Notícias

por Interlegis — publicado 22/03/2017 14h53, última modificação 10/10/2024 12h38
Banco de notícias da Casa Legislativa.

Profissional da Saúde é homenageado com Moção de Aplausos

por pedro — publicado 21/11/2023 14h07, última modificação 21/11/2023 14h07
Auxiliar de enfermagem Nei teve contribuição na área da Saúde de Ibiúna reconhecida, em propositura do vereador Volney Galvão.
Profissional da Saúde é homenageado com Moção de Aplausos

O homenageado na Câmara Municipal

A Sessão Legislativa desta terça-feira, dia 21 de novembro, teve a apresentação e votação da Moção de Aplausos n° 14/2023, em homenagem ao auxiliar de enfermagem Valdinei Nunes de Oliveira, conhecido em todo município como Nei, em reconhecimento a sua contribuição na área da Saúde em Ibiúna.

De autoria do vereador Volney Galvão, e aprovada por unanimidade, a homenagem destaca os serviços prestados por Nei, como a década trabalhada na farmácia São Dimas, e outras tantas em vários hospitais da região, como o Hospital Municipal de Ibiúna, sempre com presteza e profissionalismo.

Vários vereadores subiram à tribuna para enaltecer a homenagem e também estender a todos os profissionais da saúde de nosso município.

Uma dezena de requerimentos são apresentados em Sessão

por pedro — publicado 21/11/2023 13h50, última modificação 30/11/2023 11h52
Entre as pautas dessas “cobranças”, pautas como abastecimento de água, instalação de coleta de esgoto, falta de equipamentos de segurança aos coveiros, inauguração de creches e falta de medicamentos e pagamento dos profissionais da saúde.

A Sessão Legislativa desta terça-feira, dia 21 de novembro, teve a apresentação, pelos vereadores, de uma dezena de requerimentos, que são um dos instrumentos legislativos apresentado com finalidade de exigir informações de órgãos públicos. Na temática, assuntos variados, como data para inauguração de creches, abastecimentos de água, falta de remédios e insumos no Hospital Municipal e cronograma para instalação de rede de esgoto e desassoreamento de rio. Confira:

- O vereador Lino Júnior pede à Sabesp (ao chefe local da autarquia estadual responsável pelo saneamento básico em Ibiúna informações sobre a conclusão da rede de esgoto nos bairros Capim Azedo, Residencial Europa e adjacências.

- O vereador Naldo Firmino, também presidente da Câmara Municipal, também requereu à Sabesp informações sobre falta de abastecimento de água em alguns bairros de Ibiúna e o mesmo pedido do vereador Lino, quanto a coleta de esgoto. O vereador Naldo também quer saber informações sobre o motivo do atraso no pagamento de profissionais prestadores de serviços na saúde pública municipal.

- A vereadora Rozi da Farmácia solicitou ao Poder Executivo envio de projeto de lei que autorize o comércio e serviços a funcionar em domingos e feriados, em Ibiúna, em face a uma nova determinação do Governo Federal para que esta questão seja norteada por convenção coletiva ou lei municipal. A vereadora também quer informações e documentos sobre a empresa que fornece remédios e insumos

- O vereador Volney Galvão solicitou à Prefeitura o motivo e providências sobre a falta de equipamentos de segurança, como calçados e roupas, aos coveiros do cemitério municipal.

- O vereador Paulinho Dias pede esclarecimentos sobre duas creches já praticamente concluídas, sobre quando serão colocadas e poderão atender à população, as dos bairros Lageadinho e Gabriel.

 A próxima sessão está marcada para dia 28 de novembro, terça-feira, a partir das 9h30, sempre com transmissão da TV Câmara Online - em:  https://www.youtube.com/c/TVCâmaraIbiúna/, onde também pode ser encontrada a gravação da íntegra das sessões.

Quatro Moções de Aplausos homenageiam ações vitoriosas, exemplares e nobres realizadas em Ibiúna

por pedro — publicado 14/11/2023 15h40, última modificação 14/11/2023 15h46
Sessão Legislativa também aprovou redação final do Lei sobre Orçamento 2024, com totalidade das emendas parlamentares impositivas.
Quatro Moções de Aplausos homenageiam ações vitoriosas, exemplares e nobres realizadas em Ibiúna

Momento de entraga de cada uma das Moções de Aplausos

A Sessão Legislativa da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna desta terça-feira, dia 14 de novembro, teve discussão e votação do Projeto de Lei Ordinária nº 336/2023, que determina o Orçamento de Ibiúna para 2024, contando com as emendas impositivas parlamentares.

Também foram apresentadas e aprovadas por unanimidade Moções de Aplausos que homenageiam ações nobres, exemplares e vitoriosas ocorridas em Ibiúna. Confira cada uma:

Forças de segurança – O vereador Lucas do Samu foi o autor da Moção encaminhada aos profissionais da área de segurança pública – Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar (PM) – envolvidas em ato de salvamento de uma família (três pessoas – inclusive um idoso acamado) que estava sob armas de fogo sofrendo um assalto à residência, ocorrida no dia 23 de outubro. Os vereadores lembraram o exemplar exercício profissional com heroísmo, tendo a ocorrência sido resolvida sem consequências ruins.

Estudante medalhista em olimpíadas – O vereador Aladim Geraldo Amaro entregou Moção de Aplausos ao estudante Marcelo Yudi Narukawa de Morais e aos professores Dinalva Pereira Uchida e Guilherme Dias da Costa, em reconhecimento às suas realizações e contribuições para a educação. O aluno da Escola Estadual Lurdes Penna Carmelo, do Distrito do Paruru, teve excelente desempenho em 2022, obtendo medalhas de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências e Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e medalha de prata na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética. Neste ano de 2023, foi medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Olimpíada Nacional de Ciências.

Solidariedade adventista – A Moção de Aplausos de iniciativa do vereador Abel do Cupim, destinada ao pastor da Igreja Adventista José Machado de Miranda, reconhece contribuição e liderança religiosa à cidade de Ibiúna e ao gesto de ceder o templo no Feital, enquanto a escola do bairro passava por, durante 4 meses, reformas.

Trabalho da Cetril – De autoria do vereador Jair Marmelo, a Moção de Aplausos aos funcionários da Cetril (Cooperativa de Eletrificação de Ibiúna e Região) se deve à atenção prestada à população em ocasião do evento meteorológico (fortes ventos e chuva), no dia 3 de novembro, quando postes e árvores caíram e atingiram a fiação que distribui energia elétrica.

Assista – Todos os arquivos das sessões, audiências e eventos ocorridos na Câmara Municipal de Ibiúna pode ser visto na íntegra na TV Câmara Online (www.youtube.com/c/TVCâmaraIbiúna).

Autorizado repasse de recursos da União para pagamento do Piso Nacional da Enfermagem em Ibiúna

por pedro — publicado 07/11/2023 14h50, última modificação 07/11/2023 14h49
Sessão Legislativa também aprovou Lei sobre Orçamento 2024, com totalidade das emendas parlamentares impositivas.

A Sessão Legislativa da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna desta terça-feira, dia 7 de novembro, teve discussão e votação do Projeto de Lei Complementar nº 324/2023, que autoriza o Poder Executivo a repassar recursos da União (Governo Federal) para cumprimento da assistência financeira complementar da Emenda Constitucional nº 127/2022, que criou o Piso Nacional da Enfermagem.

A sessão também aprovou, em segunda votação, o Projeto de Lei que estabelece o Orçamento para o próximo ano e das emendas impositivas parlamentares. Na próxima sessão será exposta e votada a redação final.

Requerimento e Indicações – O vereador Ronie Von apresentou – e teve aprovado – requerimento ao Departamento de Estradas de Rodagem e Governo Estadual para providências de melhorias nas estradas da região.

A vereadora Rozi da Farmácia apresentou indicação para limpeza nos pontos da cidade atingidos pela forte chuva. O vereador Paulinho Dias pediu reparo nas vias do bairro Lageadinho. E o presidente da Câmara, vereador Naldo Firmino, pede a limpeza dos entulhos do muro que caiu na escola Tereza Falci, no bairro do Cupim.

A próxima sessão será no dia 14 de novembro, a partir das 9h30, sempre com transmissão da TV Câmara Online (www.youtube.com/c/TVCâmaraIbiúna).

Lei sobre Orçamento 2024 e emendas parlamentares são aprovadas em 1º turno

por pedro — publicado 31/10/2023 16h57, última modificação 31/10/2023 16h57
Sessão Legislativa também aprovou projeto que amplia tempo de uso dos carros usados em aplicativos de transporte.

A Sessão Legislativa da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna desta terça-feira, dia 31 de outubro, teve discussão e votação do projeto de lei que estabelece o Orçamento para o próximo ano, das emendas impositivas parlamentares e de projeto de lei de autoria do presidente da Câmara, vereador Naldo Firmino, que amplia o período permitido para o uso de automóveis de aplicativos, de 10 para 15 anos. Os dois primeiros foram aprovados em 1ª votação, tendo segundo turno de votação na próxima semana. Todos foram aprovados por unanimidade.

As emendas - Foram protocoladas na Secretaria da Câmara 112 emendas impositivas parlamentares e duas modificativas (do orçamento). Por lei, 50% do valor deve ser destinado à Saúde Pública. Entre as outras áreas contempladas, destaca-se manutenção de estradas rurais; compra de equipamentos para unidades de saúde, educação, cultura e esporte; ajuda a entidades filantrópicas; realização de oficinas culturais e esportivas; e melhorias na iluminação pública.

Requerimentos - A Sessão Legislativa também teve respostas de requerimentos feito pelo Poder Executivo. A curiosidade é que, por causa de uma viagem internacional realizada pelo prefeito Paulinho Kenji Sasaki, muitos tiveram a assinatura do vice em exercício, Alexandre Bello de Oliveira.

Sessão tem requerimentos por melhoria na coleta de lixo, limpeza em ônibus e manutenção de vias

por pedro — publicado 24/10/2023 13h05, última modificação 24/10/2023 13h05
Ofícios que pedem ou exigêm informações ou providências para algum departamento, órgão ou instituição serão encaminhados à Prefeitura e empresa de transporte urbano. Sessão também aprovou dois projetos de lei.

A Sessão Legislativa desta terça-feira, dia 24 de outubro, na Câmara Municipal de Ibiúna, teve aprovação de dois projetos de lei, um que aprova extensão de logradouro público (rua) no bairro Capão Grande (PL 328/23) e outro que regulamenta no município Lei Federal sobre Conduta de Dados Pessoais (PL377/23). Mas foram o requerimentos - que são modalidade de texto utilizado para fazer um pedido ou uma exigência para algum departamento, órgão ou instituição – que marcaram a maior parte do tempo do encontro no Legislativo Municipal.

O presidente da Câmara, vereador Naldo Firmino, requereu à Prefeitura se houve diminuição e alteração em intinerário na coleta de lixo. Segundo Naldo, recebeu reclamação da população sobre uma diminuição no serviço de coleta.

O presidente da Câmara também pergunta à empresa Raposo Tavares, responsável pelo transporte público em Ibiúna, o motivo da falta de limpeza e manutenção nos veículos. Também segundo a população usuária, os ônibus encontram-se sujos, muitas vezes com lixo até nos bancos.

Naldo Firmino também questionou a Prefeitura sobre a conclusão da ligação para coleta e tratamento de esgoto que sai do prédio da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Vargem do Salto. O vereador lembrou que no mês passado houve encontro entre ONGs, Sabesp e secretários municipais, que se comprometarema a executar a obra até esta semana. O objetivo é melhorar o saneamento básico dos recuros hídricos da região.

Indicações – A vereadora Rozi da Farmácia indicou à Prefeitura mudança de local onde fica uma caçamba para depósito de lixo, que atualmente atrapalha uma residência na rua José Bonifácio, região central, que poderia ser deslocada para trecho da rua sem residência.

Naldo Firmino indicou manutenção em vias e calçadas que, em estado ruim, atrapalha os moradores e veículos que passam no loteamento São Marcos, região do Rio de Una.  

A próxima Sessão Legislativa será dia 31 de outubro, a partir das 9h30, contra transmissão da TV Câmara Online, pelo YouTube, onde também podem ser assistidos todos os encontros oficiais realizados pela Câmara Municipal de Ibiúna.

Orçamento de Ibiúna para 2024 é estimado em R$ 339 milhões

por pedro — publicado 19/10/2023 12h18, última modificação 19/10/2023 12h18
Valor foi passado pelo secretário municipal de Planejamento e Gestão Orçamentária durante Audiência Pública comandada pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal.

A Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 19 de outubro, secretários municipais e membros da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal, além de representantes da sociedade civil para conhecimento, debate, consulta pública do Projeto de Lei nº 336/2023, que estima a receita e fixa a despesas do município para 2024.

O encontro foi aberto ao público e transmitido ao vivo pela TV Câmara Online, canal do Legislativo no YouTube (acesso em https://www.youtube.com/channel/UCnAZoLJ4iid45bLUfRp0N-Q), onde também pode ser assistido na íntegra.

Quem comandou os trabalhos foi o vereador Lucas Vieira Ruivo Borba, o Lucas do Samu, presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, que esteve ao lado do presidente da Casa, vereador Naldo Firmino.

Também compareceram ao encontro, os vereadores Luiz Fernando Piu e Dr. Walmir Junior.

O orçamento – O secretário municipal de Planejamento e Gestão Orçamentária. Agenor Pereira de Camargo foi o representante da Prefeitura que apresentou os números projetados de receitas e despesa esperadas para o próximo ano e o destino dos recursos. Entre os números apresentados, a projeção do valor total do orçamento 2024, de R$ 339 milhões, sendo que aproximadamente R$ 30 milhões são para pagamento de dívidas.

Também estiveram presentes os secretários municipais de Negócios Jurídicos, Euzébio da Silva; de Agricultura, Benedito Vieira de Camargo; de Esportes e Lazer, Erika Kimura; de Cultura e Turismo, Sakura Ishibuchi Nanni; de Indústria e Comércio, José Antônio Soares de Melo; da Pessoa com Deficiência, Flávia Adad Denardi; do Meio Ambiente, Antônio Rafael Dias Ribeiro; além da funcionária Edineide Cipriano, representando a Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

O presidente da Câmara, Naldo Firmino, se pronunciou lamentando a ausência dos secretários municipais de Educação e Saúde. O vereador abriu as perguntas, questionando os secretários se efetivamente participaram da elaboração orçamentária.

O vereador Lucas perguntou sobre a execução das emendas parlamentares impositivas deste ano e se os R$ 3,6 milhões projetados para o próximo ano serão realizas.

Aberta a perguntas públicas, o advogado Renan Godinho pediu a palavra e fez questionamentos os presentes, principalmente na temática dívidas públicas e arrecadação.

Iluminação pública, lombadas e limpeza de córregos lideram indicações dos vereadores

por pedro — publicado 17/10/2023 15h36, última modificação 17/10/2023 15h36
Sessão Legislativa também teve também a apresentação de 112 emendas impositivas parlamentares para o Orçamento 2024 e dois requerimentos.

A Sessão Legislativa desta terça-feira, dia 17 de outubro, da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, teve a apresentação de cerca de trinta indicações, solicitações e melhorias feitas pelos vereadores normalmente à Prefeitura. Entre os temas mais pedidos, estão troca de lâmpadas queimadas e melhoria de iluminação pública, instalação de redutor de velocidade (lombada) e limpeza de córregos, principalmente por causa das chuvas que caíram no município.

O vereador Lucas do Samu solicitou melhorias na iluminação pública nos bairros CDHU/Santa Lúcia, Centro, Lageadinho, Rio de Uma e Gemina. Neste também solicitou também implantação de uma lombada.

A vereadora Rozi da Farmácia também pediu melhorias na iluminação pública, na Chácara Primavera e também construção de lombadas em dois pontos da Estrada Municipal Armindo Setti, bem como melhorias no serviço de coleta de lixo, com aumento do número de recolhimentos e de caçambas.

O vereador Paulinho Dias também pediu lombada, no bairro Murundu, perto de uma igreja. Solicitou estudos para implantação de uma creche no bairro Areia Vermelha, melhorias e recapeamento asfáltico na estrada que liga os bairros Gatos com Recreio, e melhoria de via também no Lageadinho e Puris. E redutor de velocidade no quilômetro 8 da rodovia Tancredo Neves.

O vereador Abel do Cupim solicitou limpeza em córregos da Areia Vermelha e na Vagem do Salto e a construção de um abrigo de ônibus próximo à antiga escola do bairro Godinhos.

O vereador Naldo Firmino indicou construção de lombada na Estrada da Cachoeira, perto da Igreja Nossa Senhora do Bom Parto.

O vereador Jari Marmelo pediu colocação de raspa asfáltica para melhoria de estrada rural no bairro Machado.

O vereador Aladim Geraldo Amaro pediu desobstrução e limpeza de córrego no Paruru.

Já Volney Galvão quer uma operação de tapa-buracos em ruas do Residencial Europa e faixa de pedestre elevada, com iluminação, no acesso à Escola Municipal da Vargem do Salto.

Requerimentos – A vereadora Rozi da Farmácia apresentou dois requerimentos. Um solicitando informações sobre a empresa responsável pelo asfalto da rua Dália, no bairro Recanto das Orquídeas, que mesmo em pouco tempo já estaria se deteriorando. Também pediu informações sobre indenização a proprietários de uma rua, em acordo com o Poder Público, mas cujo pagamento, segundo a vereadora, ainda não foi feito pela Prefeitura.

Emendas impositivas - A Sessão Legislativa também teve a apresentação de 112 emendas parlamentares impositivas, que são as indicações dos vereadores junto ao Orçamento do próximo ano. As solicitações de verbas têm destinação pré-determinada, ou seja, o Executivo tem de cumprir, no limite de 1,2% da receita corrida líquida. Segundo a legislação, metade do valor deve ser destinar a ações e serviços públicos de saúde. As destinações das indicações podem ser consultadas no site oficial da Câmara Municipal de Ibiúna.

Cobrança de taxa de coleta de resíduos sólidos

A Câmara também debateu e votou projeto da Prefeitura que altera a maneira como será feita a cobrança da taxa de coleta de resíduos sólidos. O projeto foi aprovado no ano de 2021, regulamentando a taxa de recolhimento de resíduo sólido em Ibiúna para se ajudar à Lei Federal de nº 14.026/2020, que ordena a cobrança em todas as cidades brasileiras. Porém, uma ação judicial considerou inconstitucional a cobrança via conta de água ou de luz, como queria a Prefeitura de Ibiúna. Assim, o Poder Executivo rearrumou o projeto, que foi aprovado.

Segundo a lei municipal, estão isentos a população pobre, que faz parte do cadastro único de recebimento de assistência social e proprietários de imóveis de programas habitacionais públicos (como o Minha Casa/Minha Vida, Cohab e Casa Verde Amarela).

Imóveis com maior consumo de água e destinado a fins comerciais e industriais pagarão uma alíquota maior. Os valores da taxa, que deve começar a ser cobrada em 2024, variam na faixa dos R$ 4 a R$ 12 por mês.

Lei Federal - Os municípios brasileiros tiveram até janeiro de 2022 para começar a cobrar a nova tarifa de coleta de resíduos e, assim, se adequarem à Lei Federal nº 14.026/2020, que atualizou o Marco Legal do Saneamento Básico. O Marco tem como objetivo permitir aos municípios dar maior eficiência à prestação do serviço de coleta de lixo, limpeza pública e manejo dos resíduos sólidos, cujos custos são muito altos e acabam comprometendo outros investimentos.

Aprovados projetos que permite convênio para castração de cães e gatos de rua e para recebimento de emendas parlamentares

por pedro — publicado 10/10/2023 13h25, última modificação 10/10/2023 13h25
A verba que virá de deputados federais será destinada, segundo o projeto do Executivo, para ajudar o custeio da Saúde Pública e para a Casa Santa Rita – Lar de Idosos.

A Sessão Legislativa desta terça-feira, dia 10 de outubro, na Câmara Municipal de Ibiúna, teve análise e votação de projetos de lei. No PL nº 209/23, aprovado em sessão, fica autorizado o Executivo a celebrar convênios com entidades para o controle de reprodução de cães e gatos. Segundo a mensagem que o Executivo enviou ao Poder Legislativo, o animal recolhido será castrado, dentro das melhores práticas, na tentativa de diminuir o crescente número de abandonados em locais públicos.

Outros dois projetos de leis aprovados durante a sessão alteram metas orçamentárias e abrem crédito suplementar. O PL nº 339/23 é para destinar verba de deputado federal à Casa de Santa Rita – Lar dos Idosos. E o PL nº 340/23, envia recursos de quatro parlamentares para o custeio da Saúde Pública de Ibiúna.

Também foi aprovado o PL nº 166/22, autorizando a Prefeitura a promover modificações no Código de Uso de Solo para Zoneamento da Área Urbana, regulando o cadastro, a taxação e finalidades da área. Segundo o projeto, passará a ser permitido se cobrar imposto de área total e não apenas de terreno individual. A proposta da Prefeitura foi aprovada por 8 votos a 6, sendo contrários os vereadores Naldo Firmino, Lino Junior, Abel do Cupim, Paulinho Dias, Dr. Walmir Junior e Volney Galvão.

Rejeitado – Já o PL que permitia restringir o trânsito em vielas, ruas sem saías e vias especiais, com o uso de cancelas, foi rejeitado por 11 votos contrários e apenas 3 favoráveis (Abel, Paulinho e Pururuca).

A próxima Sessão Legislativa será dia 17 de outubro, a partir das 9h30, contra transmissão da TV Câmara Online, pelo YouTube.

Marcada Audiência Pública para debater projeto de orçamento de 2024

por pedro — publicado 04/10/2023 09h40, última modificação 04/10/2023 09h40
No dia 19 de outubro, Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara e representantes da área técnica da Prefeitura apresentam para consulta pública, debatem e respondem a questionamentos sobre o plano financeiro de Ibiúna para o próximo ano.

A Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna recebe na quinta-feira, dia 19 de outubro, membros da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara e representantes da mesma área técnica da Prefeitura para “debate, audiência e consulta pública sobre o Projeto de Lei nº 336/2023, que estima a receita e fixa a despesas do município para 2024”.

O encontro é aberto ao público e está marcado para começar às 8h30, na sede da Câmara Municipal. Quem não puder comparecer pode acompanhar ao vivo – ou assistir depois - pela TV Câmara Online, canal do Legislativo no Youtube (acesso em https://www.youtube.com/channel/UCnAZoLJ4iid45bLUfRp0N-Q ).

Autorizada a Prefeitura a remover das vias públicas veículos abandonados

por pedro — publicado 03/10/2023 14h25, última modificação 03/10/2023 16h17
Projeto aprovado em Sessão Legislativa autoriza Poder Público Municipal a dar as devidas providências em carros abandonados.

A Sessão Legislativa desta terça-feira, dia 3 de outubro, na Câmara Municipal de Ibiúna, teve aprovação de quatro projetos de lei. O PL nº 331/23 autoriza a Prefeitura a remover das vias públicas do município veículos abandonados e dar as devidas providências. na tribuna, os vereadores comentaram que há realmente carros que ficam anos largados nas ruas e que é preciso dar destinação correta.

Outros PLs – Outros dois projetos de lei aprovados durante a sessão alteram metas orçamentárias e abrem crédito suplementar. O PL nº 325/23 é para verba vinda de convênio para aquisição de máquina agrícola; o PL nº 334/23 modifica o destino de emenda impositiva do vereador Devanil da Ressaca, devendo ser destinada à iluminação pública.

No mais debatido deles, o PL nº 338/23, fica autorizado o Executivo a contrair empréstimo junto ao Desenvolve SP, agência de fomento do Estado de São Paulo. Uma emenda de autoria do Legislativo e também aprovada, permite o uso da verba apenas para as obras de infraestrutura contidas no projeto. Segundo o teor do texto, o valor é um pouco superior a R$ 47 milhões, com juros especiais de 0,25% ao mês.

A próxima Sessão Legislativa será dia 10 de outubro, a partir das 9h30, contra transmissão da TV Câmara Online, pelo YouTube.

Saúde é tema de Audiência Pública na Câmara Municipal

por pedro — publicado 28/09/2023 14h12, última modificação 28/09/2023 14h12
Encontro mostrou números e tipos de atendimentos feitos pela rede pública municipal nos últimos quatro meses, respondendo, com equipe técnica, questões sobre o serviço prestado e possibilidades de melhorias.

Comandada pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, vereador Walmir Bortolotto Júnior, foi realizada nesta quinta-feira, dia 28 de setembro, Audiência Pública sobre a gestão do Sistema Único de Saúde do Município de Ibiúna, referente ao quadrimestre maio, junho, julho e agosto.

Quem representou a Prefeitura, apresentou números e respondeu a maioria das indagações dos vereadores foi o secretário municipal de Saúde, Valdir Messias de Almeida. Ele contou com apoio de servidores municipais, como a secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Flávia Adad Denardi; da veterinária da Zoonoses, Nayla Fernanda de Freitas; da diretora do Centro de Especialidades, Márcia Matos; da coordenadora das UBSs Rurais, Fabiana Rodrigues Camargo da Silva; da responsável pelo Posto de Saúde Central, Neusa Alves dos Santos; entre outros profissionais da Saúde Pública.

Também estiveram presentes no plenário da Câmara, observando os números apresentados e fazendo seus questionamentos, vereador Luiz Fernando Piu, também é membro da Comissão de Saúde da Câmara, e os vereadores Aladim Geraldo Amaro, Volnei Galvão, Rozi da Farmácia e Naldo Firmino (presidente da Câmara de Ibiúna); e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Levi Cardoso de Oliveira.

Como foi – Os gestores da pasta da Saúde apresentaram à Comissão de Educação, Saúde, Assistência Social e Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal relatório com informações sobre: montante e fonte dos recursos aplicados no período; oferta, número de atendimentos e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada e o Relatório de Gestão do SUS (Sistema Único de Saúde), mais o Relatório Resumido de Execução Orçamentária, nos termos do Decreto Federal nº 7827, de 16 de outubro de 2012.

Perguntas dos vereadores– Entre os questionamentos feitos pelos vereadores presentes estão temas como denúncias sobre andamento e cumprimento de emendas parlamentares impositivas destinadas à Saúde, falta e processo de compra de insumos e medicamentos, cirurgias não realizadas mas pagas, pagamento da prestadora de serviços no Hospital Municipal, número de servidores em cada especialidade, com destaque à falta de fonoaudiólogos, problemas de atendimento e logística da Zoonoses, problemas com a coleta de exames clínicos, melhorias com a comunicação para atendimento e ou cancelamento de procedimentos das unidades de saúde.

Também foi debatida uma provável volta de casos de Covid, descartada pelo secretário municipal. O vereador Walmir perguntou sobre as filas para atendimento no Caps (Centros de Atenção Psicossocial) e sobre atuação da Vigilância Sanitária.

Quer ver na íntegra? – A Audiência Pública, como todo encontro oficial realizado na Câmara Municipal de Ibiúna, tem arquivamento na TV Câmara Online, canal do Legislativo Municipal na plataforma Youtube (www.youtube.com/channel/UCnAZoLJ4iid45bLUfRp0N-Q).

Vereadores ouvem explicações sobre as Metas Fiscais da Prefeitura de Ibiúna

por pedro — publicado 28/09/2023 10h55, última modificação 28/09/2023 11h02
Audiência Pública questionou secretário municipal de Rendas Internas sobre de arrecadação e gastos do Município nos meses de maio a agosto deste ano.

Comandada pelo presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, vereador Lucas Borba, o Lucas do Samu, foi realizada na manhã desta quinta-feira, dia 28 de setembro, Audiência Pública sobre as Metas Orçamentárias do segundo quadrimestre deste ano de 2023 (maio, junho, julho e agosto). Quem representou a Prefeitura e respondeu as indagações dos vereadores foi o secretário municipal de Rendas Internas, Agenor Pereira de Camargo.

Também estiveram presentes os vereadores Dr. Walmir Junior, Rozi da Farmácia, Volnei Galvão e Jair Marmelo. Contaram com a assistência técnicas dos funcionários de carreira do Poder Legislativo: o secretário do Processo Legislativo, Amauri Gabriel Vieira; e a contadora Jacira Marques.

Fluxo das verbas – A Audiência apresentou e avaliou o cumprimento das metas fiscais do quadrimestre, obedecendo ao Artigo 9º, parágrafo 4º, da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 – a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Dívida - Entre as perguntas feitas pelos vereadores, foi pedida explicação sobre o equilíbrio entre arrecadação e gastos. O secretário disse que a arrecadação no período caiu e que o quadro das finanças do município é delicado, atingindo cerca de R$ 138 milhões em dívidas. Esta, segundo Agenor, vem diminuindo, mas a custo de diminuir ritmo de obras.

Rodoviária - Os vereadores presentes perguntaram sobre a obra da Rodoviária. O secretário Agenor informou que começaram com recursos federais, despois encerrados, e que agora caminham dentro da possibilidade das verbas da própria Prefeitura.

Hospital – Os vereadores Lucas do Samu e Dr. Walmir perguntaram ao secretário sobre o pagamento da OSS que executa os serviços no Hospital Municipal e outras unidades de saúde pública. O secretário disse que há alguns atrasos no pagamento, mas que são sempre efetivados à medida que o fluxo do caixa permite. OSS são Organizações Sociais de Saúde, instituições do terceiro setor responsáveis pelo gerenciamento de serviços de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o país, em parceria com as secretarias municipais e estaduais de saúde.

Pisos e planos de carreira – Os vereadores também quiseram saber sobre reserva financeira e possibilidade de implantação do Piso Nacional da Enfermagem, no município, bem como a adoção de um Plano de Carreira para os guardas civis municipais. Novamente Agenor disse que isso depende do planejamento e gestão de outras secretarias, mas que também passará pela melhoria na arrecadação municipal para que o fluxo de caixa permita.

Quer ver na íntegra? – A Audiência Pública, como todo encontro oficial realizado na Câmara Municipal de Ibiúna, tem arquivamento na TV Câmara Online, canal do Legislativo Municipal na plataforma Youtube (www.youtube.com/channel/UCnAZoLJ4iid45bLUfRp0N-Q).

Sessão tem Moção de Aplausos e aprovação de repasse de verba parlamentar

por pedro — publicado 26/09/2023 13h15, última modificação 26/09/2023 13h14
Acapesp foi a entidade homenageada. Ajuste orçamentário serve para acolhimentos de repasses para obras de infraestrutura em Ibiúna. Requerimentos cobram manutenção em escola e iluminação pública.
Sessão tem Moção de Aplausos e aprovação de repasse de verba parlamentar

Moção de AEntrega da Moção de Aplausos à Associação dos Consultores, Assessores, Articulistas e Políticos do Estado de SP


A Sessão Legislativa desta terça-feira, dia 26 de setembro, teve a apresentação de dois Projetos de Lei Ordinária (PLOs) para ajuste orçamentário e acolhimento de duas emendas parlamentares federais, do deputado Vitor Lippi, para obras de infraestrutura a ser elencada pela Prefeitura de Ibiúna. Os PLOs alteram as metas e diretrizes do Orçamento Municipal para abertura de crédito e forma aprovadas.

Moção de Aplausos – O presidente da Câmara Municipal de Ibiúna, vereador Naldo Firmino, apresentou - e teve aprovada por unanimidade - a Moção de Aplausos nº 09/2023, à Associação dos Consultores, Assessores, Articulistas e Políticos do Estado de São Paulo, a Acapesp, reconhecendo os 11 anos de trabalhos prestados na valorização dos trabalhos políticos.

Requerimentos – Dois requerimentos foram apresentados durante a Sessão Legislativa. Um da vereadora Rozi da Farmácia, ao setor competente do Executivo, pedindo informações sobre “abandono” à Escola Municipal do Bairro do Salto. Segundo a vereadora, “o estabelecimento foi reformado na gestão passada e nunca mais recebeu atenção para manutenções”.

O outro foi do vereador dr. Walmir Junior, também ao setor competente do Executivo, para informações sobre valores arrecadados, via conta de energia, pela CIP, Contribuição de Iluminação Pública, no período entre janeiros e setembro deste ano, e quanto foi gasto na manutenção e ampliação na rede de iluminação pública.

 

A próxima sessão está marcada para dia 3 de outubro, a partir das 9h30, sempre com transmissão da TV Câmara Online - em:  https://www.youtube.com/c/TVCâmaraIbiúna/, onde também pode ser encontrada a gravação da íntegra das sessões.

Reunião Pública sobre saneamento básico é realizada na Câmara de Ibiúna

por pedro — publicado 21/09/2023 13h48, última modificação 21/09/2023 13h48
Encontro serviu para informar e debater ações para concretizar a finalização do processo de saneamento e coleta de esgosto no bairro Vargem do Salto.

A Câmara Municipal de Ibiúna foi sede na manhã desta quinta-feira (21) de uma Reunião Pública para informar e debater sobre o que falta para a finalização do processo de saneamento e coleta de esgosto no bairro Vargem do Salto. A partir das informações levantadas, o Legislativo Municipal vai poder saber quais melhores ações para conquistas semelhantes em outros bairros.

Participaram da reunião os vereadores Naldo Firmino (presidente da Câmara Municipal), Valney Galvão (morador do bairro Vasrgem do Salto) e Rozi da Farmácia; a presidente da ONG (Organização Não Governamental) SOS Itupararanga, Viviane Oliveira; o representante da Sabesp, Alexandre Veiga Vieira; os secretários municipais Antônio Rafael Dias Ribeiro (Meio Ambiente) e Valdir Messias de Almeida (Saúde); além de funcionários públicos que autam no bairro.

Durante o encontro foi mostrada a situação, pela Viviane da SOS Itupararanga, dos recursos hídricos naturais, rios e córregos da região, bem como o mapa da rede de esgoto feita pela Sabesp para o bairro, e dados estatísticos das ligações para a coleta no bairro: a capacidade para recebimento é de 250 imóvies, mas nem 30 estão efetivados. A partir daí, cada ente comentou, sugeriu e cobrou um esforço comum para que se estabelece estratégia a fim de cumprir esse saneamento o mais rápido possível.

Imóveis do Pode Público – Entre os imóveis que não estão conectados regularmente à rede de esgoto há dois próprios públicos, a Unidade Básica (UBS) e o Posto de Saúde. O presidente da Cãmra, vereador Naldo Firmino conseguiu o compromisso dos secretários municipais presentes para que a Prefeitura possa, o quanto antes possível, executar essas obras.

A escola pública do bairro está com a coleta regularizada. A diretor do estabelicmento, Mayara Petrelli, comentou que o custo da obra é mais do que compensado, pois não há mais necessidade de fazer a limpeza da fossa anualmente, nem a preocupação com vazamentos e mau cheiro.

Os profissionais de saúde que atuam no Vargem do Salto relataram que a falta de saneamento no bairro impacta sobre a saúde da população, pois os registros tem mostrado aumento no número de verminoses e problemas com o crescimento de crianças.

Os vereadores Valney e Rozi também analisaram a situação e pediram o comprometimento de todos para sanar a situação. Inclusive o verador Valney Galvão pediu a palavra e disse que, como pedreiro, poderia ser voluntário para ajudar nas obras.

Uma nova reunião, para se medir os avanços das obras, poderá ser marcado até o fim do ano.

Indicações por melhorias em bairros marcam Sessão Legislativa

por pedro — publicado 19/09/2023 13h47, última modificação 19/09/2023 13h47
Entre as pautas dessas “cobranças”, pavimentação de estradas, canalização de córrego, troca de lâmpadas queimadas, construção de redutor de velocidade, entre outros.

A Sessão Legislativa desta terça-feira, dia 19 de setembro, teve a apresentação, pelos vereadores, de mais de duas dezenas de indicações, que são proposição em que o vereador sugere ao Poder Executivo medidas de interesse público, no sentido de motivar determinado ato ou de efetuá-lo de determinada maneira. Entre essas “sugestões” foram pautadas pavimentação de estradas, canalização de córrego, troca de lâmpadas queimadas, construção de redutor de velocidade, entre outros.

 

Confira a pauta e o autor de cada um:

- O vereador Naldo Firmino solicitou pavimentação em entrada do bairro Ceripam, que tem acesso pela rodovia Bunjiro Nakao; e da travessa Felisbino de Camargo, no bairro São Luiz.

- O vereador Dr. Walmir Júnior pediu duas canalizações, a do córrego que fica perto da unidade de saúde no bairro Paruru e do córrego da CDHU; também sugeriu ampliar a ciclovia da cidade, bem como ter novas rotas para o cicloturismo.

- A vereadora Rozi da Farmácia pediu verificação na troca de refletores do Ginásio de Esportes de Ibiúna.

- O vereador Jair Marmelo indicou construção de lombada e denominação de rua.

- O vereador Lucas do Samu pediu muita trocas de lâmpadas queimadas – nos bairros Parque Alvorada, Rio de Uma, Centro, Vila Lima, entre outros; pediu limpeza de boca de lobo e esgoto avançando pela rua Nelson Celestino, no Paiol Pequeno; manutenção de estrada no bairro Rio de Uma; manutenção da estrada e do acostamento da estrada municipal João Coelho Ramalho, no Lageadinho; uma operação “tapa-buraco” na rua Barcelona, no Residencial Europa; e construção de lombada na rua Itália, também no Residencial Europa.

 

Requerimentos

A vereadora Rozi da Farmácia solicitou informações à Prefeitura sobre a condição que se encontra o único veículo que o município tem para realizar a Patrulha Maria da Penha, e evitar violência contra a mulher. Segunda a vereadora, houve denúncia que o veículo está danificado e sem condições de uso.

O vereador Lino Junior pediu informações sobre ações preventivas às mortes – infelizmente – constantes que vem sendo registrada na represa de Itupararanga; também quer saber sobre falta de coleta de exames na Rede Básica de Saúde de Ibiúna, inclusive em gestantes.

 

Moção de Apoio

O presidente da Câmara de Ibiúna, vereador Naldo Firmino, apresentou e conseguiu aprovação da Moção de Apoio nº 8/2023, para o Congresso Nacional/Poder Legislativo a fim de se evitar ativismo judicial por parte do Supremo Tribunal Federal: Diz trecho da moção: “Em face à tentativa de legalizar o aborto, por meio da ADPF 442 (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental), a fim de garantir as prerrogativas constitucionais e republicanas das competências e contra legislar por medidas judiciais.”

A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental é uma das ações que fazem parte do controle concentrado de constitucionalidade. A regulamentação desta ação pode ser encontrada em dois textos normativos: na Constituição Federal e na Lei 9.882/99.

 

Projetos aprovados

Os dois projetos pautados, debatidos e aprovados na Sessão Legislativa tratavam de abertura de crédito especial para alteração de destinação de emendas impositivas, uma da vereadora Rozi, que ser destinada à Banda Marcial de Ibiúna e outra do vereador Paulinho Dias, para construção de área de lazer (parquinho) no bairro dos Gabriel.

 

 

A próxima sessão, a última de setembro, está marcada para dia 26, terça-feira, a partir das 9h30, sempre com transmissão da TV Câmara Online - em:  https://www.youtube.com/c/TVCâmaraIbiúna/, onde também pode ser encontrada a gravação da íntegra das sessões.

Requerimentos marcam Sessão Legislativa

por pedro — publicado 12/09/2023 12h52, última modificação 12/09/2023 12h52
Entre as pautas dessas “cobranças”, assuntos como melhoria de vias, estadualização de estrada, recursos para a saúde, reforma de ponte e cronograma para instalação de rede de esgoto.

A Sessão Legislativa desta terça-feira, dia 12 de setembro, teve a apresentação, pelos vereadores, de uma dezena de requerimentos, que são um dos instrumentos legislativos apresentado com finalidade de exigir informações de órgãos públicos. Na temática, assuntos variados, como melhoria de vias, recursos para a saúde, reforma de ponte e cronograma para instalação de rede de esgoto e desassoreamento de rio. Confira:

- O vereador Walmir Bortolotto Júnior pediu ao prefeito informações sobre a implantação do piso nacional da enfermagem, com questionamentos como “Como está o repasse do Governo Federal? E “Quantos meses já foram repassados e quais as condições do repasse?”.

- O mesmo vereador requereu ao governador Tarcísio (Governo Estadual), ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e à Assembleia Legislativa Estadual (Alesp) para a estadualização da estrada vicinal Vereador Ernesto Pires de Oliveira, que liga Ibiúna a Juquitiba e atinge a rodovia BR-116.

- O vereador Walmir também solicitou diligências ao setor de autuação e fiscalização e a Guarda Civil Municipal, quanto a instalação de cerca de arames não respeitando o recuo legal, saídas de águas e impossibilitando a manutenção na extensão da estrada do Vargedo.

- O vereador Naldo Firmino requereu ao chefe do Executivo Municipal, em contato com o setor competente, informações sobre a empresa prestadora de serviços que realizou a pavimentação asfáltica e qual a previsão para a referida empresa realizar os devidos reparos, tendo em vista a deterioração do recente asfalto em rua do bairro Silvério. Também

- O vereador Luiz Fernando Piu pediu informações ao Posto de Operação da Sabesp, em Ibiúna, sobre a manutenção da estação de captação e tratamento de esgoto nas proximidades da pista de caminhadas da marginal. Segundo o vereador, a população reclama de mau cheiro expelido no local.

- A vereadora Rozi da Farmácia quer saber do Poder Executivo, após consulta ao setor competente, e com urgência, sobre a possibilidade de serviços de desassoreamento, dragagem e limpeza do leito rio de Una, mais precisamente nos bairros Vila Lima, CDHU Santa Lúcia, Vila Pitico e Laval. Também solicitou informações da Prefeitura sobre cobranças indevidas de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

- Outro assunto levantado pela vereadora, com pedido ao Poder Executivo, sobre a adequação de legislação municipal ao Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), quanto à idade mínima para uma criança entrar numa creche.

- O vereador Valnei Galvão solicitou à Prefeitura a reforma da ponte de madeira no Bairro do Piaí, em frente ao Condomínio Arapongas. Também quer saber sobre o destino da emenda n° 2022.036.384745 enviada pela deputada Estadual Damaris Moura para aquisição de equipamentos na área da saúde.

- O vereador Jair Marmelo quer saber da Sabesp (regional Botucatu, que atua em Ibiúna) quando vai se iniciar a obra para coleta e tratamento de esgoto no bairro Paiol Pequeno, que - segundo o vereador – já está aprovado para ser feito, pela própria Sabesp, desde o ano de 2013.

 

A próxima sessão está marcada para dia 19 de setembro, terça-feira, a partir das 9h30, sempre com transmissão da TV Câmara Online - em:  https://www.youtube.com/c/TVCâmaraIbiúna/, onde também pode ser encontrada a gravação da íntegra das sessões.

Audiências Públicas serão nesta quinta-feira (dia 28 de setembro)

por pedro — publicado 11/09/2023 09h55, última modificação 26/09/2023 13h20
Metas Orçamentárias, às 8h30, e Saúde, às 11h, são os temas dos encontros, pela manhã, na Câmara Municipal de Ibiúna. TV Câmara Online transmitirá ao vivo.

O presidente da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, vereador Naldo Firmino, no uso das atribuições que lhe são conferidas Regimento Interno e pela Legislação Federal vigente, convoca os membros das comissões de Finanças e Orçamento e da Saúde, além de outros vereadores, segmentos e entidades representativa da sociedade civil e a população ibiunenses para duas importantes Audiências Públicas.

Metas orçamentárias - A primeira das duas audiências a se realizar no dia 28 de setembro, às 8h30, no recinto da Câmara Municipal, para tratar junto à Secretaria de Finanças do Município dos seguinte temas:

- Demonstração e avaliação pelo Poder Executivo do cumprimento das metas fiscais do quadrimestre maio, junho, julho e agosto de 2023, conforme disposto no Artigo 9º, parágrafo 4º da Lei Complementar nº. 101, de 4 de maio de 2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal.

 

SAÚDE/SUS

A segunda Audiência Pública será logo em seguida, às 11 horas, para os membros da Comissão de Educação, Saúde, Assistência Social e Direitos da Pessoa com Deficiência, convidando toda a população, para tratar do seguinte:

- Apresentação pelo Gestor do Sistema Único de Saúde do Município de Ibiúna, através de seu titular, de relatório detalhado referente ao último quadrimestre, contendo, no mínimo, as seguintes informações:

I - montante e fonte dos recursos aplicados no período;

II - auditorias realizadas ou em fase de execução no período e suas recomendações e determinações;

III - oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada, cotejando esses dados com os indicadores de saúde da população em seu âmbito de atuação;

IV - bem como as informações previstas no Relatório de Gestão do SUS (Sistema Único de Saúde) e RREO (Relatório Resumido de Execução Orçamentária), nos termos do Decreto Federal nº 7827, de 16 de outubro de 2012.

 

Assista de casa - Ambas as audiências, como todo encontro oficial realizado na Câmara Municipal de Ibiúna, tem transmissão ao vivo da TV Câmara Online, canal do Legislativo Municipal na plataforma Youtube (www.youtube.com/channel/UCnAZoLJ4iid45bLUfRp0N-Q).

Aprovada lei para recebimento de recursos da Lei Paulo Gustavo

por pedro — publicado 05/09/2023 11h45, última modificação 05/09/2023 11h45
Vereadores analisaram e aprovaram alteração das diretrizes orçamentárias do PPA para recebimento de verba do Governo Federal para fomentar o setor da Cultura.

A Sessão Legislativa desta terça-feira, dia 5 de setembro, teve apenas uma pauta na Ordem do Dia, o Projeto de Lei nº 327/2023, que dispõe sobre alteração das diretrizes orçamentárias do PPA (Plano Pluri-Anual) para recebimento de recurso federais para fomentar a Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo.

A necessidade de alteração orçamentária é prevista em leio no caso de repasses de verbas, a serem encaixadas no orçamento municipal.

A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022) dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da Covid-19. Prevê o repasse de R$ 3,862 bilhões a estados e municípios. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, vai administrar e escolher, por edital, onde aplicar os recursos.

Pedidos da presidência – Durante a Sessão Legislativa, o presidente da Câmara Municipal de Ibiúna, vereador Naldo Firmino, fez duas cobranças à Administração Municipal /Poder Executivo. Uma para que as respostas de requerimentos fossem melhor elaboradas e para que efetivamente um programa de melhoria na iluminação pública do município seja executado.

A próxima sessão está marcada para dia 12 de setembro, a partir das 9h30, sempre com transmissão da TV Câmara Online - em:  https://www.youtube.com/c/TVCâmaraIbiúna/.

Eleita a Mesa Diretora para 2024

por Marcos Pires de Camargo publicado 22/08/2023 13h54, última modificação 22/08/2023 13h54
Vereador Lino Junior será o presidente da Câmara de Ibiúna no próximo ano. Terá Fausto Dourado, Luiz Fernando Piu, Walmir Bortolotto Jr. e Jair Marmelo como companheiros de Mesa.
Eleita a Mesa Diretora para 2024

Mesa Diretora 2024, com Lino Jr. ao centro.

A Sessão Legislativa desta terça-feira, dia 22 de agosto, da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna teve, além de apresentação, votação e aprovações de projetos de lei, moção e requerimentos, a eleição para a Mesa Diretora para comandar o Legislativo Municipal em 2024.

No processo eleitoral, cada vereador votou em um dos seus pares cada cargo: presidente, 1° vice-presidente, 2° vice-presidente, 1° secretário e 2° secretário.

Após a contabilização dos votos proferidos na tribuna, os eleitos foram: Presidente  - Lino Junior (10 votos); 1° vice – Fausto Dourado (8); 2° vice – Luiz Fernando Piu (14); 1° secretário – Walmir Bortolotto Jr. (8); 2° secretário – Jair Marmelo (13).

Também receberam votos Volnei Galvão (para presidente), Lucas do Samu (1° vice) e Ronie Von (1° secretário).

A nova Mesa Diretora assume no dia 1° de janeiro de 2024.

A íntegra da Sessão pode ser acompanhada pela TV Câmara Online - em:  https://www.youtube.com/c/TVCâmaraIbiúna

Feira da Capelinha ganha Moção de Aplausos

por pedro — publicado 22/08/2023 11h47, última modificação 22/08/2023 11h47
Requerimentos pedindo informações sobre reforma da rodoviária, instalação de rede esgoto e situação do Hospital Municipal também foram apresentados na Sessão Legislativa.
Feira da Capelinha ganha Moção de Aplausos

Homenagem aos organizadores da Feira da Capelinha

A Sessão Legislativa desta terça-feira, dia 22 de agosto, da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, teve aprovação da Moção de Aplausos para, como está escrito na propositura do autor, vereador Naldo Firmino, “parabenizar aos fundadores, administradores e expositores do evento denominado como Feira da Capelinha”.

No teor, considera-se que o evento “resgatou a essência do espaço e deu vida ao lugar com apresentações de diversos artistas locais, as bandas tradicionais, os grupos de danças, teatros, artesanatos e sem contar a variedade de barracas com o melhor da gastronomia, trazendo apoio as ações sociais da cidade”. E que a Capela do Bom Jesus da Prisão voltou a ser aberta ao público e ter missas semanais, tornando-se acessível “às pessoas conhecerem um pouco mais da história da fé do povo ibiunense”.

Outros vereadores também lembraram que a Feira da Capelinha que ocorre mensalmente é o evento que diverte a família ibiunense. E que o trabalho dos administradores e expositores se dá de forma voluntária, sendo o evento um grande sucesso e atende às expectativas de uma Estância Turística.

REQUERIMENTOS

A Sessão Legislativa teve apresentação de cinco requerimentos. O vereador Lino Junior solicitou à Sabesp informações sobre instalação de rede de esgoto no bairro Orquídeas. Já o vereador Naldo Firmino solicitou ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) estudo para implantação de redutores de velocidade (lombada), em trecho da altura do quilômetro 87, no bairro do Paruru.

A vereadora Rozi da Farmácia solicitou informações ao Poder Executivo (Prefeitura) sobre custos e prazo da reforma da rodoviária. Também solicitou à Secretaria de Saúde informações sobre possível falta de medicamentos e insumos no Hospital Municipal, bem como demora em alguns atendimentos.

NOTA OFICIAL

por Marcos Pires de Camargo publicado 18/08/2023 11h40, última modificação 18/08/2023 12h12
Esclarecimentos sobre matérias jornalísticas veiculadas nos últimos dias acerca de irregularidades ocorridas no âmbito da Secretaria de Saúde do município de Barueri, com o suposto envolvimento de um Vereador de Ibiúna, a Câmara Municipal

Nota Oficial referente a matérias jornalísticas veiculadas nos últimos dias acerca de irregularidades ocorridas no âmbito da Secretaria de Saúde do município de Barueri, com o suposto envolvimento de um Vereador de Ibiúna

Aprovado a instituição do Cordão de Girassol em Ibiúna

por pedro — publicado 15/08/2023 13h35, última modificação 15/08/2023 13h35
Iniciativa da vereadora Rozi da Farmácia incentiva o uso do utensílio que identifica pessoas com deficiências ocultas, podendo ser físicas, cognitivas, permanentes, temporárias ou situacionais, como o autismo.
Aprovado a instituição do Cordão de Girassol em Ibiúna

Modelo de identificação

A Sessão Legislativa desta terça-feira, dia 15 de agosto, teve a votação e aprovação, unânime, do projeto de lei que institui em Ibiúna o uso do Cordão de Girassol, para conhecimento dos prestadores de serviços que atendem público (como lojistas, vendedores, bancários e outros). A iniciativa é da vereadora Rozi da Farmácia.

O Cordão é um utensílio que identifica pessoas com deficiências ocultas, podendo ser físicas, cognitivas, permanentes, temporárias ou situacionais, como o autismo.

OUTRAS PAUTAS

Na mesma Sessão Legislativa, foram aprovados outros projetos, entre estes, o que autoriza a Prefeitura a negociar dívidas, o que legaliza rua e o que altera orçamento para recebimento de verba vinda de emendas parlamentares para recapeamento de ruas e custeio do Hospital Municipal.

Policial militar bombeiro recebe Moção de Aplausos

por pedro — publicado 15/08/2023 13h07, última modificação 15/08/2023 13h07
Homenagem ao soldado Rafael Henrique Jommertz, de autoria do vereador Aladim Amaro, foi motivada pelo reconhecimento e contribuição à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros de Ibiúna.

A Sessão Legislativa desta terça-feira, dia 15 de agosto, teve a apresentação e votação da Moção de Aplausos n° 5/2023, em homenagem ao soldado da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Rafael Henrique Jommertz. De autoria do vereador Aladim, Geraldo Flavio Amaro, em reconhecimento a contribuição do militar no cumprimento do dever junto à Polícia e ao Corpo de Bombeiros da cidade de Ibiúna

A aprovação foi unânime.

Biografia - Rafael Henrique Jommertz, o soldado PM Jommertz, nasceu na cidade de Toledo, no Paraná, em 24 de agosto de 1988, filho de Cristiane Francisca Jommertz e Fabrício Gratsch Jommertz. Tem 34 anos, sendo o filho mais velho de três irmãs: Vitória, Rafaela e Karen.

Dedicou sua vida ao serviço militar nas forças armadas no ano de 2007 e 2008, na cidade de Curitiba, atuou em operações de garantia da lei e da ordem, mas principalmente, no auxílio a desastres naturais ocorridos naquele estado.

Posteriormente, ingressou às fileiras da Polícia Militar de SP no ano de 2012, com passagens pelas cidades de Osasco, Votorantim e Ibiúna. Também trabalhou em diversas modalidades de policiamento, onde com orgulho conquistou seu braçal na CIA de Força Tática do 40°BPM/I.

Dedicado aos estudos concluiu sua pós-graduação em Segurança Pública em 2021, logo em seguida em 2022 formou-se em sua segunda pós na área de Medicina de Combate.

Este ano, o Corpo de Bombeiros do Estado São Paulo, junto da Defesa Civil, Polícia Militar e demais órgãos habilitados em desastres naturais, atuaram de maneira sólida e constante nas cidades do litoral norte, que foram atingidas pelas fortes chuvas na madrugada do dia 19 de fevereiro. Para que não houvesse a exaustão das equipes, muitos bombeiros do estado foram convocados. Sorocaba através do 15°GB enviou 17 militares à região, sendo todos voluntários com ampla experiência em tragédias climáticas.

Um destes bombeiros voluntários pertence à cidade de Ibiúna. O militar em questão é o soldado Jommertz, combatente com mais de 10 anos de profissão dedicados a carreira policial, sendo 6 deles exclusivamente ao município de Ibiúna.

O soldado fez parte de uma força tarefa do governo do Estado, com intuito de apoiar no socorro e localização das vítimas na região da barra do SAHY, em São Sebastião, litoral norte do Estrado de SP, um dos bairros mais atingidos pelo forte temporal e com a maior concentração de vítimas fatais.

No litoral, a equipe formada, trabalhou por 48 horas ininterruptas, contando com apoio de helicópteros do exército e do grupamento Águia, estes por sua vez auxiliaram na retirada das vítimas. Com apoio da sociedade civil e diversos órgãos do governo, foram distribuídas cestas básicas, produtos de higiene pessoal, medicamentos e assistência médica às famílias atingidas.

Atualmente, o militar ostenta com orgulho o brasão e o escudo do Corpo de Bombeiros de São Paulo, tendo concluído seu curso de formação na Escola Superior de Bombeiros em 2022.

Entregue Moção de Aplausos por empreendedorismo na área da educação

por pedro — publicado 08/08/2023 19h21, última modificação 08/08/2023 19h21
De autoria do vereador Lino Junior, homenagem a Eli Valetin Viana parabeniza conquistas realizadas pelo empresário e educador no município.

A Sessão Legislativa desta terça-feira, dia 8 de agosto, da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, teve a apresentação, aprovação e entrega de Moção de Aplausos pelo empreendedorismo na área da educação para o professor Eli Valetin Viana.

Segundo ao autor da proposta, o vereador Lino Junior, o empreendedor educacional Eli Valetin Viana contribui para o progresso da área, em Ibiúna: “A vocação para a educação e liderança fez com que o professor Eli criasse um cursinho particular preparatório para os vestibulares e concursos públicos, o Cursinho do Professor Eli Valetin (CPEV), que cresceu e tornou-se a escola Elitec, com cursos profissionalizantes ensino técnico supletivo e polo universitário, no ano de 2020”, explicou o vereador na propositura.

Atualmente, a Elitec conta com mais de 700 alunos matriculados e certificou mais de 2.000 alunos, graças a equipe lideradas pelo professor Eli. Além da Elitec, o empresário evangélico, fundou a Escola de Educação Infantil "Conexão Cristã", que foi criada devido a inspiração do desenvolvimento dos próprios filhos do empreendedor.

"A educação é muito mais do que um caminho para conquistar bons empregos e salários mais altos. A educação é fundamental para o desenvolvimento do ser humano, independentemente das condições socioeconômicas de cada um. Eu vim de uma família muito humilde, morei em casa de barro no bairro Vargedo, passamos muitas dificuldades, mas isso não foi um obstáculo para deixar de buscar tudo que desenvolvo hoje pois a educação é a motivação e o caminho para mudar qualquer que seja seu status", comentou o agraciado pela Moção.

Confira como foi a 1ª Sessão Legislativa deste semestre

por pedro — publicado 01/08/2023 12h25, última modificação 01/08/2023 12h25
Entre as proposituras apresentadas, requerimento sobre possível poluição à represa de Itupararanga e projeto que institui utilização do Cordão de Girassol em Ibiúna.

A Sessão Legislativa da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna desta terça-feira, dia 1 de agosto, foi a primeira após o recesso de julho. E foi movimentada. Projetos vindo do Executivo (Prefeitura) foram lidos para entrarem em tramitação, como os que permitem pavimentação de ruas, que institui o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e o que promove alterações orçamentárias (após chegada de emendas parlamentares e venda de imóvel público) para reforma de creches municipais.

Girassol - A vereadora Rozi da Farmácia apresentou projeto de lei que institui em Ibiúna o uso do Cordão de Girassol, para conhecimento dos prestadores de serviços que atendem público (como lojistas, vendedores, bancários e outros). O Cordão é um utensílio que identifica pessoas com deficiências ocultas, podendo ser físicas, cognitivas, permanentes, temporárias ou situacionais, como o autismo.

A mesma vereadora apresentou requerimentos pedindo informações sobre a demora na denominação da escola creche Santa Clara homenageando a professora Eliana de Souza, a Dona Nídia, que a Câmara de Ibiúna, anteriormente, já havia aprovado. O outro requerimento quer saber sobre os equipamentos instalados no Hospital Municipal para cirurgias que serão feitas com videolaparoscopia, que é uma tecnologia de acesso para realização de procedimentos cirúrgicos de forma minimamente invasiva ao corpo humano.

Itupararanga – Também por requerimento, o vereador Lucas do Samu cobrou autoridades estaduais do meio ambiente e a direção da Cetesb sobre um possível despejo de esgoto feito por um estabelecimento hoteleiro no bairro da Cachoeira, flagrado por moradores da região.

A próxima sessão será na próxima terça-feira, dia 8 de agosto, a partir das 9h30, sempre com transmissão da TV Câmara Online, pela plataforma YouTube.

Última Sessão Legislativa do semestre teve aprovação de 14 projetos de lei, entre eles o que dá procedimento à instalação da telefonia 5G no município

por pedro — publicado 27/06/2023 16h06, última modificação 27/06/2023 16h06
As outras pautas eram sobre proibição de som alto durante procissão, concessão de programa de recuperação fiscal a devedores da Prefeitura, criação da Imprensa Oficial do Município e abertura de crédito adicional para obras e compra de equipamentos.
Última Sessão Legislativa do semestre teve aprovação de 14 projetos de lei, entre eles o que dá procedimento à instalação da telefonia 5G no município

Vereadores e representantes da Igreja Católica

A Sessão Legislativa da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna desta terça-feira, 27 de junho, a última do semestre, foi intensa. Catorze projetos de lei foram debatidos, votados e aprovados.

Um dele, o PL 306/23, é o que dispõe sobre o procedimento para a instalação da infraestrutura de suporte para transmissão de radiofrequência e telecomunicações, visando ao Estado instalar a telefonia de quinta geração, a 5G. Segundo o projeto, haverá melhoria na oferta e qualidade do serviço de telefonia e internet em Ibiúna.

Já o PL 307/23, também aprovado, dispõe sobre a criação da Imprensa Oficial do Município. Na prática, a iniciativa voltará a editar e imprimir o Jornal do Município, que existia até 2018 e, a partir de então, passou a ser apenas na versão digital. Agora, a atual Administração Municipal voltará a imprimir o periódico, alegando que regiões distantes do município não possuem o melhor serviço de internet e a iniciativa vai proporcionar aos cidadãos um acesso maior ao conteúdo informativo público.

“Anistia” – O projeto 308/23, do Executivo, disciplina um novo Programa de Recuperação de Créditos Fiscais aos devedores da Prefeitura. Na linguagem popular é uma espécie de “anistia” que dará revisão e descontos a devedores que quitarem suas dívidas com o cofre público.

Barulho na Festa de São Sebastião

O presidente da Câmara Municipal de Ibiúna, vereador Naldo Firmino, foi o autor do Projeto de Lei Ordinária nº 305/23, que proíbe o funcionamento de equipamentos de som em automóveis nos arredores da região do Sertão. A lei, chamada Lei Roque José de Goes, em homenagem ao antigo romeiro e cidadão ilustre ibiunense, vem contemplar reclamação do que ocorreu na última festa de São Sebastião, onde os chamados “pancadões” atrapalharam os romeiros em momento de expressão de fé religiosa.

A proposta foi aprovada por unanimidade. Familiares de Roque José de Goes e os padres Éder, da paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (Residencial Europa) e Rafael, da paróquia Santa Cruz, respectivamente o responsável pela festa deste ano e o da próxima, estiveram presentes na Câmara acompanhando os debates.

Clube de Desbravadores, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, ganha Moção de Aplausos

por pedro — publicado 27/06/2023 15h40, última modificação 27/06/2023 15h37
Iniciativa do vereador Paulinho Dias homenageia grupo que ajuda crianças e jovens a desenvolver as partes física, mental, social e espiritual, por meio de contato com a natureza, acampamentos, respeitar a Deus, a família, a sociedade, ao próximo e a si mesmas, em corpo e mente.

A Sessão Legislativa desta terça-feira, dia 27 de junho, da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, teve a apresentação e aprovação da Moção de Aplausos, do vereador Paulinho Dias, ao Clube de Desbravadores, um departamento da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), em nome dos membros pastor Camilo da Silva Junior, Nedison Gomes, Jamil Messias, Jefferson Jeremias, Talita Ramalho de Goes, pelo “excelentíssimo trabalho e brilhante representação do nosso município”.

            Segundo o vereador autor, a moção visa enaltecer e demonstrar toda a admiração e estima que o povo ibiunense tem por este grande grupo. O Clube de Desbravadores foi criado para ajudar a desenvolver as partes física, mental, social e a espiritual de crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos. No Clube, as crianças aprendem a acampar, fazer nós e amarras, caminhadas em meio a natureza, respeitar a Deus, a família, a sociedade, ao próximo e a si mesmas (corpo e mente).

            Segundo a Moção, atualmente, há 65.971 clubes no mundo, totalizando 1.644.417 membros. O de Ibiúna, chamado de Vega (uma estrela) fica na IASD do bairro Feital e faz parte da Associação Paulistana, contando com 40 membros. 

Ainda segundo a Moção aprovada, “o Clube Vega foi fundado em 2004. Desde o início, esse Clube tem cumpridos seus propósitos, e vem crescendo a cada ano.”

Este ano, no mês de julho, haverá um acampamento da União Central Brasileira, com todos os Clubes de Desbravadores do Estado de São Paulo, e o Clube Vega representará Ibiúna e a Associação Paulistana no Campeonato de Ordem Unida, na modalidade de evolução (marcha sincronizada)

Câmara de Ibiúna participa do 13º EnGITEC, maior evento de tecnologia e inovação legislativa

por pedro — publicado 21/06/2023 09h22, última modificação 21/06/2023 09h22
No encontro, especialistas em tecnologia da informação dos Legislativos federais, estaduais e municipais discutem desafios e oferecem soluções tecnológicas para melhorar as atividades legislativas.
Câmara de Ibiúna participa do 13º EnGITEC, maior evento de tecnologia e inovação legislativa

Participantes do evento

A Câmara Municipal de Ibiúna, por meio de seu diretor geral, Marcos Pires de Camargo, está participando da 13ª edição do EnGITEC, que ocorre de segunda (19) a sexta-feira (23), no Instituto Serzedello Corrêa, do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília. O encontro, este ano, tem como tema “Rumo ao Parlamento do Futuro”, sendo o maior evento de tecnologia e inovação do Poder Legislativo.

O EnGITEC é uma extensão do grupo Interlegis de Tecnologia (GITEC) - plataforma online do Programa Interlegis. No encontro, especialistas em tecnologia da informação dos Legislativos federais, estaduais e municipais discutem desafios e oferecem soluções tecnológicas para melhorar as atividades legislativas.

“Nosso objetivo como servidor é sempre buscar mais modernidade, transparência e eficiência no desenvolvimento do trabalho Legislativo. O encontro possibilita debatermos com Câmaras de todo o país, e com profissionais especializados em Tecnologia da Informação, maneiras eficientes de desenvolvermos um trabalho que aproxime cada vez mais o parlamento da população”, declarou Marcos Camargo, da Câmara Municipal de Ibiúna.

Entre os assuntos abordados na edição desse ano estão inteligência artificial, nova lei de licitação, Lei Geral de Proteção de Dados, Governança e Transformações da sociedade impostas pelas novas tecnologias, além de apontar e discutir diretrizes para tornar o Parlamento mais forte, transparente e próximo da população. Diversas oficinas e fóruns

para discussão serão realizados para debates.

Criado em 1997, o Interlegis é um programa do Senado Federal, cuja meta é fortalecer o Poder Legislativo, impulsionando a modernização e a integração de todas as instituições legislativas do país. Ao todo, mais de 4,5 mil Câmaras Municipais utilizam pelo menos um

produto de tecnologia do Interlegis.

Aprovada, em votação final, PLO que dispõe sobre Diretrizes da Lei Orçamentária para 2024

por pedro — publicado 20/06/2023 13h57, última modificação 20/06/2023 13h57
Nas indicações, vereadores cobraram melhorias em estradas, ruas, acessos Bunjiro-bairros e escolas.

A Sessão Legislativa desta terça-feira, dia 20 de junho, da Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, teve como uma das pautas na Ordem do Dia, o Projeto de Lei Ordinária nº 293/2023, que dispõe as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária anual de 2024. Foi debatido, votado – em segundo turno - e aprovado.

Também foram aprovados projetos que abre crédito para repasse de verbas para as Associações de Pais e Mestres (APMs) das escolas de Ibiúna e para denominar a escola de educação infantil do bairro do Lageadinho, como Escola Municipal Ester Domingues Ramalho. 

REQUERIMENTOS

O vereador e presidente da Câmara, Naldo Firmino requereu ao responsável pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) explicações sobre estudos e possível implantação de faixa continua na Bunjiro Nakao, em trechos que cortam Ibiúna, obras para o fim de alagamentos na região do bairro da Ressaca, além de outras melhorias nos acessos a bairros pela rodovia.

A vereadora Rozi da Farmácia pediu informações sobre o contrato e a empresa responsável pelo serviço de paisagismo na avenida São Sebastião.

INDICAÇÕES

Os vereadores apresentaram indicações ao Poder Executivo (Prefeitura) na Sessão Legislativa. A vereadora Rozi da Farmácia solicitou aumento no serviço de coleta de lixo e no número de caçambas ao longo da rodovia Bunjiro Nakao, principalmente para atender a demanda de turistas em finais de semana e feriados. Também solicitou construção de lombada na Estrada Municipal Jurandir Jesus Guimarães, que dá acesso ao Clube de Campo de Ibiúna. E, ainda, melhoria na “esburacada e quase intransitável” rua Maracá.

O vereador Lino Junior indicou que aja a instalação do “botão de pânico”, que atende estabelecimentos de ensino, também em estabelecimentos comerciais e igrejas, para que – em parceria com a Guarda Civil Municipal – aumenta-se a segurança da população.

Walmir Bortolotto sugeriu, com indicação, a criação de cadastro municipal de produtores rurais. Segundo o vereador, essa listagem facilitaria a adoção de programas governamentais de apoio ao setor.

 

A próxima sessão está marcada para dia 27 de junho, a partir das 9h30, sempre com transmissão da TV Câmara Online - em:  https://www.youtube.com/c/TVCâmaraIbiúna/.

Ações do documento