esperada reforma da Rodoviária de Ibiúna também foi tema de um pedido de explicações, via requerimento, da vereadora Rozi, que quer saber a posição da nova administração sobre essa pauta.

Melhoria em ruas e estradas – O vereador Jair Marmelo Cardoso de Oliveira/Jair Marmelo apresentou duas indicações quanto a serviços de melhorias (motonivelamento e cascalhamento) em ruas de terras e estradas rurais do município.

Câmara realiza Audiências Públicas esta semana

por pedro — publicado 22/02/2021 09h35, última modificação 22/02/2021 09h35
Metas Orçamentárias e Saúde são os temas dos encontros marcados para quinta-feira (25). TV Câmara Online transmitirá ao vivo.

O presidente da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, vereador Paulo César Dias de Moraes, no uso das atribuições que lhe são conferidas Regimento Interno e pela Legislação Federal vigente, convoca os senhores membros das comissões de Finanças e Orçamento e da Saúde, além de outros vereadores, segmentos e entidades representativa para duas importantes Audiências Públicas.

Metas orçamentárias - A primeira das duas audiências que vão se realizar nesta quinta-feira, dia 25 de fevereiro, começa às 8h30, na sede da Câmara Municipal, para tratar junto a Secretaria de Finanças do Município dos seguinte temas:

- Demonstração e avaliação pelo Poder Executivo do cumprimento das metas fiscais do quadrimestre setembro, outubro, novembro e dezembro de 2020, conforme disposto no Artigo 9º, parágrafo 4º da Lei Complementar nº. 101, de 4 de maio de 2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal.

 

Saúde/SUS - A segunda Audiência Pública será logo em seguida, às 11 horas, para os membros da Comissão de Educação, Saúde, Assistência Social e Direitos da Pessoa com Deficiência, convidando toda a população, para tratar do seguinte:

- Apresentação pelo Gestor do Sistema Único de Saúde do Município de Ibiúna, através de seu titular, de relatório detalhado referente ao quadrimestre setembro, outubro, novembro e dezembro de 2019, contendo, no mínimo, as seguintes informações:

I - montante e fonte dos recursos aplicados no período;

II - auditorias realizadas ou em fase de execução no período e suas recomendações e determinações;

III - oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada, cotejando esses dados com os indicadores de saúde da população em seu âmbito de atuação;

IV - bem como as informações previstas no Relatório de Gestão do SUS (Sistema Único de Saúde) e RREO (Relatório Resumido de Execução Orçamentária), nos termos do Decreto Federal nº 7827, de 16 de outubro de 2012.

Assista de casa - Ambas audiências, como todo encontro oficial realizado na Câmara Municipal de Ibiúna, tem transmissão ao vivo da TV Câmara Online, canal do Legislativo Municipal na plataforma Youtube (www.youtube.com/channel/UCnAZoLJ4iid45bLUfRp0N-Q).

Profª Eliane de Souza vai ser homenageada dando nome à Creche Santa Clara

por pedro — publicado 17/02/2021 16h06, última modificação 17/02/2021 16h06
Proposta da vereadora Rozi da Farmácia tem intenção de lembrar importante trabalho da educadora de Ibiúna e foi aceita pela Secretaria Municipal de Educação.
Profª Eliane de Souza vai ser homenageada dando nome à Creche Santa Clara

A creche (acima) e a vereadora Rozi

Em atendimento a oficio com proposta da vereadora Rozi Aparecida Soares Domingues Machado/Rozi da Farmácia, a secretária municipal de Educação, Nydia Bello de Oliveira, respondeu positivamente e aceitou a proposta de homenagear a Creche Santa Clara, na avenida Antônio Falci, no Residencial Lucas, região central de Ibiúna. Assim, o estabelecimento passa a se chamar Escola Municipal Creche Santa Clara “Professora Eliane de Souza”.

“A professora e diretora escolar Eliane de Souza, a Tia Lica, foi uma educadora marcante. Só para citar uma das suas belas ações como gestora escolar, lembro de que mesmo sofrendo dois enfartes, não deixou de se afastar e continuou à frente de seu trabalho. Infelizmente a perdemos em nova complicação cardíaca, em 2019, mas é importante nosso município lembrar da honestidade, competência e alegria dela”, explicou Rozi.

O Ofício 015/2021, da Secretaria Municipal de Educação, aguarda publicação no Diário Oficial do Município para valer.

Reconstituida a Comissão Especial de Vereadores para acompanhamento dos gastos e ações de enfrentamento municipal da pandemia de Covid-19

por pedro — publicado 16/02/2021 17h50, última modificação 17/02/2021 09h48
Vereador Lino Juniro conseguiu a aprovação unânime do plenário para reativar a CEV que fiscalizou a Prefeitura no ano passado e voltar aos trabalhos neste 2021.
Reconstituida a Comissão Especial de Vereadores para acompanhamento dos gastos e ações de enfrentamento municipal da pandemia de Covid-19

Vereador Lino Junior

Uma das votações realizadas neste dia 16 de fevereiro, terça-feira de Carnaval, quando a Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna se reuniu em sessão, foi apreciar o Projeto de Resolução nº 06/2021, de autoria do vereador Armelindo Moreira Júnior/Lino Junior, que constitui a Comissão Especial de Vereadores (CEV) para o enfrentamento municipal da pandemia.

No artigo 1º, a resolução explica que a “Comissão Especial de Vereadores passa a existir para acompanhar os gastos e ações de enfrentamento da pandemia decorrente da Covid-19, pelo Poder Executivo, no âmbito do município”.

A CEV será composta por cinco vereadores, a serem escolhidos pela presidência da Mesa Diretora, e terá 180 dias para apresentar relatório, podendo esse prazo ser prorrogado.

Como em 2020 – Também de autoria do vereador Lino, no ano passado os trabalhos de enfrentamento contra o Coronavirus no Município já tiveram uma CEV constituída. Na época foi formada por Lino Junior, Carlos Eduardo Gomes/Pururuca e Pedro Luiz Ferreira/Pedrão d’Água. Realizou diligências na Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Municipal e Hospital de Campanha e fez análise de contratos e documentos, produzindo um relatório final.

Para saber mais sobre o trabalho de fiscalização dos vereadores ano passado, acesse:

- https://www.ibiuna.sp.leg.br/institucional/noticias/comissao-especial-de-vereadores-visita-hospital-de-campanha-e-secretarias-de-saude-e-administracao

- https://www.ibiuna.sp.leg.br/institucional/noticias/comissao-especial-de-vereadores-vistoria-hospital-de-campanha-1

- https://www.ibiuna.sp.leg.br/institucional/noticias/relatorio-da-comissao-especial-de-vereadores-que-acompanhou-gastos-do-municipio-no-combate-ao-coronavirus-foi-apresentado-na-ultima-sessao-legislativa-do-ano

 

Profissionais da Educação Pública de Ibiúna ganham Moção de Aplauso da Câmara

por pedro — publicado 16/02/2021 17h13, última modificação 16/02/2021 17h13
Funcionários das escolas ibiunenses gerenciam as escolas com alto grau de competência e profissionalismo mesmo em tempos de pandemia. Confira outras pautas debatidas na Sessão Legislativa realizada na Terça-Feira de Carnaval, entre elas, iluminação pública, implantação de base da GCM na rodovia Bunjiro Nakao e instalação de lombadas.

A Sessão Legislativa desta terça-feira, dia 16 de fevereiro, que seria de Carnaval, mas foi de muito trabalho, da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, teve discursos de apoio ao trabalho realizado por diretores, professores e serventes das escolas públicas do Município.

O presidente da Casa, vereador Paulo César Dias de Moraes (Paulinho Dias) apresentou Moção de Aplauso “aos professores, auxiliares, secretários, escriturários, diretores, vice-diretores, coordenadores, merendeiras, ajudantes gerais e todos os outros profissionais que atuam diretamente nas escolas municipais”.

A aprovação foi unânime. Na justificativa, Paulinho afirmou que é digno do recebimento dos aplausos por todo o profissionalismo e respeito com que esses profissionais da educação dedicam aos estudantes de Ibiúna, mesmo em tempo de pandemia, realizando um bem para a sociedade.

Requerimentos – Entre os debates sobre os cuidados com o Município, quatro requerimentos foram aprovados na sessão. O vereador Naldo Firmino pede informações à Prefeitura sobre se já foi contratada empresa para prestar serviços de manutenção e instalação de luminárias/bicos de luz em nosso município, querendo ainda saber quando se iniciam os trabalhos e encaminhamento de cópia do contrato.

O vereador Geraldo Amaro/Aladim pede ao setor competente do Executivo que inicie estudos necessários e urgentes para a implantação de uma Base da Guarda Civil Municipal em ponto estratégico da rodovia Bunjiro Nakao, e sugere a utilização de antigo prédio escolar desativado, no bairro Cocais.

A vereadora Rozi da Farmácia pede ao setor competente da Prefeitura um estudo para a instalação de redutores de velocidade nas ruas Cel. Salvador Rolim de Freitas, XV de Novembro e avenida João Benedicto de Mello Junior, região central, onde muitos acidentes automobilísticos têm acontecido; e também solicita a intervenção municipal junto à empresa prestadora de serviços de telefonia, internet e energia para que realizem a instalação de fiação de forma “ordenada e correta”.

Cancelados pontos facultativos durante o Carnaval

por pedro — publicado 10/02/2021 16h30, última modificação 10/02/2021 16h30
Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ibiúna segue ato do Governo do Estado e do Executivo Municipal e, em virtude da pandemia, cancela folgas da segunda e terça-feira, dias 15 e 16.

A Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, por meio de seu presidente, vereador Paulo César Dias de Moraes, assinou esta semana o Ato nº 01/2021 que cancela os pontos facultativos dos dias 15, 16 (Carnaval) e 17 (meio período: Quarta-Feira de Cinzas), seguindo o que já tinham feito tanto o Governo Estadual, como a Prefeitura Municipal.

Entre os motivos, o estado de emergência sanitária causada pela pandemia do Coronavirus, situação em que aglomerações e viagens devem ser evitadas, e possibilidade de dar normalidade ao comércio local.

Assim, todos os dias úteis (de segunda a sexta-feira) do mês de feverfiro terão expediente normal. O atendimento da Câmara está sendo controlado, também por conta da pandemia, mas funciona das 8h às 17h.

Sessão – A próxima Sessão Legislativa ocorrerá na terça-feira, dia 16, tendo início às 9h30.

Aprovada criação de comissão para atualizar o Regimento Interno da Câmara

por pedro — publicado 09/02/2021 17h26, última modificação 09/02/2021 17h26
De autoria do vereador Lino Jr., Projeto de Resolução constitui Comissão Especial de Vereadores com a finalidade de promover estudos visando a apresentar propostas para atualização do Regimento Interno da Câmara Municipal de Ibiúna.
Aprovada criação de comissão para atualizar o Regimento Interno da Câmara

Vereador Lino Junior

A Sessão Legislativa desta terça-feira, dia 9 de fevereiro, que foi marcada pela apresentação de uma dezena de requerimentos (confira a reportagem aqui), também teve apresentação, debates e aprovação de um projeto de resolução que “Constitui Comissão Especial de Vereadores e dá outras providências”.

Segundo as resoluções, de autoria do vereador Armelino Moreira Júnior/Lino Jr. e aprovada por unanimidade, no seu Artigo 1° “Fica constituída uma Comissão Especial de Vereadores com a finalidade de promover estudos visando a apresentação de proposituras para a atualização do Regimento Interno da Câmara Municipal de Ibiúna.”

 A Comissão Especial será composta por cinco vereadores indicados pelo Presidente da Câmara, respeitada a proporcionalidade partidária. A Comissão Especial terá o prazo de 60  dias, para o seu funcionamento, podendo ser prorrogada conforme disposição regimental.

“Precisamos de mais agilidade para buscarmos informações junto ao Poder Público e podermos fiscalizar as ações sob nossa responsabilidade e por isso necessitamos atualizar nosso Regimento”, justificou Lino Júniro.

Requerimentos marcam Sessão Legislativa

por pedro — publicado 09/02/2021 15h41, última modificação 09/02/2021 15h41
Pedidos de esclarecimento e informações foram direcionados tanto ao Governo do Estado (sobre a vacinação contra a Covid e cobrança previdenciária excessiva), como ao governo municipal, nos casos de obras executadas pelo Programa Finisa, a construção de pontos de ônibus, fiscalização sobre contrato de prestadores de serviços públicos, esvaziamento de fossas e abastecimento de água potável. Confira nosso resumo:

A Sessão Legislativa desta terça-feira, dia 9 de fevereiro, foi marcada pela apresentação de uma dezena de requerimentos. Requerimento é uma petição, por escrito, segundo as formalidades legais, que documenta um pedido a uma autoridade pública.

Os vereadores Antônio Reginaldo Firmino, o Naldo; Paulo César Dias de Moraes, o Paulinho Dias; e Rozi Aparecida Domingues Soares Machado, a Rozi da Farmácia apresentaram requerimento ao Governo do Estado para que envie informações de quando será iniciada a vacinação contra a Covid-19 aos profissionais de educação de Ibiúna.

Na justificativa, ressaltou-se que a área de recursos humanos da educação é numerosa e muito valiosa e com o retorno das aulas presenciais vale o acompanhamento para resguardar essas vidas.

Esvaziamento de fossas - Quatro foram apresentados pelo vereador Naldo Firmino. Um pede informações à Prefeitura/Secretaria de Desenvolvimento Urbano de quando será iniciado o cadastramento para esgotamento de fossa e fornecimento de água potável no município. Naldo também quer esclarecimentos sobre se ainda haverá desconto de 6% sobre os salários dos funcionários públicos municipais, referentes ao vale transporte, e qual o critério de que alguns recebem a ajuda com dinheiro e outros têm de utilizar uma carteirinha.

Outros dois requerimentos do vereador são sobre a atividade de professor de educação física e Ibiúna: um pede esclarecimentos à Secretaria de Saúde sobre os motivos de os professores de educação física de Ibiúna não estarem recebendo vacina contra Covid-19; e outro ao Chefe do Executivo sobre se o contrato dos professores contratados pelo processo seletivo de 2019 será renovado.

Contratos - Naldo e Rozi também foram “sócios” no requerimento nº 23/2021 que pede à Prefeitura cópia de todos os contratos de prestação de serviços realizados entre o Poder Executivo e empresa fornecedores e prestadoras de serviços, desde o dia 1º de janeiro.

Moção de apelo ao Governo do Estado – A vereadora Rozi da Farmácia teve aprovada na sessão desta terça-feira a Moção de Apelo ao Governo do Estado de São Paulo e à Assembleia Legislativa pela revogação da cobrança previdenciária indevida aos aposentados e pensionistas do Regime Próprio da Previdência Estadual.

Segundo a Moção, desde a reforma da Previdência Estadual, em 2020, vária entidades representativas dos servidores públicos têm atuado para barrar o desconto nas pensões e aposentadorias que supere um salário mínimo, caso o governo declare que há déficit na Previdência.

A cobrança vem ocorrendo desde outubro do ano passado, fazendo com que muitos acabem recebendo abaixo do valor salário mínimo.

A Moção foi aprovada por todos os vereadores e segue para a ciência tanto do governador João Dória, quanto da Assembleia Legislativa, bem como ao dirigente da Prefeitura Municipal.

Programa Finisa - O vereador Jair Marmelo pediu ao Chefe do Executivo Municipal cópia e informações dos contratos e pagamentos referentes às obras contempladas pelo Programa Finisa e quais obras ainda não tiveram o pagamento executado e por quê.

Pontos de ônibus – O vereador Armelino Moreira Júnior, o Lino, quer do setor responsável da Prefeitura de Ibiúna informações sobre as obras e a empresa responsável pela construção dos pontos de ônibus pelo município, como valores e prazos.

VC Transporte – O vereador Walmir Júnior requereu ao prefeito cópias do contrato, extrato de empenho e extrato analítico dos pagamentos e equivalentes realizados pela empresa VC Transporte, Turismo, empreendimentos Ltda., pois funcionários públicos municipais têm sido acionados pelo INSS como se tivessem vínculo trabalhista ou fossem prestadores de serviços com alguma irregularidade. “Queremos expor e trazer luz ao caso”, explicou Dr. Walmir.

Convocação para Audiências Públicas

por pedro — publicado 03/02/2021 12h08, última modificação 03/02/2021 12h08
Metas Orçamentárias e Saúde são os temas dos encontros marcados para a manhã do dia 25 de fevereiro, na Câmara Municipal de Ibiúna. TV Câmara Online transmitirá ao vivo.

O presidente da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, vereador Paulo César Dias de Moraes, no uso das atribuições que lhe são conferidas Regimento Interno e pela Legislação Federal vigente, convoca os senhores membros das comissões de Finanças e Orçamento e da Saúde, além de outros vereadores, segmentos e entidades representativa para duas importantes Audiências Públicas.

Metas orçamentárias - A primeira das duas audiências vai se realizar no dia 25 de fevereiro (quinta-feira), às 8h30, no recinto desta Casa de Leis, para tratar junto a Secretaria de Finanças do Município dos seguinte temas:

- Demonstração e avaliação pelo Poder Executivo do cumprimento das metas fiscais do quadrimestre setembro, outubro, novembro e dezembro de 2020, conforme disposto no Artigo 9º, parágrafo 4º da Lei Complementar nº. 101, de 4 de maio de 2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal.

Saúde/SUS - A segunda Audiência Pública será logo em seguida, às 11 horas, para os membros da Comissão de Educação, Saúde, Assistência Social e Direitos da Pessoa com Deficiência, convidando toda a população, para tratar do seguinte:

- Apresentação pelo Gestor do Sistema Único de Saúde do Município de Ibiúna, através de seu titular, de relatório detalhado referente ao quadrimestre setembro, outubro, novembro e dezembro de 2019, contendo, no mínimo, as seguintes informações:

I - montante e fonte dos recursos aplicados no período;

II - auditorias realizadas ou em fase de execução no período e suas recomendações e determinações;

III - oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada, cotejando esses dados com os indicadores de saúde da população em seu âmbito de atuação;

IV - bem como as informações previstas no Relatório de Gestão do SUS (Sistema Único de Saúde) e RREO (Relatório Resumido de Execução Orçamentária), nos termos do Decreto Federal nº 7827, de 16 de outubro de 2012.

Assista de casa - Ambas as audiências, como todo encontro oficial realizado na Câmara Municipal de Ibiúna, tem transmissão ao vivo da TV Câmara Online, canal do Legislativo Municipal na plataforma Youtube (www.youtube.com/channel/UCnAZoLJ4iid45bLUfRp0N-Q)

Aprovada a possibilidade de a Prefeitura dar desconto a pagamento de débitos atrasados e desconto no pagamento a vista do IPTU

por pedro — publicado 02/02/2021 17h03, última modificação 02/02/2021 17h03
Primeira Sessão Ordinária do ano também teve renovação das três ‘Frentes Legislativas’: a de verificação das obras da rodovia Bunjiro Nakao, a em Defesa da Vida e da Família e a que acompanha obras da Sabesp.

A primeira Sessão Ordinária da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna de 2021 foi realizada nesta terça-feira, dia 2 de fevereiro. A pauta principal foi a aprovação do Projeto de Lei nº 03/2021, de autoria do Executivo, que ‘‘disciplina o Programa de Recuperação de Crédito Fiscal, o que incide sobre débitos tributários e não tributários inscritos ou não em Dívida Ativa, em fase de cobrança administrativa ou judiciais, dando desconto – conforme o caso e o prazo - de até 90% na cobrança de juros e correções. Ou seja, o contribuinte que deve qualquer imposto à Prefeitura - inclusive o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) - vai poder pagar com redução de valor, se respeitar o prazo, que acaba dia 31 de março.

IPTU 2021 - No mesmo projeto há, no Artigo 11, a determinação de concessão de desconto de 10% para pagamento à vista do IPTU, exercício 2021. Mas, para isso, os contribuintes devem pagar o carnê até 26 de fevereiro.

A aprovação, que foi antecipada por debates parlamentares acalorados e de alto nível, teve 11 votos favoráveis e quatro contrários.

Frentes – Também foram debatidas e renovadas, por meio de resoluções, as três Frentes Parlamentares da Câmara de Ibiúna. São elas: Frente Parlamentar em Defesa da Rodovia Bunjiro Nakao; em Defesa da Vida e da Família; e Comissão Especial de Verificação da Execução do Contrato de Concessão entre SABESP e o Município de Ibiúna.

Para assistir toda – ou a parte que quiser – da Sessão, basta acessar a “Câmara TV Online”, canal digital da Câmara de Ibiúna, na plataforma Youtube, em: www.youtube.com/channel/UCnAZoLJ4iid45bLUfRp0N-Q .

Sessões recomeçam nesta terça-feira

por pedro — publicado 01/02/2021 10h13, última modificação 01/02/2021 10h13
Mesmo com muito trabalho já realizado (posse, indicações, vistoria em obras, Sessão Extraordinária), o chamado Ano Legislativo recomeça oficialmente nesta semana. Todos podem acompanhar pela TV Câmara Online.

A primeira Sessão Ordinária da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna e da atual Legislatura, que vai deste ao ano de 2024, será realizada nesta terça-feira, dia 2 de fevereiro.

Marcadas semanalmente para começaram às 9 horas da manhã, as sessões tem regimentalmente a Ordem do Dia, quando os projetos de lei são debatidos e votados, às 11 horas.

Por conta da pandemia infelizmente vivida pelo planeta, por causa do novo Coronavírus, o acesso ao público, tão comum em tempos mais saudáveis, está vetado. Mas todos os cidadãos interessados podem acompanhar ao vivo a transmissão das sessões ou assistir a gravação no melhor horário. Para isso, basta acessa a “Câmara TV Online”, canal digital da Câmara de Ibiúna, na plataforma Youtube, em: www.youtube.com/channel/UCnAZoLJ4iid45bLUfRp0N-Q

Pauta – Um dos assuntos que devem ser tratados nessa primeira sessão é a analise e votação do Projeto de Lei Complementar que disciplina o Programa de Recuperação de Crédito Fiscal, o que incide sobre “débitos tributários e não tributários inscritos ou não em Dívida Ativa, constituídos ou não, em fase de cobrança administrativa ou judicial e dá outras providências.” Ou seja, vai deliberar sobre as finanças e fontes de arrecadação da Prefeitura, como o IPTU, Imposto Predial e Territorial Urbano.

Este projeto foi apresentado e votado em Sessão Extraordinária, mas foi rejeitado. Novo projeto com teor similar voltou a ser protocolado na Câmara Municipal.

Impossibilidade de convocação de todos os vereadores faz Extraordinária não ter votação de projeto da Prefeitura

por pedro — publicado 27/01/2021 11h50, última modificação 27/01/2021 11h50
Assim, sessão foi aberta e logo encerrada, sem trabalhos, conforme manda o Regimento Interno. O Projeto de Lei Complementar nº 03/2021, o que “disciplina o Programa de Recuperação de Crédito Fiscal”, ficou inscrito para o dia 2 de fevereiro.

“Diante da impossibilidade de convocação pessoal de todos os vereadores, nos termos regimentais, não será possível a realização da Sessão Extraordinária convocada nesta data. Diante disso, fica inscrito o recebimento do Projeto de Lei Complementar nº 03/2021 para a Sessão Ordinária a ser realizada no próximo dia 2 de fevereiro.” Com essas palavras, diante dos vereadores que estiveram presentes (pois tinham sido convocados), o presidente da Câmara Municipal, Paulo César Dias de Morais, abriu e logo fechou a Sessão Extraordinária desta quarta-feira, dia 27 de janeiro.

O Projeto de Lei Complementar nº 03/2021 é o que disciplina o Programa de Recuperação de Crédito Fiscal, o que incide sobre “débitos tributários e não tributários inscritos ou não em Dívida Ativa, constituídos ou não, em fase de cobrança administrativa ou judicial e dá outras providências.” Ou seja, vai deliberar sobre as finanças e fontes de arrecadação da Prefeitura, como o IPTU, Imposto Predial e Territorial Urbano.

Semana passada - O projeto havia sido rejeitado na semana passada, por unanimidade, e muitos vereadores justificaram a recusa por terem encontrado um erro na digitação em um dos artigos que apresentava os valores dos descontos no valor dos carnês do IPTU, o que – segundo assessoria jurídica – poderia causar problemas futuros.

Para você assistir  – Como todo evento oficial realizado na Câmara Municipal de Ibiúna, a Sessão Extraordinária foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Online. E nesse canal do Youtube encontram-se todos os arquivos para que os interessados possam assistir os debates e votações quando quiserem.

O acesso ao nosso canal é https://www.youtube.com/channel/UCnAZoLJ4iid45bLUfRp0N-Q .

Nova Sessão Extraordinária é convocada

por pedro — publicado 26/01/2021 16h27, última modificação 26/01/2021 16h27
Presidente da Câmara, a pedido do Poder Executivo, volta a chamar os vereadores para discutir e votar o Projeto de Lei nº 03/2021, que “disciplina o Programa de Recuperação de Crédito Fiscal” - e vai determinar o valor do IPTU. Projeto teve ajustes da Prefeitura desde que foi rejeitado na semana passada.

O presidente da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, vereador Paulo César Dias de Moraes, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 117 do Regimento Interno, e tendo em vista a Mensagem ao Projeto de Lei Complementar nº 03/2021, do prefeito municipal, solicitando essa urgência, convoca extraordinariamente os senhores vereadores para uma sessão.

A Sessão Extraordinária volta a analisar um projeto de lei complementar, desta vez o de nº 03/2021, que disciplina o Programa de Recuperação de Crédito Fiscal, o que incide sobre “débitos tributários e não tributários inscritos ou não em Dívida Ativa, constituídos ou não, em fase de cobrança administrativa ou judicial e dá outras providências.” Ou seja, vai deliberar sobre as finanças e fontes de arrecadação da Prefeitura, como o IPTU, Imposto Predial e Territorial Urbano.

Na semana passada tentou-se em Sessão Extraordinária, aprovar o projeto, mas os vereadores rejeitaram o texto, alegando encontrar projeções de porcentagens que poderiam causar confusão.

Quando - Essa nova Sessão Extraordinária está marcada para esta quarta-feira, dia 27, a partir das 9 horas, no plenário desta Câmara, com transmissão ao vivo pela TV Câmara Online.

Sessão Extraordinária forma comissões da Câmara e rejeita projeto da Prefeitura

por pedro — publicado 22/01/2021 15h55, última modificação 22/01/2021 19h08
Vereadores encontraram um erro de digitação em artigo, o que poderia trazer prejuízos ao Município, e votaram contra o Projeto de Lei nº 01/2021, o que “disciplina o Programa de Recuperação de Crédito Fiscal” - e vai determinar o valor do IPTU. Executivo deve mandar outro, corrigido, na próxima semana.

Atendendo pedido do Poder Executivo (Prefeitura), o presidente da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, vereador Paulo César Dias de Moraes, no uso das atribuições, convocou Sessão Extraordinariamente nesta sexta-feira, dia 22 de janeiro.

A sessão analisou, debateu e votou o Projeto de Lei Complementar nº 01/2021, que disciplina o Programa de Recuperação de Crédito Fiscal, o que incide sobre “débitos tributários e não tributários inscritos ou não em Dívida Ativa, constituídos ou não, em fase de cobrança administrativa ou judicial e dá outras providências.” Ou seja, vai deliberar sobre as finanças e fontes de arrecadação da Prefeitura, como o IPTU, Imposto Predial e Territorial Urbano.

O projeto foi rejeitado por unanimidade e muitos vereadores justificaram a recusa por terem encontrado um erro na digitação em um dos artigos que apresentava os valores dos descontos no valor dos carnês do IPTU, o que – segundo assessoria jurídica – poderia causar problemas futuros.

Comissões - Aproveitando o encontro, a Sessão Extraordinária nomeou os membros das Comissões Permanentes da Câmara Municipal para o biênio 2021-2022, no termos dos artigos 42 e 43 do Regimento Interno.

São estas as comissões, elas ficaram com a seguinte composição:

  • Comissão de Justiça e Redação: Walmir Bortolatto Jr. (Presidente); Carlos Eduardo “Pururuca” Gomes (vice) e Devanir Cândido Andrade (membro);
  • Comissão de Finanças e Orçamento: Naldo Firmino (Presidente), Lino Júnior (vice) e Luiz Fernando “Pio” de Góes Vieira (membro);
  • Comissão de Obras, Serviços Públicos, Segurança Pública e Atividades Privadas: Fausto Dourado (Presidente), Ronie Von (vice) e Luiz Fernando “Piu’’ (membro);
  • Comissão de Educação, Cultura e Esporte: Geraldo “Aladim” Flávio Amaro (Presidente), Lino Junior (vice) e Fausto Dourado (membro);
  • Comissão de Saúde, Assistência Social e Direitos da Pessoa com Deficiência: Lucas Vieira Ruivo de Borba (Presidente), Volnei Galvão (vice) e Geraldo “Aladim” Amaro (membro).

 

Quer assistir a sessão? – Como todo evento oficial realizado na Câmara Municipal de Ibiúna, a Sessão Extraordinária foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Online. E nesse canal do Youtube encontram-se todos os arquivos para que os interessados possam assistir os debates e votações quando quiserem.

O acesso ao nosso canal é https://www.youtube.com/channel/UCnAZoLJ4iid45bLUfRp0N-Q .

Convocada Sessão Extraordinária

por pedro — publicado 22/01/2021 09h49, última modificação 22/01/2021 09h49
Presidente da Câmara, a pedido do Poder Executivo, chama vereadores para tratar do recebimento, discussão e votação do Projeto de Lei nº 01/2021, que “disciplina o Programa de Recuperação de Crédito Fiscal” - e vai determinar o valor do IPTU – e o que nomeia e elege membros das Comissões Permanentes do Poder Legislativo.

O presidente da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, vereador Paulo César Dias de Moraes, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 117 do Regimento Interno, e tendo em vista a Mensagem ao Projeto de Lei Complementar nº 01/2021, do prefeito municipal, solicitando essa urgência, convoca extraordinariamente os senhores vereadores para uma sessão.

A Sessão Extraordinária vai analisar e votar o Projeto de Lei Complementar nº 01/2021, que disciplina o Programa de Recuperação de Crédito Fiscal, o que incide sobre “débitos tributários e não tributários inscritos ou não em Dívida Ativa, constituídos ou não, em fase de cobrança administrativa ou judicial e dá outras providências.” Ou seja, vai deliberar sobre as finanças e fontes de arrecadação da Prefeitura, como o IPTU, Imposto Predial e Territorial Urbano.

Aproveitando o encontro, a Sessão vai nomear e eleger os membros das Comissões Permanentes da Câmara Municipal para o biênio 2021-2022, no termos dos artigos 42 e 43 do Regimento Interno.

Quando - Essa Sessão Extraordinária está marcada para dia 22, sexta-feira,
às 9 horas, no plenário desta Câmara, com transmissão ao vivo pela TV Câmara Online.

Escola da Rede Municipal de Ibiúna é citada em livro de Portugal

por pedro — publicado 21/01/2021 14h11, última modificação 21/01/2021 14h11
A Escola Municipal “Antônio Coelho Ramalho”, no bairro da Figueira, vem se destacando no cenário estadual por projeto de ensino baseado em princípios democráticos e com participação de toda a comunidade. Por isso, acabou sendo citada em publicação de escola europeia.
Escola da Rede Municipal de Ibiúna é citada em livro de Portugal

Detalhe da citação a Ibiúna na publicação portuguesa

A escola municipal que atende a população do bairro da Figueira, é a “Antônio Coelho Ramalho”. Este estabelecimento de ensino é dirigido pela pedagoga Mila Zeiger Pedroso, que constantemente aparece nos meios de comunicação por iniciativas interessantes e alternativas no ensinar. E de uns anos para cá, adotou um sistema de ensino baseado nos princípios democráticos e com reflexões sobre a sociedade atual. 

Por causa dessas referências, a Escola da Ponte, em Portugal (Europa), acabou citando a “Antônio Coelho Ramalho” em um capítulo do livro ‘Humanização e Educação Integral – Refletindo Sobre Rotas Alternativas’.

No livro, organizado por Patrícia Unger Raphael Bataglia e Cristiane Paiva Alves, o capítulo 14 é dedicado a Escola de Ibiúna, Destaca-se o método e aproximação da comunidade com a Unidade Escolar.

Representantes dos setores técnicos da Câmara Municipal apresentam recursos e ferramentas disponíveis ao trabalho dos assessores parlamentares

por pedro — publicado 15/01/2021 16h08, última modificação 15/01/2021 16h08
Encontro, que apresentou programa de redação e protocolo de documentos disponível no Portal Oficial, visando uma prestação de serviço de excelência aos munícipes, foi realizado no plenário da sede do Legislativo.

Num misto de “treinamento e bate-papo”, funcionários públicos (concursados) da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna apresentaram aos assessores parlamentares os recursos humanos e técnicos que estão disponíveis para o trabalho desses profissionais e dos vereadores.

O encontro ocorreu nesta sexta-feira, dia 15 de janeiro, no plenário da Câmara e foi aberto pelo atual presidente, vereador Paulo César Dias de Moraes/Paulinho Dias, que deu “um sejam bem-vindos!” a todos os assessores, explicando também a importância de um trabalho cotidiano, focado e unido para a melhor prestação de serviços à população ibiunense.

O treinamento foi divido, em itens:

  • Funções e compromissos dos servidores públicos;
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Patrimônio
  • Compras
  • Recursos Humanos
  • Comunicação interna
  • Portal Legislativo;
  • Sistema de redação e protocolo de documentos oficiais.


As apresentações ficaram a cargo dos servidores públicos Pedro Jorge Courbassier (Imprensa), Ricardo Oliveira Leite (Compras e Recursos Humanos) e Marcos Pires de Camargo e durou cerca de 2h30.

A população pode acompanhar os ofícios (indicações, moções, requerimentos) e projetos de lei em andamento no Processo Legislativo, bem como entrar outras informações sobre o funcionamento da Câmara Municipal acessando nosso Portal Oficial.

Eleita a Mesa Diretora da Câmara Municipal para próximo biênio (2021 e 2022)

por pedro — publicado 02/01/2021 12h30, última modificação 02/01/2021 18h20
Paulinho Dias, vereador mais eleito, será novamente o presidente do Poder Executivo. Dois vereadores com primeiro mandato também compõe a direção dos trabalhos.
Eleita a Mesa Diretora da Câmara Municipal para próximo biênio (2021 e 2022)

Membros da Mesa Diretora

Após a solenidade de posse do novo prefeito, vice-prefeito e vereadores, ocorrida na Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, neste dia 1 de janeiro de 2021, foi aberta Sessão Extraordinária para a eleição da Mesa Diretora dos trabalhos do Legislativo Municipal, para o biênio 2021 e 2022.

Apenas uma chapa concorria e ela foi eleita. O presidente da Câmara Municipal será Paulo César Dias de Moraes, Paulinho Dias, vereador mais votado nas eleições de 2020 e que já comandava a Câmara no ano passado.

O primeio vice-presindete será Lucas Borba, Lucas do Samu. O segundo vice-presidente é Volnei Galvão. Ambos assumiram o primeiro mandato.

Para secretariar os trabalhos, no cargo de primeiro secretário, foi eleito Naldo Firmino. Abel do Cupim será o segundo secretário.

Prefeito, vice e vereadores para a gestão municipal 2021-2024 são empossados

por pedro — publicado 02/01/2021 12h10, última modificação 05/01/2021 12h44
Solenidade foi na Câmara Municipal. Por conta da pandemia do Coronavírus, teve poucos convidados e transmissão ao vivo.
Prefeito, vice e vereadores para a gestão municipal 2021-2024 são empossados

Empossados durante o Hino Nacional

Às 10 horas do primeiro dia do ano de 2021 começou a solenidade de posse dos agentes políticos eleitos nas eleições municipais do ano passado. O vereador mais votado, Paulo César Dias de Moraes, Paulinho Dias, comandou os trabalhos como determina a Lei Orgânica do Município de Ibiúna. Ele teve ajuda do vereador Naldo Firmino que secretariou os trabalhos.

Após o chamamento de todos os eleitos, vereadores, prefeito (Paulinho Sasaki) e vice-prefeito (Alexandre Bello), o protocolo determina a assinaturas de presença e do termo de posse, bem como os juramentos e discursos.

Por conta da pandemia causada pelo novo Coronavírus, apenas um convidado de cada empossado, além de representantes de órgãos de imprensa previamente cadastrados puderam acompanhar o evento. A posse teve transmissão ao vivo pela TV Câmara Online, canal do Youtube do Poder Legislativo Municipal. O vídeo pode ser assistido lá. O acesso é em www.youtube.com/channel/UCnAZoLJ4iid45bLUfRp0N-Q .

Após a solenidade na Câmara, o comando do Poder Executivo (prefeito, vice e secretários municipais) assumiram formalmente os trabalhos na Prefeitura Municipal, onde Paulinho Sasaki recebeu em ato simbólico as chaves de Ibiúna.

Os 15 - Foram empossados como vereadores da Estância Turística de Ibiúna os vereadores Abel Rodrigues de Camargo (Abel do Cupim), Antônio Reginaldo Firmino (Naldo Firmino), Armelino Moreira Júnior (Lino Junior), Carlos Eduardo Gomes (Pururuca), Devanir Cândido Andrade (Deva), Fausto José Alves Dourado (Fausto Dourado), Geraldo Flávio Amaro (Aladim), Jair Marmelo Cardoso de Oliveira (Jair Marmelo), Lucas Vieira Ruivo Borba (Lucas do Samu), Luiz Fernando de Góis Vieira (Piu), Ronie Von Pires de Oliveira (Ronie Von), Rozi Aparecida Domingues Soares Machado (Rozi da Farmácia), Volnei Galvão e Walmir Bortolotto Júnior (Dr. Walmir Júnior).

Neste mês de janeiro os vereadores trabalham em seus gabinetes, em suas bases e juntam à população. A primeira Sessão Ordinária do ano está marcada para o dia 2 de fevereiro (terça-feira), às 9 horas.

Última Sessão Legislativa do ano foi produtiva

por pedro — publicado 16/12/2020 16h26, última modificação 16/12/2020 16h26
Entre os vários projetos aprovados estão o que modifica mandato da Mesa Diretora, a criação do Fundo Municipal de Saneamento Básico e o que institui a obrigatoriedade de realização de teste de acuidade visual para os alunos de escolas e creches do Município.

A 31ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira, dia 15 de dezembro, também foi a última deste ano de 2020 e a final da atual (a 17ª) Legislatura. E foi bem produtiva. Um Requerimento de Urgência Especial levou os Projetos de Lei de números 319, 320, 321, 323, 329, 330, 331, 332 e 333/2020 e o Projeto de Resolução nº 36/2020 a debate e votação.

Antes, os presidentes de duas Comissões Especiais da Casa leram seus relatórios finais do ano: Lino Junior, da Comissão Especial de Vereadores que acompanharam as ações e gastos da Prefeitura no combate à pandemia do Coronavírus; e Ismael Martins Pereira, da CEV que acompanha obras da Sabesp acordadas pelo Consórcio São Lourenço (ver detalhes desses relatórios nos links das reportagens https://www.ibiuna.sp.leg.br/institucional/noticias/posse-de-prefeito-vice-e-vereadores-para-a-legislatura-2021-2024-sera-no-dia-1o-de-janeiro e https://www.ibiuna.sp.leg.br/institucional/noticias/ultima-sessao-do-ano-teve-apresentacao-do-relatorio-final-da-comissao-especial-de-vereadores-da-sabesp ).

Mudanças regimentais - Foi aprovada a Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município de Ibiúna nº 03/2020, que estabelece mandato de dois anos para a próxima Mesa Diretora da Câmara. Até este ano vigorava o mandato de um ano. Apenas a vereadora Rozi Aparecida Domingues Soares Machado foi contrária.

Saneamento - Outra aprovação foi a do Projeto de Lei nº 222/2020 que “Autoriza o Chefe do Poder Executivo a celebrar convênios, contratos, termos aditivos e outros ajustes com o Estado de São Paulo, a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo – ARSESP e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp, para as finalidades e nas condições que especifica, cria o Fundo Municipal de Saneamento Básico e Infraestrutura, e dá outras providências.”

“Exame de vista” – Foi aprovado o Projeto de Lei nº 234/2020, de autoria do vereador Charles Guimarães, que “Institui a obrigatoriedade de realização de teste de acuidade visual nos alunos das escolas e creches do Município.”

“Agosto Lilás” – O ritmo estava forte e o Projeto de Lei nº 232/2020 também foi aprovado: o que “Institui a Campanha ‘Agosto Lilás’, de conscientização pelo fim da violência contra a mulher no calendário oficial do município de Ibiúna.”

“Setembro Amarelo” – Na mesma área da conscientização pelas nobres causas sociais, foi colocado em votação e aprovado o Projeto de Lei nº 235/2020, que “Institui a campanha ‘Setembro Amarelo’ de prevenção ao suicídio no calendário oficial do Município de Ibiúna e dá outras providências”, como campanhas de prevenção.

Em seguida, projetos de legalização e nomeação de próprios municipais (ruas e praças) foram debatidos e votados. Antes do fim da sessão ainda teve tempo para o vereador Ismael Martins Pereira apresentar e ter aprovada a Moção de Aplausos nº 14/2020, que será dada ao Pastor Gilberto Alves Cardoso, presidente do Conselho Municipal de Pastores e Líderes Religiosos.

 

Próximos vereadores presentes – Durante a Sessão os atuais vereadores saudaram a presença de vereadores eleitos e que vão assumir em janeiro o primeiro mandato no Poder Legislativo. Estavam na audiência da Câmara os senhores Fausto José Alves Dourado, Geraldo Flávio Amaro (Aladim), Lucas Vieira Ruivo Borba (Lucas do Samu), Luiz Fernando de Góes Vieira (Piu), Ronie Von Pires de Oliveira, Volnei Galvão e Walmir Bortolotto Júnior (Doutor Walmir).

Última sessão do ano teve apresentação do Relatório Final da Comissão Especial de Vereadores da Sabesp

por pedro — publicado 16/12/2020 12h37, última modificação 16/12/2020 12h37
Vereador Ismael Pereira, presidente da CEV constituída para o acompanhamento e tomada de posições da Câmara Municipal em relação à execução do contrato de concessão vigente entre a Sabesp e Ibiúna, bem como das obras do Consórcio São Lourenço, mostrou os resultados e pediu continuidade nos trabalhos junto aos órgãos estaduais.
Última sessão do ano teve apresentação do Relatório Final da Comissão Especial de Vereadores da Sabesp

Ismael Pereira

A Sessão Legislativa de 15 de dezembro, a última do ano de 2020 e também da atual legislatura, teve muitos debates e votações e o fechamento, por meio de relatório, das atividades das comissões formadas pelos membros do Legislativo de Ibiúna no acompanhamento das ações do Poder Público.

Uma dessas é a Comissão Especial de Vereadores (CEV) constituída para o acompanhamento e tomada de posições da Câmara Municipal em relação à execução do contrato de concessão vigente entre a SABESP e o município da Estância Turística de Ibiúna, bem como das obras decorrentes do Consórcio São Lourenço.

O presidente da Comissão, vereador Ismael Martins Pereira, leu o relatório final e fez ponderações ao trabalho, que, segundo ele, ajudou a cobrar as obras prometidas no acordo feito pelo município e a Sabesp e o Consórcio: “Será necessária continuar essa luta e peço isso aos colegas que vão exercer mandato nos próximos quatro anos”, comentou Ismael, que não concorreu à reeleição como vereador (foi candidato a vice-prefeito, pelo PSD, Partido Social Democrático).

Teor – Entre os pontos apresentados no relatório, foram citados “os esforços durante o período de funcionamento”, a busca pelo cumprimento do cronograma de obras e investimentos atrelado ao contrato de concessão vigente entre o município e a Sabesp. Também foram relatadas as reuniões, diligências, encontros com o Governador do Estado, visitas à superintendência regional da Sabesp, encaminhamento de inúmeros ofícios e indicações, solicitando informações e medidas de interesse da população, sendo que, “a atuação da CEV obteve relevantes resultados para a concretização de investimentos por parte da Sabesp para o município”, diz o relatório final.

Reinvindicações – Segundo Ismael Pereira, dentre as principais reinvindicações realizadas pela CEV podem ser mencionadas “a manutenção da Vicinal do Verava, pois esta vicinal ficou em péssimas condições decorrentes das obras do Consórcio São Lourenço, consórcio este que teve o investimento de mais de R$ 2 bilhões dos governos Federal e Estadual, que está abastecendo município da grande São Paulo.”

Ismael lembrou também que por meio dos trabalhos da CEV “tivemos um grande avanço na rede coletora de esgoto do bairro do Parurú, obra esta que já está pronta para ser inaugurada e entregue à população do Parurú e região. Esta obra foi uma grande luta, vencida grande parte com o empenho desta comissão.”          

Comissão Sabesp – A Comissão Especial para os assuntos relacionados à Sabesp teve trabalho feito nos últimos quatro anos. Em 2017 trouxe à Câmara Municipal de Ibiúna o Superintendente Regional da Sabesp, e engenheiros do órgão, para esclarecimentos numa Audiência Pública.

Lembra-se que Sabesp é uma empresa pública de economia mista (meio privada, meio estatal), presente em 371 municípios paulistas na distribuição de água, coleta e tratamento dos esgotos.

Esse é o Relatório Final:

Relatório Final da Comissão Especial de Vereadores constituída para o acompanhamento e tomada de posições da Câmara Municipal em relação à execução do contrato de concessão vigente entre a SABESP e o município da Estância Turística de Ibiúna, bem como das obras decorrentes do Consórcio São Lourenço.

 

                                                                              Com a aproximação do término da presente Legislatura, apresentamos este Relatório Final como conclusão dos trabalhos realizados pela presente Comissão Especial de Vereadores.

                                                                              Durante todo o período de seu funcionamento a presente Comissão Especial de Vereadores concentrou esforços na busca pelo cumprimento do cronograma de obras e investimentos atrelado ao contrato de concessão vigente entre o município e a SABESP.

                                                                              Foram realizadas diversas reuniões, diligencias, encontros com o Governador do Estado, visitas à superintendência regional da Sabesp, encaminhamento de inúmeros ofícios e indicações, solicitando informações e medidas de interesse da população, sendo que, a atuação da CEV obteve relevantes resultados para a concretização de investimentos por parte da SABESP para o município.

                                                                              Dentre as principais reinvindicações realizadas pela CEV podemos mencionar a manutenção da Vicinal do Verava, pois esta vicinal ficou em péssimas condições decorrentes das obras do Consórcio São Lourenço, consórcio este que teve o investimento de mais de 2 Bilhões de reais dos Governos Federal e Estadual, que está abastecendo município da grande São Paulo, dentre eles Vargem Grande Paulista, Cotia, Barueri, Santana de Parnaíba, Itapevi, Jandira, Osasco e região.

                                                                              Através da CEV tivemos um grande avanço na rede coletora de esgoto do bairro do Parurú, obra esta que já está pronta para ser inaugurada e entregue à população do Parurú e região. Esta obra foi uma grande luta, vencida grande parte com o empenho desta comissão.

                                                                              Vale destacar também o destravamento jurídico para reiniciar as obras de rede coletora de esgoto dos bairros Capim Azedo, Residencial Europa, Ibiúna Garden, Purís, Regi, e região.

                                                                              Estes bairros ora mencionados, a SABESP nos informou que será feita uma licitação para realização dessa rede coletora de esgoto.

                                                                              Realizamos diversas reuniões com representantes da SABESP cobrando o aceleramento das obras de rede de agua nos bairros Rio de Una, Rio de Una de Cima, Areia Vermelha, Rosarial, Campo Verde, Cachoeira, Paruru, Paiol Grande, Piai, dentre outros, que resultaram numa parceria entre a Prefeitura de Ibiúna e a SABESP para a ligação de 200 redes de agua no bairro Paiol Grande, em uma extensão de mais de 3 quilômetros de rede de agua, 200 ligações de rede de agua no bairro Feital, 200 ligações de rede de agua no bairro da Cachoeira, 200 ligações no bairro de Regí, 200 ligações no bairro Ressaca, 200 ligações de agua no bairro do Piaí, 200 ligações no bairro Cachoeirinha da Vargem, 150 ligações no bairro Campo Verde, totalizando mais de 1600 ligações de rede de agua.

                                                                              É importante também ressaltar dos requerimentos de vários Vereadores e Vereadoras, que foram apensados ao processo desta Comissão, e que levaram à cobrança de respostas e atendimentos aos requerimentos formulados.

                                                                              A CEV também cobrou sobre a rede de agua e rede coletora de esgoto nos bairros Carmo Messias e Verava, tendo sido informado pela SABESP que essas obras se encontram em fase de licitação. 

                                                                              Importante mencionar também, que através da CEV, está tramitando um projeto de lei n.º 222/2020 que autoriza o Poder Executivo a celebrar convênios, contratos, termos aditivos e outros ajustes com o Estado de São Paulo, agencia Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo – ARSESP – e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP, para as finalidades e nas condições que especifica, cria o fundo municipal de saneamento básico e infraestrutura, e dá outras providencias, ou seja, essa possibilita o repasse de 5% do total arrecadado pela SABESP no âmbito do município.

                                                                              Importante mencionar também sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico, que também se encontra em tramite nesta Casa de Lei e prevê a atualização do plano de investimentos vigente através do contrato de concessão existente entre o município e a SABESP.

                                                                              Dessa forma, mantivemos intenso trabalho de acompanhamento, cobrança e fiscalização junto à SABESP, sua superintendência e demais setores do Governo Estadual, que resultaram em diversos melhoramentos em prol da nossa população.

                                                                               Encontram-se encartados ao processo da Comissão Especial de Vereadores os inúmeros ofícios que foram encaminhados no decorrer dos trabalhos da CEV para as autoridades competentes no intuito de cobrar o cumprimento do cronograma de obras de implementação da rede de agua e coleta de esgoto em diversas localidades do município de Ibiúna.

                                                                   Com isso, encerramos o trabalho desta Comissão de Vereadores com a certeza do dever cumprido, tendo em vista que, mesmo diante das dificuldades enfrentadas, lutamos incansavelmente pelos objetivos propostos quando da instituição da CEV, concentrando os esforços na fiscalização e cobrança dos serviços relacionados à SABESP.

                                                                           Entendemos que a partir da próxima legislatura a Câmara Municipal deve dar continuidade aos trabalhos desta comissão pois o contrato de concessão com a SABESP continuará vigente e ainda existe muito por fazer, no entanto, a participação do legislativo na fiscalização e cobrança é essencial para que as obras e investimentos saiam do papel e gerem impactos positivos reais na vida da população.   

                                                                              Por fim, meus sinceros agradecimentos a todos os Vereadores e Vereadoras, em especial aos integrantes desta Comissão Especial, Vereadores Abel Rodrigues de Camargo, Rozi Aparecida Domingues Machado, Pedro Luiz Ferreira, Devanil Candido de Andrade, Carlos Eduardo Gomes, Rodrigo de Lima e Gerson Pedroso da Silva, que compõem e compuseram esta importante Comissão. 

                                                                              Agradeço também ao Prefeito Dr. João Mello e toda a sua administração que colaborou e muito, para o bom resultado desta comissão.

                                                                              Meus sinceros agradecimentos também ao Sr. Maurício Tápias, Superintendente da SABESP, e ao chefe da Sabesp de Ibiúna Sr. Tiago, e Sr. Adriano José Branco, Gerente de Divisão, que sempre nos atenderam quando das inúmeras vezes que batemos à porta buscando o atendimento de nossas reivindicações.

                                                                              Solicito que seja dada ciência deste Relatório ao Prefeito Municipal, ao Presidente da Câmara Municipal, ao superintendente da SABESP, e ao Ministério Público de Ibiúna, para dar publicidade ao trabalho desta importante Comissão Especial de Vereadores.

                              

                                                               É o relatório.

                                                                              “ Deus abençoe a todos !!! ”

                                                                             

                                                                              Ibiúna, 08 de dezembro de 2020.

ISMAEL MARTINS PEREIRA - Relator 

 

Relatório da Comissão Especial de Vereadores que acompanhou gastos do Município no combate ao Coronavírus foi apresentado na última Sessão Legislativa do ano

por pedro — publicado 16/12/2020 11h03, última modificação 16/12/2020 11h03
Formada em abril, CEV teve trabalhos dos vereadores Lino Junior, Pedrão d’Água e Pururuca e fiscalizou gastos e ações da Prefeitura na pandemia.
Relatório da Comissão Especial de Vereadores que acompanhou gastos do Município no combate ao Coronavírus foi apresentado na última Sessão Legislativa do ano

Visita dos membros da Comissão no Hospital de Campanha

A Sessão Legislativa de 15 de dezembro, a última do ano de 2020 e também da atual legislatura, teve muitos debates e votações e o fechamento, por meio de relatório, das atividades das comissões formadas pelos membros do Legislativo de Ibiúna no acompanhamento das ações do Poder Público.

Uma dessas é a Comissão Especial de Vereadores (CEV) que fez durante quase todo este ano o acompanhamento dos gastos e despesas realizadas pelo Poder Executivo para as ações de emergência feitas durante o período de enfrentamento à pandemia decorrente do Covid-19.

Reuniões com representantes da Prefeitura, principalmente dos setores de Compras e Licitações e da Secretaria de Saúde, visitas aos dois hospitais (Municipal e de Campanha) entre outras ações foram feitas pelos membros da CEV, vereadores Armelino Moreira Júnior/Lino Junior (presidente), Carlos Eduardo Gomes/Pururuca e Pedro Luiz Ferreira/Pedrão d’Água.

Conclusão - O relatório lido pelo vereador Lino teve como conclusão que "ficamos com a certeza que em sua grande maioria, as atitudes tomadas pelos responsáveis e profissionais da saúde na condução e cuidado direto com os pacientes, durante o enfrentamento da pandemia, foram no sentido de salvar vidas, diminuir os riscos e minimizar os prejuízos. Por outro lado, acompanhamos que o Tribunal de Contas do Estado, órgão técnico auxiliar deste Poder Legislativo tem em andamento criterioso sistema de fiscalização de todas as despesas realizadas, de modo que qualquer desvio de conduta envolvendo recursos públicos será objeto de apontamento para posterior responsabilização dos envolvidos."

O relatório foi dividido nos seguintes tópicos: Dos recursos financeiros para o enfrentamento da pandemia; Das despesas realizadas com o combate à pandemia; Da viabilidade do hospital de campanha e das despesas decorrentes de sua implementação; Da deficiente disponibilização das informações no portal da transparência; e Da última visita no dia 30 de novembro para constatação das novas acomodações.

Conteúdo completo - Confira abaixo o relatório final apresentado na Sessão Legislativa desta terça-feira, pela Comissão Especial de Vereadores de Ibiúna que fiscalizou os gastos públicos municipais nas ações de combate ao Coronavírus:

Relatório Final da Comissão Especial de Vereadores constituída para o acompanhamento das despesas realizadas pelo Poder Executivo Municipal durante o período de pandemia decorrente da Covid-19. 

                                                                              O propósito deste Relatório Final é apresentar a conclusão dos trabalhos realizados pela presente Comissão Especial de Vereadores.

                                                                              A Comissão foi constituída e decorrência da preocupação dos membros do Poder Legislativo em centralizar esforços no acompanhamento das despesas com o enfrentamento da pandemia de Covid-19.

                                                                              Durante seu funcionamento os membros da CEV realizaram intenso trabalho de acompanhamento das atitudes do Poder Executivo, monitorando a tomada de decisões, os atos normativos editados, mantendo contato dos os gestores das unidades de saúde, realizando visitas ao hospital municipal e ao hospital de campanha, encaminhando ofícios, convocando membros do Poder Executivo para prestar esclarecimentos na Câmara Municipal, além da realização de diversas reuniões entre os membros da comissão.

                                                                               Embora a pandemia, e consequentemente o seu enfrentamento, ainda não tenham cessado, os membros da CEV decidiram por entregar o presente relatório final tendo em vista o término do mandato atual, sendo que, com a troca do Prefeito Municipal e de sua equipe, haverá a implementação de uma nova gestão, transferindo-se também a responsabilidade.

                                                                              Dessa forma, embora a fiscalização por parte do Poder Legislativo deva continuar, os membros da CEV entenderam mais coerente apresentar a conclusão do acompanhamento realizado durante a gestão atual, iniciando-se nova frente de fiscalização a partir do próximo exercício.

DOS RECURSOS FINANCEIROS PARA O ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA

                                                                              Através do Portal da Transparência é possível obter as informações acerca das receitas e despesas inerentes ao combate da pandemia.

                                                                              Nesse sentido, temos as informações que dão conta que  o município de Ibiúna recebeu até a presente data R$ 8.845.467,03 de recursos para o combate ao Coronavírus, provenientes de repasses efetuados pelo Governo do Estado e pelo Governo Federal.

DAS DESPESAS REALIZADAS COM O COMBATE À PANDEMIA

                                                                              De acordo com as informações disponibilizadas, as ações voltadas para o combate da pandemia no município de Ibiúna, entre os meses de março de 2020 até o presente momento, implicaram no empenho de recursos no montante de R$ 7.354.317,49, sendo que desse valor, R$ 5.892.410,09 já foram pagos.

                                                                              As despesas que compõe esse montante encontram-se discriminadas no Portal da Transparência da Prefeitura Municipal, onde é possível visualizar as respectivas notas de empenho com a descrição das informações básicas como valores, fornecedores, e quantidades contratadas.

                                                                              Realizada uma conferência geral dos valores contratados, levando em consideração que nos meses mais críticos da pandemia alguns itens sofreram escassez no mercado e consequentemente tiveram seus preços aumentados, foram identificados em algumas notas ( segue anexo), divergências de valores comparado a outros municípios vizinhos, citando como exemplo as máscaras n95 que tiveram diferença em período próximo de 100% do valor .

                                              Uma questão identificada por esta Comissão que gerou dúvidas, diz respeito ao serviço de diagnósticos por imagem , que no aditamento contratual formalizado para acréscimos de serviços  para utilização no Hospital de Campanha, foi previsto valor de R$125.000,00(  cento e vinte e cinco mil reais), mensais, mas que em momento algum tivemos notícia de que o exame de tomografia tenha sido oferecido, tanto no hospital de campanha, quanto no hospital municipal .

DA VIABILIDADE DO HOSPITAL DE CAMPANHA E DAS DESPESAS DECORRENTES DE SUA IMPLEMENTAÇÃO

                                                                              Questão muito controvertida na opinião da população foi a utilização do hospital de campanha e as despesas decorrentes.

                                                                              Os posicionamentos mais críticos afirmam que a sua implementação acarretou desperdícios de recursos públicos tendo em vista a sua pouca eficiência.

                                                                               Através das diversas visitas que realizamos ao hospital de campanha durante o seu funcionamento, conversando com os profissionais de saúde, com os familiares dos pacientes e questionando os procedimentos ali realizados, pudemos constatar que de fato, a utilidade do hospital de campanha era extremamente limitada, e passamos a expor os motivos dessa conclusão.

                                                                              É necessário reconhecer que havia a necessidade de um local separado para triagem e atendimento dos pacientes com suspeita de infecção pela Covid, bem como para isolamento daqueles que necessitassem de atendimento e acompanhamento médico hospitalar.

                                                                              No entanto, no decorrer dos meses de funcionamento do hospital de campanha constatamos que em boa parte do tempo a triagem inicial dos pacientes com suspeita de Covid era realizado em um anexo do hospital municipal, e não na tenda destinada ao hospital de campanha.

                                                                              Essa situação nos causou perplexidade e após período de questionamento da presente comissão, a triagem passou a ser executada no hospital de campanha.

                                                                              Outra questão de necessária abordagem é o fato de que a estrutura do hospital de campanha não possibilitava o tratamento dos infectados em situação de gravidade, haja vista a carência de equipamentos específicos(tais como aparelho de ressonância, tomografia, hemodiálise ,entre outros ), insumos, além da falta de equipe médica multidisciplinar em diferentes especialidades e medicamentos necessários à manutenção dos pacientes com agravamento  em seu quadro clínico , limitando-se a estrutura do hospital de campanha a um atendimento emergencial  por um curto período de tempo até que providenciada a transferência e muitas vezes já em estado avançado.

                                                                              Portanto, a manutenção do hospital de campanha, com a divulgação sobre a existência de leitos de U.T.I., geraram uma falsa sensação de segurança para a população, vez que tais equipamentos não eram suficientes para o tratamento de pacientes em estado de maior gravidade.

                                                                              No entanto, é imperioso reconhecer que, diante da gravidade da doença, da pouca estrutura à disposição nas unidades de saúde, e das incertezas inerentes à pandemia, os gestores de todo o País tiverem que conduzir suas atitudes de acordo com suas convicções numa tarefa nada fácil, e que, cujos erros e acertos, serão julgados mais adiante,  pelos órgãos competentes e pela própria história.

                                                                              Um ponto que merece destaque por parte desta Comissão de Vereadores foi a dificuldade de obter informações referente fiscalização por parte da administração quanto a  atuação e cumprimento de contratos (hospital de campanha/hospital municipal)ambos administrados pela empresa INSTITUTO DE GESTÃO ,ADMINISTRAÇÃO E TREINAMENTOS EM SAÚDE.

                                                                              Referida empresa já mantinha contrato com o município para atuação no âmbito do Hospital Municipal, e através de termo aditivo, formalizou um acréscimo quantitativo dos serviços contratados para utilização no Hospital de Campanha.

                                                                              Ocorre que, por diversas oportunidades, foram constatadas situações em que o mesmo profissional da saúde, em atuação pela empresa contratada, encontrava-se responsável pelo atendimento no Hospital Municipal e no Hospital de Campanha, simultaneamente, o que gerou certa perplexidade por parte desta comissão acerca da forma de controle dos serviços prestados.

                                                                              O aditamento realizado gerou uma despesa adicional ao município de R$ 1.164.000,00 por mês, e não constatamos transparência suficiente na organização desses serviços, capaz de possibilitar uma conclusão pela lisura e efetiva prestação dos serviços contratados e remunerados.

DA DEFICIENTE DISPONIBILIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES NO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

                                                                              Em razão do auxílio financeiro destinado aos municípios para combate à pandemia, a legislação federal exigiu como contrapartida, a disponibilização das informações sobre as despesas, através dos Portais de Transparência, sempre de forma detalhada e em tempo real.

                                                                              Esta Comissão de Vereadores utilizou-se do Portal da Transparência como ferramenta para o acompanhamento, em tempo real, das ações do Poder Executivo Municipal, e nesse sentido, encontrou muita dificuldade haja vista a precária disponibilização das informações.

                                                                              Um dos pontos emblemáticos foi a ausência de disponibilização dos instrumentos contratuais firmados durante a pandemia.

                                                                              Referidos instrumentos contratuais que deveriam ter sido disponibilizados no Portal da Transparência, em tempo real, somente foram disponibilizados após insistência e na véspera da reunião realizada na Câmara Municipal entre os membros da CEV e a Secretária Municipal de Saúde ocorrido em 29 de junho de 2020.

                                                                              Ainda assim, foram disponibilizados apenas 2 instrumentos contratuais, um referente ao aditamento contratual com a empresa responsável pela atuação no hospital de campanha, e outro referente à locação da tenda utilizada para o hospital de campanha.

                                                                               Todas as demais contratações realizadas no combate da pandemia tiveram como instrumento contratual apresentado apenas o respectivo “pedido de compra”, o que no entendimento desta CEV não é o documento suficiente para garantir os interesses da administração nas relações contratuais firmadas tendo em vista a complexidade de alguns itens contratados, a necessidade de previsão de prazos de entrega, garantia, e demais cláusulas indispensáveis diante do volume das despesas realizadas.

DA ÚLTIMA VISITA NO DIA 30 DE NOVEMBRO PARA CONSTATAÇÃO DAS NOVAS ACOMODAÇÕES

                                       Em visita as novas acomodações do atendimento aos pacientes com síndrome gripal (alacove), agora de volta o hospital municipal de Ibiúna, pode-se constatar no local:

recepção com pacientes em espera de atendimento, sala de radiografia ainda improvisada com um raio x móvel para auxiliar,sala de emergência  com equipamentos básicos para reanimação e estabilização, consultório médico ,ala feminina e ala masculina de internação com um paciente em observação por desconforto respiratório ainda aguardando resultado de exames para covid-19. Segundo enfermeira de plantão na presente data havia colhido nove testes Swab de pessoas com sintomas suspeitos de corona vírus, e por fim , ainda nesta data encaminhei ofício a secretária da saúde com os seguintes questionamentos:

                                 Levando em consideração as notas de compra de R$114.000,00 com respirador mecânico circuito e R$571.000,00 com respirador mecânico, mais os respiradores recebidos da DRS, resultando em qual quantidade total de respiradores atual no hospital municipal? Uma vez que em visita realizada na data de hoje não conseguimos visualizar todos?

                                  E de acordo com a nota da compra das camas hospitalares no valor de R$ 36.000,00 e R$ 57.600,00, qual é a quantidade que ficará disponível para a população no hospital municipal de Ibiúna?

CONCLUSÃO

                                                                              Diante de todo o exposto, entregamos este relatório para concretizar um resumo do trabalho desenvolvido pela Comissão Especial de Vereadores durante o período da pandemia, destacando que os demais membros do Legislativo Municipal também mantiveram efetiva participação na cobrança de informações e atitudes por parte do Executivo, sendo que a atuação da Câmara Municipal foi além do acompanhamento criterioso das despesas realizadas, mantendo grande enfoque nas necessidades práticas da população, dos usuários dos serviços públicos, dos comerciantes , produtores de diversos segmentos , grupos religiosos, dentre outros grupos afetados com as medidas do isolamento social.

                                                                              É indiscutível que o acompanhamento deve continuar tendo em vista que o enfrentamento da pandemia ainda se faz necessário, e consequentemente a utilização de recursos públicos.

                                                                              As principais conclusões sobre os erros e acertos virão com o tempo, e com amadurecimento da apuração dos fatos ,

 ficamos com a certeza que em sua grande maioria, as atitudes tomadas pelos responsáveis e profissionais da saúde ,

 na condução e cuidado direto com os pacientes  durante o

  enfrentamento da pandemia ,oram no sentido de salvar vidas, diminuir os riscos e minimizar os prejuízos.

                                                                              Por outro lado, acompanhamos que o Tribunal de Contas do Estado, órgão técnico auxiliar deste Poder Legislativo tem em andamento criterioso sistema de fiscalização de todas as despesas realizadas, de modo que qualquer desvio de conduta envolvendo recursos públicos será objeto de apontamento para posterior responsabilização dos envolvidos.

                                                                              Diante de todo o exposto, são as conclusões que apresentamos

                                                               É o relatório.

                                                                              Ibiúna, 01 de Dezembro de 2020

 

ARMELINO MOREIRA JÚNIOR - PRESIDENTE

 

Histórico da CEV - A Comissão Especial de Vereadores foi criada pelo Projeto de Resolução nº 31/2020, aprovada por unanimidade em sessão realizada no mês de abril. Tem como objetivo “intensificar ainda mais as fiscalizações de contratos, gastos, e compras durante o período de estado de emergência, cumprindo o trabalho legislativo”.

Posse de prefeito, vice e vereadores para a Legislatura 2021-2024 será no dia 1º de janeiro

por pedro — publicado 14/12/2020 15h21, última modificação 14/12/2020 15h21
Sessão solene será restrita e com os devidos cuidados sanitários em virtude da pandemia causada pelo Coronavírus/Covid-19.

O presidente da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, vereador Paulo César Dias de Moraes, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei Orgânica do Município, divulga edital que convoca o prefeito, o vice-prefeito e os vereadores eleitos nas Eleições 2020, para tomarem posse de seus cargos.

A sessão solene será no dia 1 de janeiro (sexta-feira), às 10 horas, na sede da Câmara Municipal de Ibiúna (rua Maurício Barbosa Tavares Elias, 314 – Jardim Vergel do Uma).

Restrições - Por conta das restrições sanitárias impostas pela pandemia do Coronavírus/Covid-19, a sessão solene de posse contará com a participação presencial do prefeito, vice-prefeito e os vereadores para a Legislatura 2021 a 2024, e APENAS mais um convidado por eleito. A sessão terá transmitida ao vivo pela TV Câmara Online (Youtube).

Imprensa - Os órgãos de imprensa poderão participar com a presença de somente um representante que deverá efetuar o seu cadastro até o dia 28 de dezembro de 2020, pelo e-mail fale@ibiuna.sp.leg.br.

Ações do documento